Descrição
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO
2. ENSINAR A PENSAR
2.1. DEFINIÇÕES DE PENSAMENTO CRÍTICO
2.2 HABILIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO SEGUNDO ORELATÓRIO DELPHI
2.3 PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO
2.4 PENSAMENTO CRÍTICO E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
3. APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS PARA ODESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
3.1 UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE JOGOS DIGITAIS
3.2 APRENDENDO COM OS JOGOS
3.3 JOGOS DIGITAIS, A LITERACIA E O PENSAMENTOCRÍTICO
3.4 JOGOS DIGITAIS, FLEXIBILIDADE COGNITIVA ERESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
4. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES PARAO DESENVOLVIMENTO EXPLÍCITO DO PENSAMENTOCRÍTICO
4.1 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADESEDUCATIVAS
4.2 BUSCA E SELEÇÃO DE JOGOS DIGITAIS
4.3 DEFININDO OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
4.4 PRÁTICA EDUCATIVAS COM JOGOS DIGITAIS
4.5 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DASPRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS DIGITAIS
4.6 QUAL JOGO USAR? EXEMPLO DE ANÁLISE DO JOGOPLAGUE INC. PARA UMA INTERVENÇÃO ESCOLAR
4.6.1 ANÁLISE DO JOGO PLAGUE INC
4.6.2 MECÂNICAS DO JOGO PLAGUE INC.
4.6.3 DINÂMICAS
4.6.4 PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
4.6.5 O QUE FAZER? EXEMPLO DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO UTILIZANDO O JOGO DIGITAL PLAGUEINC.
4.6.6 EXEMPLO DE ATIVIDADE 1: CARACTERÍSTICA DAS BACTÉRIAS
4.6.7 EXEMPLO DE ATIVIDADE 2: ESTRATÉGIA BACTERIANA
4.6.8 EXEMPLO DE ATIVIDADE 3: ROTEIRO DA INFECÇÃO
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
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