Descrição
SUMÁRIO
PREFÁCIO
1. INTRODUÇÃO
- 1.1 Entre a ficção e a realidade
- 1.2 Contexto atual de música e tecnologia
- 1.3 Investigando o ensino a distância de percussão
2. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- 2.1 Definição
- 2.2 Histórico da EAD
- 2.3 Universidade Aberta do Brasil (UAB)
3. MEIOS DE COMUNICAÇÃO MUSICAL
- 3.1 Notação musical
- 3.2 Registro sonoro
- 3.3 Tecnologias digitais
- 3.4 Softwares educacionais e websites
4. QUESTÕES SOBRE MÚSICA E EAD
- 4.1 Informação e aprendizagem
- 4.2 Suporte aos alunos
- 4.3 Comunidades virtuais
- 4.4 Recursos educacionais abertos
5. PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO MISICAL A DISTÂNCIA
- 5.1 Tipos de conhecimento
- 5.2 Aprendizagem informal e EAD
- 5.3 Áreas de música
- 5.3.1 História da música
- 5.3.2 Apreciação musical
- 5.3.3 Treinamento auditivo e estudo de harmonia
- 5.3.4 Composição
- 5.3.5 Performance
6. LICENCIATURA E, EDUCAÇÃO MUSICAL DA UAB – UFSCAR
- 6.1 A percussão da formação de professores de música a distância
- 6.2 Definição de conteúdos e elaboração de materiais pedagógicos
- 6.2.1 Exercícios com baquetas e com o pandeiro
- 6.2.2 Atividades no ambiente virtual Moodle
- 6.3 Estrutura e funcionamento
- 6.4 Avaliação e controle de frequência
7. PROPOSTA DE ENSINO A DISTÂNCIA DE PERCUSSÃO
- 7.1 Resumo da disciplina
- 7.1.1 Unidade 1: Percussão e educação musical
- 7.1.2 Unidade 2: Introdução à técnica de baquetas e ao pandeiro
- 7.1.3 Unidade 3: Rudimentos e samba no pandeiro
- 7.1.4 Unidade 4: A percussão como ferramenta educacional
- 7.1.5 Unidade 5: Peça para caixa e baião no pandeiro
- 7.2 O que aconteceu?
- 7.2.1 Críticas e elogios
- 7.2.2 Falhas na organização
- 7.2.3 Problemas musculares
- 7.2.4 Assuntos abordados nos fóruns
- 7.2.5 Flexibilização dos períodos de entrega de tarefas
- 7.2.6 Dúvidas de tutores nas avaliações
- 7.2.7 Resultados das performance
- 7.3 O que vai acontecer?
- 7.3.1 Encontros presenciais
- 7.3.2 Modificações nos conteúdos
- 7.3.3 Maior integração da disciplina no curso
8. CONCLUSÃO
Avaliações
Não há avaliações ainda.