Daniel Marcondes Gohn

Educação Musical a Distância: abordagens e experiências

Neste livro o autor investiga processos de ensino e aprendizagem da música que ocorrem sem que professor e aluno dividam um mesmo espaço tempo- físico. Partindo de uma comparação com obras de ficção científica e chegando nas recentes possibilidades criadas pela internet, o autor dá exemplos de cursos on-line de música, apontando especificidades para diferentes áreas do estudo musical. Experiências no curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar são detalhadas, tendo como foco central uma disciplina que trabalha com instrumentos de percussão. O livro é destinado a pesquisadores e professores com interesse nas artes e na educação a distância, assim como a estudantes e profissionais de áreas relacionadas à música, buscando novos caminhos para a educação musical.

GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: abordagens e experiências. São Paulo: Cortez, 2011.

FRETE INCLUSO PARA TODO BRASIL

R$52,00

Em estoque

em até 3x de R$17,33 sem juros

à vista R$46,80 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

PREFÁCIO

1. INTRODUÇÃO

    1.1 Entre a ficção e a realidade
    1.2 Contexto atual de música e tecnologia
    1.3 Investigando o ensino a distância de percussão

2. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    2.1 Definição
    2.2 Histórico da EAD
    2.3 Universidade Aberta do Brasil (UAB)

3. MEIOS DE COMUNICAÇÃO MUSICAL

    3.1 Notação musical
    3.2 Registro sonoro
    3.3 Tecnologias digitais
    3.4 Softwares educacionais e websites

4. QUESTÕES SOBRE MÚSICA E EAD

    4.1 Informação e aprendizagem
    4.2 Suporte aos alunos
    4.3 Comunidades virtuais
    4.4 Recursos educacionais abertos

5. PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO MISICAL A DISTÂNCIA

    5.1 Tipos de conhecimento
    5.2 Aprendizagem informal e EAD
    5.3 Áreas de música
    5.3.1 História da música
    5.3.2 Apreciação musical
    5.3.3 Treinamento auditivo e estudo de harmonia
    5.3.4 Composição
    5.3.5 Performance

6. LICENCIATURA E, EDUCAÇÃO MUSICAL DA UAB – UFSCAR

    6.1 A percussão da formação de professores de música a distância
    6.2 Definição de conteúdos e elaboração de materiais pedagógicos
    6.2.1 Exercícios com baquetas e com o pandeiro
    6.2.2 Atividades no ambiente virtual Moodle
    6.3 Estrutura e funcionamento
    6.4 Avaliação e controle de frequência

7. PROPOSTA DE ENSINO A DISTÂNCIA DE PERCUSSÃO

    7.1 Resumo da disciplina
    7.1.1 Unidade 1: Percussão e educação musical
    7.1.2 Unidade 2: Introdução à técnica de baquetas e ao pandeiro
    7.1.3 Unidade 3: Rudimentos e samba no pandeiro
    7.1.4 Unidade 4: A percussão como ferramenta educacional
    7.1.5 Unidade 5: Peça para caixa e baião no pandeiro
    7.2 O que aconteceu?
    7.2.1 Críticas e elogios
    7.2.2 Falhas na organização
    7.2.3 Problemas musculares
    7.2.4 Assuntos abordados nos fóruns
    7.2.5 Flexibilização dos períodos de entrega de tarefas
    7.2.6 Dúvidas de tutores nas avaliações
    7.2.7 Resultados das performance
    7.3 O que vai acontecer?
    7.3.1 Encontros presenciais
    7.3.2 Modificações nos conteúdos
    7.3.3 Maior integração da disciplina no curso

8. CONCLUSÃO

Informação adicional

Peso 0,325 kg
Dimensões 23 × 16 cm
Edição

Ano de Publicação

2011

Editora

Cortez

Nº de páginas

232

Organizador (es)

Daniel Marcondes Gohn

ISBN

9788524917387

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.