Fredric M. Litto, João Mattar

Educação Aberta Online: pesquisar, remixar e compartilhar

Alunos e professores encontram hoje gratuitamente materiais didáticos de excelente qualidade online, desde textos até vídeos e mesmo cursos completos. Nessa cultura da aprendizagem aberta, entretanto, é necessário desenvolver habilidades para pesquisar, avaliar, reutilizar e remixar esses materiais.

Este livro, baseado em cursos online do OpenLearn da Open University britânica,oferece orientações para criar, compartilhar e licenciar recursos educacionais abertos, para o design de cursos online abertos e tutoria online, sobre como aprender aprender, pesquisa em educação e ética em pesquisa, acessibilidade e tecnologias assistivas. Os cursos foram selecionados pelo professor Fredric Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância — ABED e transcriados para a língua portuguesa por uma equipe de tradutores coordenada pelo professor João Mattar.

Esta é mais uma valiosa contribuição da ABED para a literatura sobre educação a distância em língua portuguesa. Aproveite e boa leitura!

Fredric Michael Litto possui graduação em Rádio-Televisão — University of California, Los Angeles (1960) e doutorado em História do Teatro — Indiana University (1969). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, desde 1995; Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Membro do Comitê Executivo ICDE no período 2008/2012. Membro do Board of do Trustees do ICDE-International Council of Open and Distance Learning no período 2013/2016 e membro do Conselho Editorial das revistas científicas: American Journal of Distance Education, Revista Ibero americana de Educación a Distancia, Advanced Technology and Learning, International Review of Research in Open & Distance Learninge Open Learning. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.

João Mattar tem mestrado em Tecnologia Educacional na Boise State University e pós-doutorado na Stanford University. É Vice-Presidente da ABT (Associação Brasileira de Tecnologia Educacional) e Diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). É professor, orientador e pesquisador na Uninter e na PUC-SP. É autor de diversos livros, como: Games e gamificação em educação, Tutoria e interação em educação a distância e Web 2.0 e redes sociais em educação.

 

LITTO, Fredric M., MATTAR, João (org.). Educação aberta online: pesquisar, remixar e compartilhar. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

Download gratuito

R$0,00

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
2.1 Pesquisar REAs
2.2 Avaliar
2.3 Reutilizar
2.4 Remixar
2.5 Criar
2.6 Compartilhar
2.7 Licenciar
2.8 Vantagens e Desvantagens do Uso de REAs

3 ENSINO ONLINE ABERTO
3.1 Educação Aberta
3.1.1 Recursos educacionais abertos e práticas educacionais abertas?
3.1.2 Por que usar práticas e recursos abertos?
3.1.2.1 Por que usar recursos educacionais abertos (REAs)?
3.1.2.2 Por que licenciar abertamente meus próprios materiais?
3.1.2.3 Letramento digital
3.1.3 Usando REAs
3.1.3.1 Escolhendo um recurso
3.1.3.2 Atribuindo um recurso
3.1.3.3 Curadoria de REA
3.1.4 Como criar, compartilhar e remixar recursos educacionais abertos
3.1.4.1 O que preciso considerar ao criar ou remixar um REA?
3.1.4.2 Como posso compartilhar meus recursos com os outros?
3.1.5 Colocar “aberto” na prática
3.1.5.1 Recursos
3.2 Redes Pessoais de Aprendizagem
3.3 Design para Cursos Online Abertos
3.3.1 Design instrucional
3.3.2 Plataforma e hospedagem
3.3.3 Utilização de recursos livres disponíveis
3.3.4 Produção
3.3.5 Avaliação (dos alunos)
3.3.6 Avaliação (do curso)
3.3.7 Divulgação
3.4 Tutoria Online

4 APRENDIZAGEM ABERTA
4.1 Pedagogia da Educação Aberta
4.2 Aprendendo a aprender
4.2.1 Aprendizagem formal e informal
4.2.2 Habilidades de estudo e outras habilidades
4.2.2.1 Avaliação da informação na Web: o modelo PROMPT
4.2.3 Aprendendo por meio da reflexão
4.2.4 Utilizar mapas mentais para resumir informações
4.2.5 Planejar seu tempo de estudo
4.2.6 Você e seu aprendizado
4.2.6.1 Qualidades
4.2.6.2 Conhecimento
4.2.6.3 Habilidades
4.2.6.3.1 Habilidades pessoais
4.2.6.3.2 Habilidades de comunicação
4.2.6.3.3 Habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão
4.2.6.3.4 Habilidades de organização (autogestão)
4.2.6.3.5 Habilidades acadêmicas
4.2.7 Explorando a aprendizagem
4.2.7.1 Teorias da aprendizagem
4.2.7.1.1 Teorias da aprendizagem informal
4.2.7.1.2 Comunidades de prática
4.2.7.1.3 Teoria de Entwistle sobre abordagens dos alunos em relação à aprendizagem
4.2.8 Planejamento
4.2.8.1 Netiqueta e segurança
4.2.8.2 Plano de ação
4.2.8.3 Definindo metas
4.2.8.3.1 SMART
4.2.8.4 Obstáculos e incentivos

5 PESQUISA EM EDUCAÇÃO
5.1 Pesquisa em Educação
5.2 Ética em Pesquisa
5.3 Bom, mau, certo ou errado?
5.3.1 “Pessoas matam pessoas, não armas”?
5.3.2 Exemplos éticos
5.3.3 O que é ética?
5.3.4 Motivos
5.3.5 Vocabulário final
5.3.6 Ideologia
5.3.7 “Ética”, “ético” e autoridade
5.3.8 Vocabulários finais em contexto
5.4 Nem tudo é Grego para mim!
5.4.1 Três diálogos gregos
5.4.2 Estilo e retórica
5.4.3 Relacionamentos e conduta
5.5 Relacionamentos, emoções e ética
5.5.1 Relações e ética
5.5.2 Emoções e julgamentos
5.5.3 Negociação e adaptação
5.6 Ética diária
5.6.1 Introdução
5.6.2 O roubo pode ser correto?
5.6.3 O que importa?
5.7 Landscape with Weapon: uma alegoria
5.7.1 Os personagens
5.7.2 Ética e ethos: “a mamãe sabe?”
5.7.3 Direitos de propriedade intelectual e valor
5.7.4 Dispositivos retóricos
5.7.5 Identificação
5.7.6 A história até agora
5.7.7 Direitos
5.7.8 Razão ética
5.7.9 Consciência
5.7.10 Promessas
5.7.11 Interesses
5.7.12 O ato final
5.8 Conclusão

6 ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE
6.1 Acessibilidade
6.1.1 Deficiência
6.1.2 Acessibilidade e tecnologias assistivas
6.1.3 Acessibilidade, pedagogia e adaptações razoáveis
6.1.4 Especificar, planejar e avaliar a acessibilidade
6.2 Tecnologias Assistivas e Aprendizagem Online

7 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

ÍNDICE

ORGANIZADORES, TRADUTORES E COLABORADORES

AUTORES DOS CURSOS

Informação adicional

Organizador (es)

Fredric M. Litto, João Mattar

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

242

ISBN

9788564803091

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.