Kester Carrara

Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens

A importância da Psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmica. Não é sem razão que, em dado momento histórico, apenas esta ou aquela abordagem, de acordo com o prestígio alcançado, constitui preferência – às vezes verdadeiro modismo – entre os educadores e/ou órgãos oficiais que patrocinam o modelo de educação a ser adotado. O fato é que a formulação de cada abordagem, quer pela concepção de homem que contém, quer pelos pressupostos teóricos adotados ou pelos seus desdobramentos práticos, necessariamente implica uma estrutura de política educacional, um conjunto de objetivos específicos na formação acadêmica e um projeto sociocultural típico. As abordagens psicológicas, nessa perspectiva, são muitas, mas nem todas com repercussão significativa no contexto educacional.

Nesta obra os autores apresentam caminhos diferentes e igualmente importantes a serem conhecidos pelos educadores. Propostas de estudiosos são examinadas de modo abreviado e em linguagem acessível, todavia evitando-se qualquer superficialidade desnecessária. Os textos, que também podem ser utilizados separadamente, são indicados para professores que queiram compreender melhor as diferentes abordagens, bem como para graduandos de Pedagogia e cursos afins com interesse em iniciar um contato com alguns dos principais enfoques da Psicologia da Educação.

CARRARA, Kester. (org.). Introdução à psicologia da educação:
Seis Abordagens. 1.Ed. São Paulo: Avercamp, 2004.

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Descrição

Sumário

CAPÍTULO I – A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO
Elena Etsuko Shirahige e Marília Matsuko Higa

I.1 O Que É Psicanálise?
I.2 Como Surgiu a Psicanálise?
I.3 A Estrutura da Personalidade
I.3.1 O id
I.3.2 O ego
I.3.3 O superego
I.4 Processos Mentais: O Inconsciente, o Consciente e o Pré-Consciente
I.4.1 O inconsciente
I.4.2 O consciente
I.4.3 O pré-consciente
I.5 Dinâmica da Personalidade
I.5.1 O instinto (impulso instintivo ou pulsão)
I.5.2 Quantos instintos existem?
I.5.3 Distribuição da energia psíquica
I.5.4 Mecanismos de defesa do ego
I.6 Fases do Desenvolvimento da Sexualidade Infantil
I.6.1 Fase oral
I.6.2 Fase anal
I.6.3 Fase fálica
I.6.4 Período de latência
I.6.5 Fase genital
I.7 Contribuição da Psicanálise à Educação
I.7.1 A revolucionária teoria de Freud contribuiu de alguma forma para a educação?
I.7.2 A educação e o conceito de transferência
I.7.3 A educação e o processo de sublimação
I.7.4 A educação e a sexualidade
I.7.5 A educação e os impulsos parciais
I.7.6 Psicopedagogia e psicanálise
Exercícios
Glossário
Referências
Leituras Recomendadas

CAPÍTULO II – A CRIANÇA CONCRETA, COMPLETA E CONTEXTUALIZADA: A PSICOLOGIA DE HENRI WALLON
Maria Letícia B. P. Nascimento

II.1 Constituição da Subjetividade e Construção do Conhecimento: O Desenvolvimento Infantil
II.2 A Consciência de Si: Integração e Conflitos Eu-Outro
II.3 Emoção: Simultaneamente Orgânica e Social
II.4 O Movimento e suas Dimensões
II.5 O Pensamento: Origens e Uso da Linguagem
II.6 Psicologia e Educação
Exercícios
Obras
Referências
Bibliografia de Apoio

CAPÍTULO III – A PSICANÁLISE LACANIANA E A EDUCAÇÃO
José Sterza Justo
III.1 A Linguagem e a Cultura na Constituição do Sujeito
III.2 A Importância do Espelho na Constituição do Sujeito
III.3 Sobre as Fundações
III.4 Espelhismos, Heranças e Desejos na Educação
Exercícios
Glossário
Referências

CAPÍTULO IV – BEHAVIORISMO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO
Kester Carrara

IV.1 Princípios Básicos da AEC
IV.1.1 Distinção operante-respondente
IV.1.2 Reforçamento e punição
IV.1.3 Tipos de reforçadores
IV.1.4 Controle de estímulos
IV.1.5 Esquemas de reforçamento
IV.1.6 Aproximações sucessivas
IV.1.7 Reforçamento diferencial
IV.2 AEC e Educação: Controvérsias e Novas Perspectivas
Exercícios
Referências
Leituras Recomendadas

CAPÍTULO V – A ESCOLA DE VYGOTSKY
Suely Amaral Mello

V.1 Introdução
V.2 O Ser Humano Constrói sua Natureza
V.3 Educação e Desenvolvimento Humano
V.4 Aprendizagem e Desenvolvimento
V.5 Alguns Elementos para Compreender a Aprendizagem
V.5.1 As zonas de desenvolvimento e o papel do educador
V.5.2 Em que circunstâncias as crianças aprendem?
V.5.3 O conceito de atividade e a atividade principal
V.5.4 A aprendizagem como processo compartilhado
V.5.5 A criação de novos motivos, interesses e necessidades
V.6 A Criança Competente
V.7 À Guisa de Conclusão
Exercícios
Leituras Recomendadas

CAPÍTULO VI – CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO
Adrián Oscar Dongo Montoya

VI.1 A Psicologia e a Epistemologia Genéticas: Noções Gerais
VI.2 Pesquisas sobre o Conhecimento Lógico-Matemático e suas Implicações Educacionais
VI.3 Pesquisas sobre o Conhecimento Físico e suas Implicações Educacionais
VI.4 Pesquisas sobre os Conhecimentos Sociais e Culturais e suas Implicações Educacionais
VI.5 Pesquisas sobre o Desenvolvimento Moral e suas Implicações Educacionais
VI.6 Pesquisas sobre as Origens e Desenvolvimento da Linguagem e suas Implicações Educacionais
VI.7 Outras Pesquisas
Exercícios
Referências

Informação adicional

Organizador (es)

Kester Carrara

Autor (es)

Adrián Oscar Dongo Montoya, Elena Etsuko Shirahige, José Sterza Justo, Kester Carrara, Maria Letícia B. P. Nascimento, Marília Matsuko Higa, Suely Amaral Mello

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2004

Nº de páginas

186

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