Alexandre Thomaz Vieira, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso

Gestão Educacional e Tecnologia Formação de Educadores

O livro tem como proposta central a formação dos gestores escolares, conceito entendido de forma bastante ampla, não se restringindo apenas à figura do diretor de uma unidade. A preocupação central dos autores foi trabalhar a gestão educacional a partir da prática desenvolvida em nossas escolas, de modo que os elementos teóricos das três áreas de conhecimento envolvidas — Educação,  Administração e Tecnologia — são apresentados sempre permeando estratos da realidade escolar.

As ideias básicas norteadoras da obra são:
. A formação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola.
. A gestão como um processo coletivo coordenado pelo diretor, que envolve sobretudo a participação da  comunidade e a liderança.
. A Escola como organização social em estreita relação com a sociedade, na qual busca elementos para sua constante atualização e revitalização.
. A importância da tecnologia para a gestão escolar não apenas como instrumento facilitador do trabalho burocrático, mas principalmente como instrumento de articulação do trabalho administrativo com o pedagógico.

A tese defendida pelos autores aponta para a necessidade de se proceder a mudanças profundas na formação dos gestores escolares, destacando a ampliação do conceito de gestão em que se evidencia a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Trata-se, portanto, de uma obra que procura responder às indagações e expectativas de diferentes grupos de educadores, começando pelos diretores de escola e seus colaboradores no trabalho de gestão e chegando até os estudantes da área de Educação em seus diferentes níveis, os formadores de educadores e todos os envolvidos na mudança da escola e da Educação em geral.

VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALONSO, Myrtes Alonso. (org.). Gestão educacional e tecnologia formação de educadores. 2. ed. São Paulo: Avercamp, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$52,00

Em estoque

em até 3x de R$17,33 sem juros

à vista R$46,80 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Introdução

Capítulo I
A Gestão/Administração Educacional no Contexto da Atualidade
Myrtes Alonso

I.1 A Gestão Escolar  e os Desafios da Atualidade
I.2 Características da Escola Atual – Modelo Tradicional
I.3 O Novo Cenário Decorrente da Revolução Tecnológica
I.4 A Escola Renovada – Base Científicas
I.5 Funções Estruturais e Organizacionais dessa Nova Escola
I.6 Base Estruturais e Organizacionais dessa Nova Escola
I.7 O que Torna as escolas mais Eficazes? O que é uma Gestão Eficaz?
I.8 O que Dizem as Pesquisas Sobre Escolas Eficazes com Relação ao Papel do Diretor
I.9 Papel do Diretor na Escola Renovadora

Capítulo II
Organização e Gestão Escolar: Evolução dos Conceitos
Alexandre Thomaz Vieira

II.1 Introdução
II.2 Evolução do Conceito de Administração: Aplicação à Escola
II.3 As Diferentes Concepções de Organização
II.4 Organização Escolar e Gestão: Operacionalizando Alguns Conceitos
II.5 A Construção de Indicadores na Análise da Organização Escolar

Capítulo III
Alexandre Thomaz Vieira

III.1 Introdução
III.2 A Mudança na Relação do Homem com o Conhecimento
III.3 A Aprendizagem dos Alunos e das Escolas Sob a Influência da Concepção de Organização
III.4 Etapas do Processo de Evolução das Práticas Educacionais
III.5 O Professor e o Delicado Processo de Atualização das Práticas Profissionais
III.6 A melhoria das Escolas Significa a Melhoria das Pessoas: Comunidades de Aprendizagem Profissional

Capítulo IV
Alexandre Thomaz Vieira

IV.1 Introdução
IV.2 A Individualização do Atendimento ao Aluno
IV.3 A Complexidade das Informações e do Ambiente Externo
IV.4 O Impacto das Diferentes Configurações Organizacionais
IV.5 A Criação de um Nova Cultura de Conhecimento
IV.6 Sistemas de Informação e Conhecimento
IV.7 Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito: Como Lidar com Eles?
IV.8 Implementação

Capítulo V
Myrtes Alonso

V.1 Autonomia Escolar
V.2 A Participação na Escola
V.3 O Projeto Político-Pedagógico e a Autonomia da Escola

Capítulo VI
Myrtes Alonso

VI.1 O Trabalho Coletivo – Uma Responsabilidade da Direção
VI.2 A Liderança sob Novos Enfoques

Capítulo VII
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

VII.1 Tecnologias de Informação e Comunicação e Formação Contextualizada de Educadores
VII.2 Tecnologias de Informação e Comunicação e Gestão Escolar
VII.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Formação de Educadores
VII.4 Gestão de Informações e Rede e Conhecimentos na Escola
VII.5 Formação de Gestores para a Inserção das Tecnologias na Escola
VII.6 Gestão Escolar com Tecnologias e Gestão de Tecnologias na Escola
VII.7 Considerações Finais

Capítulo VIII
Marcos T. Masetto

VIII.1 Concepção de Projeto
VIII.2 Projeto Educacional: sua Compreensão
VIII.3 Concepção de Gestão de Projetos
VIII.4 Gestão de Pessoas em Projetos Educacionais
VIII.5 Encerramento e Legado dos Projetos Educacionais

Capítulo IX
José Manoel Moran Costas

IX.1 Diferenciais das Instituições Inovadoras
IX.2 Tecnologias Digitais para Apoio à Gestão
IX.3 A Gestão da Mudanças na Educação
IX.4 Conclusão

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Alexandre Thomaz Vieira, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso

Autor (es)

Alexandre Thomaz Vieira, José Manoel Moran Costas, Marcos T. Masetto, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso, Wanderley Carneiro

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

200

ISBN

9788589311816

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.