Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Raquel Rosan Christino Gitahy, Renata Aquino Ribeiro

Educação, Formação e Pesquisa na Era Digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem

Como podem ser concebidas a educação, a pesquisa e a formação docente na era digital?

Este livro, fruto de investigações desenvolvidas pelo GEPECeT — Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias, procura analisar e compreender os fundamentos, os encaminhamentos, os impactos e as perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Nesse sentido, discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da educação básica ao ensino superior.

Dentre os principais temas explorados no livro, destacam-se: mudanças e inovação nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais; aprendizagem colaborativa; autoria; metodologias ativas e tecnologias; projetos articulados às tecnologias digitais de informação e comunicação; recursos educacionais abertos (REAs); recursos educacionais digitais; jogos digitais e gamificação; educação a distância; ensino híbrido e blended learning; redes sociais (como Facebook e WhatsApp) como espaços educativos; TIMS — Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio; ensino de Libras e educação de surdos; acessibilidade digital, tecnologias assistivas e inclusão.

Esta obra originou-se da parceria entre pesquisadores/formadores inquietos, sonhadores, persistentes e ousados que buscam, em seus espaços de atuação, a descoberta e a análise de diferentes tecnologias e ambientes de aprendizagem nos quais os sujeitos em formação possam assumir o protagonismo, a autoria e o aprender a aprender com seus pares e formadores.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima et al (org.). Educação, formação e pesquisa na era digital: reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.

FRETE INCLUSO  PARA TODO O BRASIL

R$59,00

em até 3x de R$19,67 sem juros

à vista R$53,10 via depósito ou PIX

Descrição

Sumário

1. Metodologias Ativas e Tecnologias: em busca de práticas inovadoras no contexto do ensino superior

2. O Professor e as TIMS no Cenário da Educação Superior

3. Formação Inicial de Professores: a utilização da rede social Facebook como ferramenta para interações colaborações e pesquisas

4. A Formação Permanente de Professores na Rede Social WhatsApp: relato do “Curso Libras 2015”

5. Os Projetos de Trabalho e as TDICs (WhatsApp) na Educação de Surdos: diálogos com o professor especialista

6. A Gamificação no Ensino Superior: em busca de inovações nas práticas pedagógicas

7. Gamificação para a Capacitação de Membros e Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT–2): o que pode ser implementado no Moodle 2.5

8. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) no Contexto do Ensino Superior: oportunidade e desafios

9. Recursos Educacionais Digitais

10. A Formação do Pedagogo em Ambientes Virtuais e a Construção de Recursos Educacionais Digitais: aprendizagem colaborativa e autoria

11. Educação a Distância e a Semipresencialidade: potencialidades do AVA nas práticas pedagógicas no curso de Enfermagem

12. A Acessibilidade Digital e a Construção de Espaços Virtuais na Perspectiva Inclusiva: reflexões preliminares