Braian Veloso, Daniel Mill, Glauber Santiago, Marilde Santos

Escritos sobre educação e tecnologias: entre provocações, percepções e vivências

As emergentes possibilidade e promessas das tecnologias digitais têm mobilizado profissionais, educadores e pesquisadores em prol da melhoria da qualidade educacional, resultando em vivências, experiências e percepções muito diversificadas.

Neste sentido, as contribuições desta obra buscam municiar o leitor com conhecimentos mais apropriados e aprofundados, no esforço de direcionar sua atenção para um olhar mais crítico sobre o cenário da Educação e Tecnologias.

Temos aqui um conjunto de textos provocativos e/ou propositivos sobre a celeridade dos avanços tecnológicos e da sua relação com o campo educacional.

Fica o convite para mergulhar nas linhas e entrelinhas as reflexões deste livro.

MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber; SANTOS, Marilde; VELOSO, Braian (org.). Escritos sobre educação e tecnologias: entre provocações, percepções e vivências. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

Apontamentos sobre provocações, percepções e vivências em Educação e Tecnologias: uma breve apresentação.

Parte 1. Provocações sobre Educação e Tecnologias

1. Resistência e transgressão como alternativas para inovar em tempos de autoritarismo.

2. Educação e Tecnologia: pró-vocações para o desenvolvimento de criticidade.

3. Políticas educacionais para inserção de tecnologias na escola: entre o discurso da inclusão e os (des)mandos do desenvolvimento econômico.

4. Da autonomia à tecnologia: Paulo Freire como base epistemológica à pesquisa sobre educação e tecnologias.

Parte 2. Percepções sobre a educação na cultura digital

5. Ecologias digitais de aprendizagem no desenvolvimento de cenários educativos sustentáveis.

6. A percepção da eficácia coletiva nas práticas pedagógicas com as tecnologias digitais.

7. Gamificação, acessibilidade e personalização para idoso.

8. A realidade aumentada no ensino musical: alguns apontamentos.

9. Inclusão digital e cibercultura: a importância do letramento digital na escola.

Parte 3. Experiências e vivências em educação e tecnologias

10. Formação aberta, flexível, híbrida e integrada: uma proposta sobre educação e tecnologias.

11. Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino da Língua Espanhola: um relato de experiência.

12. Saberes em mídia-educação no curso de pedagogia a distância: com, sobre e através das mídias.

13. Tecnologias digitais no contexto da educação: novas perspectivas nos processos de ensinar e aprender.

Você também pode gostar de…