Descrição
Sumário
CAPÍTULO I – A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO
Elena Etsuko Shirahige e Marília Matsuko Higa
I.1 O Que É Psicanálise?
I.2 Como Surgiu a Psicanálise?
I.3 A Estrutura da Personalidade
I.3.1 O id
I.3.2 O ego
I.3.3 O superego
I.4 Processos Mentais: O Inconsciente, o Consciente e o Pré-Consciente
I.4.1 O inconsciente
I.4.2 O consciente
I.4.3 O pré-consciente
I.5 Dinâmica da Personalidade
I.5.1 O instinto (impulso instintivo ou pulsão)
I.5.2 Quantos instintos existem?
I.5.3 Distribuição da energia psíquica
I.5.4 Mecanismos de defesa do ego
I.6 Fases do Desenvolvimento da Sexualidade Infantil
I.6.1 Fase oral
I.6.2 Fase anal
I.6.3 Fase fálica
I.6.4 Período de latência
I.6.5 Fase genital
I.7 Contribuição da Psicanálise à Educação
I.7.1 A revolucionária teoria de Freud contribuiu de alguma forma para a educação?
I.7.2 A educação e o conceito de transferência
I.7.3 A educação e o processo de sublimação
I.7.4 A educação e a sexualidade
I.7.5 A educação e os impulsos parciais
I.7.6 Psicopedagogia e psicanálise
Exercícios
Glossário
Referências
Leituras Recomendadas
CAPÍTULO II – A CRIANÇA CONCRETA, COMPLETA E CONTEXTUALIZADA: A PSICOLOGIA DE HENRI WALLON
Maria Letícia B. P. Nascimento
II.1 Constituição da Subjetividade e Construção do Conhecimento: O Desenvolvimento Infantil
II.2 A Consciência de Si: Integração e Conflitos Eu-Outro
II.3 Emoção: Simultaneamente Orgânica e Social
II.4 O Movimento e suas Dimensões
II.5 O Pensamento: Origens e Uso da Linguagem
II.6 Psicologia e Educação
Exercícios
Obras
Referências
Bibliografia de Apoio
CAPÍTULO III – A PSICANÁLISE LACANIANA E A EDUCAÇÃO
José Sterza Justo
III.1 A Linguagem e a Cultura na Constituição do Sujeito
III.2 A Importância do Espelho na Constituição do Sujeito
III.3 Sobre as Fundações
III.4 Espelhismos, Heranças e Desejos na Educação
Exercícios
Glossário
Referências
CAPÍTULO IV – BEHAVIORISMO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO
Kester Carrara
IV.1 Princípios Básicos da AEC
IV.1.1 Distinção operante-respondente
IV.1.2 Reforçamento e punição
IV.1.3 Tipos de reforçadores
IV.1.4 Controle de estímulos
IV.1.5 Esquemas de reforçamento
IV.1.6 Aproximações sucessivas
IV.1.7 Reforçamento diferencial
IV.2 AEC e Educação: Controvérsias e Novas Perspectivas
Exercícios
Referências
Leituras Recomendadas
CAPÍTULO V – A ESCOLA DE VYGOTSKY
Suely Amaral Mello
V.1 Introdução
V.2 O Ser Humano Constrói sua Natureza
V.3 Educação e Desenvolvimento Humano
V.4 Aprendizagem e Desenvolvimento
V.5 Alguns Elementos para Compreender a Aprendizagem
V.5.1 As zonas de desenvolvimento e o papel do educador
V.5.2 Em que circunstâncias as crianças aprendem?
V.5.3 O conceito de atividade e a atividade principal
V.5.4 A aprendizagem como processo compartilhado
V.5.5 A criação de novos motivos, interesses e necessidades
V.6 A Criança Competente
V.7 À Guisa de Conclusão
Exercícios
Leituras Recomendadas
CAPÍTULO VI – CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO
Adrián Oscar Dongo Montoya
VI.1 A Psicologia e a Epistemologia Genéticas: Noções Gerais
VI.2 Pesquisas sobre o Conhecimento Lógico-Matemático e suas Implicações Educacionais
VI.3 Pesquisas sobre o Conhecimento Físico e suas Implicações Educacionais
VI.4 Pesquisas sobre os Conhecimentos Sociais e Culturais e suas Implicações Educacionais
VI.5 Pesquisas sobre o Desenvolvimento Moral e suas Implicações Educacionais
VI.6 Pesquisas sobre as Origens e Desenvolvimento da Linguagem e suas Implicações Educacionais
VI.7 Outras Pesquisas
Exercícios
Referências
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