Descrição
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 Metodologias ativas
ESTUDO DE CASO Aprendizagem baseada em problemas e projeto na Univesp
1.1 Competências do século XXI e metodologias ativas
1.2 Abordagens teóricas que fundamenta a adoção de metodologias ativa
1.2.1 Cognitivismo
1.2.1.1 Aprendizagem significativa
1.2.2 (Socio)construtivismo
1.2.2.1 Teoria da Atividade (TA)
1.2.2.2 Aprendizagem experiencial
1.2.3 Conectivismo
1.3 Articulações conceituais e princípios da metodologias ativas
1.4 Abordagens ativas
1.4.1 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
FAÇA FÁCIL Caso empático
1.4.2 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
1.4.3 Movimento maker
1.4.4 Instrução por pares
FAÇA FÁCIL Coaching reverso
1.4.5 Alunos como designrs
1.4.6 Design thinking
FAÇA FÁCIL TD express
Fechamento
Referências
2 Metodologias ágeis
ESTUDO DE CADO Projeto OpenLearn, da UK Open University
2.1 A mentalidade ágil na aprendizagem
2.2 Explosão informacional e economia da atenção
2.3 As novas gerações
2.4 Aprendizagem profunda e de superfície
2.5 Microaprendizagem
FAÇA FÁCIL Minute paper
FAÇA FÁCIL Pecha Kucha
2.6 M-learning e u-learning
2.7 Just-in-time learning
FAÇA FÁCIL Discurso de elevador (Elevator pitch)
Fechamento
Referências
3 Metodologias imersivas
ESTUDO DE CASO Realidade aumentada nos livros didáticos das editoras Moderna/Richmond, FTD e Saraiva/SOMOS Educação
3.1 Ambientes virtuais imersivos
3.1.1 Realidade virtual (VR)
3.1.2 Realidade aumentada (RA)
3.1.3 Realidade e virtualidade
3.1.4 Simulações de computador
3.1.5 Jogos
3.1.6 Gamificação
FAÇA FÁCIL Gamificação estrutural
FAÇA FÁCIL Gamificação de conteúdo
3.2 Aprendizagem imersiva
FAÇA FÁCIL Roleplaying (jogo de papéis)
3.2.1 Avaliação da aprendizagem imersiva
Fechamento
Referências
4 Metodologias analíticas
ESTUDO DE CASO Analítica da aprendizagem na Khan Academy
4.1 Explosão de dados
FAÇA FÁCIL Diagnóstico coletivo
4.2 Mineração de dados educacionais (Educational Data Mining – EDM)
4.3 Learning Analytics (Analítica da aprendizagem
4.4 Analítica Acadêmica ou Institucional (Academic/Institutional Analytics – AA/IA)
4.5 Ciência dos dados educacionais
FAÇA FÁCIL Extrato de participações
4.6 Visualização de dados informações
4.7 Aprendizagem adaptativa
FAÇA FÁCIL Trilha de aprendizagem
4.8 Inteligência Artificial (IA)
4.9 Computação cognitiva
4.10 Machine Learning (ML)
Fechamento
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.