Marcos T. Masetto

O Professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior

A aula é um tempo e um espaço só do professor? Qual o papel do docente universitário na atualidade? Como realizar o desenvolvimento das aulas em interação com ambientes profissionais? Como construir o conhecimento interdisciplinar no ensino superior? A ênfase nas aulas deverá recair sobre o ensino ou sobre o processo de aprendizagem? Como compreender a postura e o relacionamento do professor do ensino superior com seus alunos? Como fica o uso das tecnologias de informação e de comunicação nas aulas universitárias?

A luta que se vem travando para elevar o nível de qualidade do ensino de graduação passa pela discussão dessas questões e de outras semelhantes, que procurem rever o papel, o significado e as práticas pedagógicas nas aulas universitárias. Exige que nossos alunos aprendam a reconstruir o conhecimento, a descobrir um significado pessoal e próprio para o que estão aprendendo, a relacionar novas informações com o conhecimento que já possuem, com as novas exigências do exercício de sua profissão e com as necessidades atuais da sociedade em que vão trabalhar.

Os capítulos deste livro trazem ideias, colaborações, sugestões e práticas pedagógicas de muitos profissionais da docência que, num primeiro momento, se sentiram “picados” pela descoberta da dimensão educacional na docência do ensino superior e, na sequência, com coragem e ousadia transformaram suas aulas convencionais em “aulas vivas”, que contribuíram para melhorar a qualidade do ensino nos cursos de graduação.

Conhecer e discutir essas “ousadias”, dialogar sobre nossas aulas como espaço e tempo de formação de nossos profissionais, rever a docência concretamente na sala de aula ou, como nós chamamos, “na hora da verdade”, é o objetivo primeiro deste livro.

MASETTO, Marcos T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2010.

FRETE INCLUSO

R$58,00

Em estoque

em até 3x de R$19,33 sem juros

à vista R$52,20 via depósito

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1 – Aula, espaço e tempo do professor?
Capítulo 2 – Aula como ambiente de aprendizagem
Capítulo 3 – Aula: espaço de com-vivência e de interações entre adultos
Capítulo 4 – Aula e formação profissional
Capítulo 5 – Aula presencial na universidade com apoio de técnicas pedagógicas: organização do conteúdo da aula
Capítulo 6 – Aula presencial na universidade com apoio de técnicas pedagógicas: identificação e aplicação de diferentes técnicas
Capítulo 7 – Aula presencial na universidade com apoio de técnicas pedagógicas: para aprendizagem em ambientes profissionais
Capítulo 8 – Aula com apoio de tecnologia de informação e comunicação para as atividades presenciais
Capítulo 9 – Aula, tempo e espaço de avaliação
Capítulo 10 – Aula e mediação pedagógica
Capítulo 11 – Aula: microcosmo da formação universitária

Informação adicional

Peso 0.295 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Autor (es)

Marcos T. Masetto

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2010

Nº de páginas

192

ISBN

9788589311588

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.