Descrição
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CONTEXTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
2.1. Histórico, abordagens e desafios da pesquisa em educação no Brasil
2.2. Formação para a pesquisa nos cursos de formação de professores
3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1. Definição e características de uma revisão de literatura
3.2. Posição e função da revisão de literatura no ciclo da pesquisa
3.3. Tipos de revisão de literatura
3.3.1. Levantamento bibliográfico
3.3.2. Estudo bibliométrico
3.3.3. Revisão narrativa
3.3.4. Revisão de escopo
3.3.5. Revisão integrativa
3.3.6. Revisão sistemática
3.3.7. Meta-análise
3.3.8. Revisão de revisões
3.4. Etapas da revisão de literatura
3.4.1. Navegação
3.4.2. Planejamento
3.4.2.1. Protocolo
3.4.2.2. Objetivos e perguntas
3.4.2.3. Estratégias de busca
3.4.2.4. Critérios de seleção
3.4.2.5. Orientações para a extração dos dados
3.4.2.6. Metodologia para a análise dos dados
3.4.3. Execução
3.4.3.1. Busca
3.4.3.2. Seleção pela leitura dos títulos, resumos e palavras-chave
3.4.3.3. Seleção pela leitura dos textos completos
3.4.3.4. Extração
3.4.3.5. Análise e síntese
3.4.3.6. Redação
3.5. Referencial teórico
4. PLANEJAMENTO DA PESQUISA
4.1. Relações entre variáveis
4.2. Etapas do planejamento da pesquisa
4.2.1. Brainstorm
4.2.2. Tema
4.2.3. Problema
4.2.4. Justificativa
4.2.5. Objetivos
4.2.6. Questões e hipóteses
4.2.6.1. Questões
4.2.6.2. Hipóteses
4.2.7. Metodologia, coleta de dados, análise de dados e redação
4.3. Amostragem
4.3.1. Amostragem probabilística
4.3.1.1. Amostra aleatória simples
4.3.1.2. Amostra sistemática
4.3.1.3. Amostra estratificada
4.3.1.4. Amostra por conglomerado
4.3.2. Amostragem não probabilística
4.3.2.1. Amostra por conveniência
4.3.2.2. Amostra intencional
4.3.2.3. Amostra por cotas
4.3.2.4. Amostra bola de neve
4.3.2.5. Amostra por saturação
4.3.2.6. Amostra de voluntários
4.3.3. Outros tipos de amostragem
4.3.4. Tamanho da amostra
4.4. Validade e confiabilidade
4.4.1. Validade
4.4.1.1. Validade interna e externa
4.4.1.2. Validade de um instrumento
4.4.2. Confiabilidade
4.5. Ética
4.5.1 Sistema CEP/CONEP e Plataforma Brasil
5. METODOLOGIAS E TIPOS DE PESQUISA
5.1. Natureza
5.2. Objetivos
5.3. Tempo
5.4. Fontes
5.4.1. Pesquisa documental
5.4.1.1. Pesquisa histórica
5.4.1.2. Pesquisa bibliográfica
5.4.2. Pesquisa de campo
5.4.3. Laboratório
5.4.4. Internet
5.5. Abordagem
5.5.1. Qualitativa
5.5.2. Quantitativa
5.5.3. Mista
5.6. Procedimentos
5.6.1. Pesquisa narrativa (ou história de vida)
5.6.2. Pesquisa fenomenológica
5.6.3. Etnografia
5.6.4. Estudo de caso
5.6.5. Pesquisa-ação
5.6.6. Grounded theory
5.6.7. Survey ou levantamento de campo
5.6.8. Pesquisa experimental e quase-experimental
5.6.8.1. Pesquisa experimental
5.6.8.2. Ensaio clínico randomizado
5.6.8.3. Pesquisa pré-experimental
5.6.8.4. Pesquisa quase-experimental
5.6.9. Ex-post-facto
5.6.10. Outras
6. COLETA DE DADOS
6.1. Mensuração de variáveis
6.2. Observação
6.2.1. Tipos de observação
6.2.2. Métodos e técnicas de observação
6.2.3. Dialética observação/participação
6.3. Questionário
6.3.1. Planejamento e construção do questionário
6.3.2. Questões
6.3.2.1. Questões fechadas
6.3.2.2. Questões abertas
6.3.2.3. Escalas
6.3.2.4. Layout das questões
6.3.2.5. Ordem das questões
6.3.3. Validação do questionário
6.3.4. Aplicação do questionário
6.4. Testes
6.5. Entrevista
6.6. Grupo focal
6.7. Documentos
7. RESULTADOS, ANÁLISE, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO
7.1. Análise de dados em pesquisas qualitativas
7.1.1. Codificação e categorização
7.1.2. Análise de conteúdo
7.1.3. Análise do discurso
7.1.4. Validade e confiabilidade em pesquisas qualitativas
7.2. Análise de dados em pesquisas quantitativas
7.2.1. Preparação dos dados para a análise
7.2.2. Estatística descritiva
7.2.2.1. Medidas de tendência central e distribuição: média, mediana e moda
7.2.2.2. Medidas de variabilidade e dispersão: desvio padrão, variância, quartil e intervalo interquartil
7.2.2.3. Distribuição de frequência
7.2.2.4. Tabelas
7.2.2.5. Gráficos
7.2.2.6. Distribuição normal e não normal
7.2.2.7. Análise univariada, bivariada e multivariada
7.2.3. Estatística inferencial
7.2.3.1. Hipóteses unilaterais e bilaterais
7.2.3.2. Erro amostral
7.2.3.3. Intervalo de confiança
7.2.3.4. Nível de significância
7.2.3.5. Erros tipo I e II
7.2.3.6. Dados paramétricos e não paramétricos
7.2.3.7. Tamanho do efeito
7.2.3.8. Graus de liberdade
7.2.3.9. Testes estatísticos
7.2.4. Análise de correlação
7.2.4.1. Correlação de Pearson
7.2.4.2. Rho de Spearman
7.2.4.3. V de Cramer
7.2.5. Análise de regressão
7.2.5.1. Regressão linear simples
7.2.5.2. Regressão múltipla
7.3. Discussão e interpretação dos resultados
7.3.6. Contexto
7.3.7. Revisão de literatura
7.3.8. Referencial teórico
7.3.9. Objetivos, hipóteses e questões
7.3.10. Pesquisador
7.3.11. Métodos mistos
8. REDAÇÃO
8.1. Estrutura de artigos e trabalhos acadêmicos
8.1.1. Título
8.1.2. Resumo
8.1.3. Listas e sumário
8.1.4. Introdução
8.1.5. Desenvolvimento
8.1.5.1. Metodologia
8.1.5.2. Resultados
8.1.5.3. Discussão
8.1.6. Conclusão
8.1.7. Referências e citações
8.1.7.1. Elementos principais das referências
8.1.7.2. Tipos de referência
8.1.7.3. Regras gerais para apresentação e ordenação das referências
8.1.7.4. Citações
8.1.8. Formatação
8.2. Falando por imagens
8.3. Breves questões de língua e estilo
8.4. Apresentação do trabalho
9. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES
Avaliações
Não há avaliações ainda.