Carlos da Fonseca Brandão, Jaqueline Delgado Paschoal

Ensino Fundamental de Nove Anos: teoria e prática na sala de aula

Para além das questões legais e burocráticas de implantação e implementação da Lei nº 11.274/2006, já que caberá ao professor a responsabilidade de “fazer dar certo”, na prática, o objetivo dos autores da obra é justamente dialogar com esse profissional que vai atuar com os pequenos; é levantar questões que consideram mais urgentes no que diz respeito, principalmente, ao desenvolvimento do trabalho do professor com a criança de seis e sete anos, respeitando exatamente as especificidades de cada idade.
Nesse sentido, o primeiro capítulo do livro discute a entrada da criança de seis anos na escola sob o ponto de vista legal, bem como esclarece, baseado nos documentos do Ministério da Educação, as dúvidas mais frequentes sobre essa nova configuração.
No capítulo 2, são apresentados os problemas acerca do direito da criança à infância e à educação e sua entrada no primeiro ano, assim como esclarece a relevância da organização do trabalho pedagógico das escolas que irão recebê-la. A autora do capítulo 3 indica a necessidade de repensar o espaço e o tempo vivenciado pela criança no contexto escolar, propondo a articulação entre as áreas do conhecimento.

No capítulo seguinte, é analisada uma proposta didática para o desenvolvimento do trabalho com a criança de seis anos, deixando claro que os princípios pedagógicos que irão nortear esse primeiro ano, assim como os demais, devem ser pautados na construção do conhecimento e não na acumulação de informações; por fim, o capítulo 5 retrata a importância das brincadeiras no universo da sala de aula, propondo diferentes atividades lúdicas.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca; PASCHOAL, Jaqueline Delgado (org.). Ensino fundamental de nove anos: teoria e prática na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2009.

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Descrição

Sumário Resumido

Prefácio
Cleiton de Oliveira

Apresentação
Carlos da Fonseca Brandão e Jaqueline Delgado Paschoal

Capítulo 1 – O Ensino Fundamental de Nove Anos e a Legislação Educacional Brasileira
Carlos da Fonseca Brandão
Dúvidas mais frequentes
Referências

Capítulo 2 – A Criança de Seis Anos no Ensino Fundamental: Considerações Iniciais
Gilmara Lupion Moreno e Jaqueline Delgado Paschoal
A criança e seu direito à infância e à educação
Implicações na ampliação do ensino fundamental de nove anos
Referências

Capítulo 3 – Práticas para um Trabalho Integrado nos Dois Primeiros Anos do Ensino Fundamental: Um Diálogo entre as Áreas do Conhecimento
Jeani Delgado Paschoal Moura
Referências

Capítulo 4 – A Educação da Criança de Seis Anos
Cleide Vitor Mussini Batista
Princípios pedagógicos
O trabalho pedagógico
Atividades diversificadas
Atividades individuais
Atividades coletivas
Atividades independentes
Rotina diária
Ações básicas para o primeiro ano do ensino fundamental
Atividades
Desenho e escrita: sistemas de representação
A importância do ambiente alfabetizador
Que didática deve ser desenvolvida em sala de aula?
Atividades em grupo
Literatura infantil
Oralidade
Referências

Capítulo – 5 Primeiro Ano: Uma Sala de Aula Onde se Pode Brincar
Cleide Vitor Mussini Batista
O brincar no programa do primeiro ano
Princípios didáticos de uma sala de aula onde se pode brincar
Atividades lúdicas
Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Carlos da Fonseca Brandão, Jaqueline Delgado Paschoal

Autor (es)

Cleide Vitor Mussini Batista, Gilmara Lupion Moreno, Jeani Delgado Paschoal Moura

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2009

Nº de páginas

128

ISBN

9788589311519

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