Descrição
SUMÁRIO
Cenário das políticas do MEC para a Educação Superior a Distância 1998-2014
Regulamentação inicial da Educação Superior: 2001-2004
A revisão da regulamentação da EaD Superior 2005-2006
O período de retração da EaD Superior: as “portarias normativas” de 2007
Cenário da oferta de educação superior a distância no Censo 2012
Tablea 1
Análise do cenário da EaD no Censo de 2012 – Visões Estratégicas
1 Cursos
2 Matrículas
3 Concluintes
4 Vagas e candidatos inscritos
Tabela 2
5. Matrículas de acordo polo tipo de curso e áreas de conhecimento
6. Distribuição dos polos de atendimento presencial
Perspectivas das políticas do MEC para EaD
Regulamentação de EaD
Tessitura Teórica sobre a Docência Online na Educação Superior
Introdução
Aspectos políticos voltados à oferta da educação superior no Brasil
Docência e docência online
As diferentes contribuições sobre a Docência Online
Quadro 2 – Funções do Professor
Quadro 3 – Diferenças entre Professor Presencial e Professor na EaD
Considerações finais
Referências
Tessitura Teórica sobre a Docência Online na Educação Superior
Introdução
Aspectos políticos voltados à oferta da educação superior no Brasil
Docência e docência online
Quadro 1 – Ferramentas do Portal do Professor
As diferentes contribuições sobre a Docência Online
Quadro 2 – Funções do Professor
Quadro 3 – Diferenças entre o Professor Presencial e Professor na EaD
Quadro 4 – Caracterização da docência online e presencial “Similitudes e divergências”
Considerações finais
Referências
Aluno Online: Reflexões sobre Aprendizagem
Behaviorismo
Imagem 1 – Atividade Baseada na instrução Programada
Cognitivismo
Interacionismo e Sociointeracionismo
Imagem 3 – Objetos de aprendizagem usados na construção do conhecimento
Conectivismo
Tabela 3
Imagem 6 – Organizações de aprendizagem
Considerações finais
Avaliações
Não há avaliações ainda.