Descrição
SUMÁRIO
Introdução
Capítulo I
A Gestão/Administração Educacional no Contexto da Atualidade
Myrtes Alonso
I.1 A Gestão Escolar e os Desafios da Atualidade
I.2 Características da Escola Atual – Modelo Tradicional
I.3 O Novo Cenário Decorrente da Revolução Tecnológica
I.4 A Escola Renovada – Base Científicas
I.5 Funções Estruturais e Organizacionais dessa Nova Escola
I.6 Base Estruturais e Organizacionais dessa Nova Escola
I.7 O que Torna as escolas mais Eficazes? O que é uma Gestão Eficaz?
I.8 O que Dizem as Pesquisas Sobre Escolas Eficazes com Relação ao Papel do Diretor
I.9 Papel do Diretor na Escola Renovadora
Capítulo II
Organização e Gestão Escolar: Evolução dos Conceitos
Alexandre Thomaz Vieira
II.1 Introdução
II.2 Evolução do Conceito de Administração: Aplicação à Escola
II.3 As Diferentes Concepções de Organização
II.4 Organização Escolar e Gestão: Operacionalizando Alguns Conceitos
II.5 A Construção de Indicadores na Análise da Organização Escolar
Capítulo III
Alexandre Thomaz Vieira
III.1 Introdução
III.2 A Mudança na Relação do Homem com o Conhecimento
III.3 A Aprendizagem dos Alunos e das Escolas Sob a Influência da Concepção de Organização
III.4 Etapas do Processo de Evolução das Práticas Educacionais
III.5 O Professor e o Delicado Processo de Atualização das Práticas Profissionais
III.6 A melhoria das Escolas Significa a Melhoria das Pessoas: Comunidades de Aprendizagem Profissional
Capítulo IV
Alexandre Thomaz Vieira
IV.1 Introdução
IV.2 A Individualização do Atendimento ao Aluno
IV.3 A Complexidade das Informações e do Ambiente Externo
IV.4 O Impacto das Diferentes Configurações Organizacionais
IV.5 A Criação de um Nova Cultura de Conhecimento
IV.6 Sistemas de Informação e Conhecimento
IV.7 Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito: Como Lidar com Eles?
IV.8 Implementação
Capítulo V
Myrtes Alonso
V.1 Autonomia Escolar
V.2 A Participação na Escola
V.3 O Projeto Político-Pedagógico e a Autonomia da Escola
Capítulo VI
Myrtes Alonso
VI.1 O Trabalho Coletivo – Uma Responsabilidade da Direção
VI.2 A Liderança sob Novos Enfoques
Capítulo VII
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
VII.1 Tecnologias de Informação e Comunicação e Formação Contextualizada de Educadores
VII.2 Tecnologias de Informação e Comunicação e Gestão Escolar
VII.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Formação de Educadores
VII.4 Gestão de Informações e Rede e Conhecimentos na Escola
VII.5 Formação de Gestores para a Inserção das Tecnologias na Escola
VII.6 Gestão Escolar com Tecnologias e Gestão de Tecnologias na Escola
VII.7 Considerações Finais
Capítulo VIII
Marcos T. Masetto
VIII.1 Concepção de Projeto
VIII.2 Projeto Educacional: sua Compreensão
VIII.3 Concepção de Gestão de Projetos
VIII.4 Gestão de Pessoas em Projetos Educacionais
VIII.5 Encerramento e Legado dos Projetos Educacionais
Capítulo IX
José Manoel Moran Costas
IX.1 Diferenciais das Instituições Inovadoras
IX.2 Tecnologias Digitais para Apoio à Gestão
IX.3 A Gestão da Mudanças na Educação
IX.4 Conclusão
Avaliações
Não há avaliações ainda.