Carlos da Fonseca Brandão, Jaqueline Delgado Paschoal

Ensino Fundamental de Nove Anos: proposta de oficinas pedagógicas na sala de aula

O desafio de apresentar uma reflexão teórica e metodológica a partir de oficinas lúdicas só se justifica se levarmos em consideração os saberes já constituídos pelos professores ao longo da trajetória profissional. A partir dessa premissa, o intuito é enriquecer a atuação docente com sugestões de atividades práticas que envolvem jogos, brincadeiras, contação de histórias, teatro, quebra-cabeça, maquetes, desenhos, trabalhos de campo, pesquisas, entre outros, além de contribuir para um aprendizado mais prazeroso e criativo das crianças nos primeiros anos de escolarização.

Possibilitar o desenvolvimento das muitas linguagens infantis – corporal, gestual, plástica, artística, entre tantas outras – é dever da escola e de seus profissionais. Por outro lado é direito destes mesmos profissionais a formação continuada de qualidade, já que, ao tornar público seus conhecimentos, contribuem para a formação do pensamento crítico e autônomo das crianças. Desta maneira, o ponto de partida e de chegada desta obra é provocar o leitor a concordar, discordar e, sobretudo, ressignificar a prática pedagógica de modo a contribuir para o desenvolvimento integral dos pequenos.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca; PASCHOAL, Jaqueline Delgado (org.). Ensino fundamental de nove anos: proposta de oficinas pedagógicas na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$60,00

Em estoque

em até 3x de R$20,00 sem juros

à vista R$54,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO I: O Trabalho docente no ensino fundamental de nove anos: por uma Pedagogia da escuta
Jaqueline Delgado Paschoal
Gilmara Lupion Moreno
Marta Regina O. Furlan

CAPÍTULO II: “Os “novos” e os “velhos” desafios do ensino fundamental no Brasil
Carlos da Fonseca Brandão

CAPÍTULO III: Ler, escrever e brincar é só começar: uma ambiência de letramento para crianças de seis anos
Cleide Vitor Mussini Batista

CAPÍTULO IV: O Ensino de matemática nos anos iniciais: reflexões e propostas de atividades
Andreia Maria Cavaminami Lugle

CAPÍTULO V: Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas para a construção de escolas Sustentáveis
Jeani Delgado Paschoal Moura
Eloíza Cristiane Torres

CAPÍTULO VI: O Ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental
Carlos Toscano
Heloisa Toshie Irie Saito

CAPÍTULO VII: O Sudoku em sala de aula: desenvolvendo o raciocínio lógico das crianças de seis anos
Cleide Vitor Mussini Batista

CAPÍTULO VIII: Filosofia para crianças e educação para o pensar
Darcísio N. Muraro
Nathália Delgado Bueno da Silva

CAPÍTULO IX: Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta com Portfólios
Cassiana Raizer Magalhães
Andreia Maria Cavaminami Lugle
Beatriz Carmo Lima de Aguiar

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Carlos da Fonseca Brandão, Jaqueline Delgado Paschoal

Autor (es)

Andreia Maria Cavaminami Lugle, Beatriz Carmo Lima de Aguiar, Carlos Toscano, Cassiana Raizer Magalhães, Cleide Vitor Mussini Batista, Darcísio N. Muraro, Eloíza Cristiane Torres, Gilmara Lupion Moreno, Heloisa Toshie Irie Saito, Jeani Delgado Paschoal Moura, Marta Regina Furlan, Nathália Delgado Bueno da Silva

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2014

Nº de páginas

216

ISBN

9788589311724

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.