Descrição
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
2.1 Pesquisar REAs
2.2 Avaliar
2.3 Reutilizar
2.4 Remixar
2.5 Criar
2.6 Compartilhar
2.7 Licenciar
2.8 Vantagens e Desvantagens do Uso de REAs
3 ENSINO ONLINE ABERTO
3.1 Educação Aberta
3.1.1 Recursos educacionais abertos e práticas educacionais abertas?
3.1.2 Por que usar práticas e recursos abertos?
3.1.2.1 Por que usar recursos educacionais abertos (REAs)?
3.1.2.2 Por que licenciar abertamente meus próprios materiais?
3.1.2.3 Letramento digital
3.1.3 Usando REAs
3.1.3.1 Escolhendo um recurso
3.1.3.2 Atribuindo um recurso
3.1.3.3 Curadoria de REA
3.1.4 Como criar, compartilhar e remixar recursos educacionais abertos
3.1.4.1 O que preciso considerar ao criar ou remixar um REA?
3.1.4.2 Como posso compartilhar meus recursos com os outros?
3.1.5 Colocar “aberto” na prática
3.1.5.1 Recursos
3.2 Redes Pessoais de Aprendizagem
3.3 Design para Cursos Online Abertos
3.3.1 Design instrucional
3.3.2 Plataforma e hospedagem
3.3.3 Utilização de recursos livres disponíveis
3.3.4 Produção
3.3.5 Avaliação (dos alunos)
3.3.6 Avaliação (do curso)
3.3.7 Divulgação
3.4 Tutoria Online
4 APRENDIZAGEM ABERTA
4.1 Pedagogia da Educação Aberta
4.2 Aprendendo a aprender
4.2.1 Aprendizagem formal e informal
4.2.2 Habilidades de estudo e outras habilidades
4.2.2.1 Avaliação da informação na Web: o modelo PROMPT
4.2.3 Aprendendo por meio da reflexão
4.2.4 Utilizar mapas mentais para resumir informações
4.2.5 Planejar seu tempo de estudo
4.2.6 Você e seu aprendizado
4.2.6.1 Qualidades
4.2.6.2 Conhecimento
4.2.6.3 Habilidades
4.2.6.3.1 Habilidades pessoais
4.2.6.3.2 Habilidades de comunicação
4.2.6.3.3 Habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão
4.2.6.3.4 Habilidades de organização (autogestão)
4.2.6.3.5 Habilidades acadêmicas
4.2.7 Explorando a aprendizagem
4.2.7.1 Teorias da aprendizagem
4.2.7.1.1 Teorias da aprendizagem informal
4.2.7.1.2 Comunidades de prática
4.2.7.1.3 Teoria de Entwistle sobre abordagens dos alunos em relação à aprendizagem
4.2.8 Planejamento
4.2.8.1 Netiqueta e segurança
4.2.8.2 Plano de ação
4.2.8.3 Definindo metas
4.2.8.3.1 SMART
4.2.8.4 Obstáculos e incentivos
5 PESQUISA EM EDUCAÇÃO
5.1 Pesquisa em Educação
5.2 Ética em Pesquisa
5.3 Bom, mau, certo ou errado?
5.3.1 “Pessoas matam pessoas, não armas”?
5.3.2 Exemplos éticos
5.3.3 O que é ética?
5.3.4 Motivos
5.3.5 Vocabulário final
5.3.6 Ideologia
5.3.7 “Ética”, “ético” e autoridade
5.3.8 Vocabulários finais em contexto
5.4 Nem tudo é Grego para mim!
5.4.1 Três diálogos gregos
5.4.2 Estilo e retórica
5.4.3 Relacionamentos e conduta
5.5 Relacionamentos, emoções e ética
5.5.1 Relações e ética
5.5.2 Emoções e julgamentos
5.5.3 Negociação e adaptação
5.6 Ética diária
5.6.1 Introdução
5.6.2 O roubo pode ser correto?
5.6.3 O que importa?
5.7 Landscape with Weapon: uma alegoria
5.7.1 Os personagens
5.7.2 Ética e ethos: “a mamãe sabe?”
5.7.3 Direitos de propriedade intelectual e valor
5.7.4 Dispositivos retóricos
5.7.5 Identificação
5.7.6 A história até agora
5.7.7 Direitos
5.7.8 Razão ética
5.7.9 Consciência
5.7.10 Promessas
5.7.11 Interesses
5.7.12 O ato final
5.8 Conclusão
6 ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE
6.1 Acessibilidade
6.1.1 Deficiência
6.1.2 Acessibilidade e tecnologias assistivas
6.1.3 Acessibilidade, pedagogia e adaptações razoáveis
6.1.4 Especificar, planejar e avaliar a acessibilidade
6.2 Tecnologias Assistivas e Aprendizagem Online
7 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ÍNDICE
ORGANIZADORES, TRADUTORES E COLABORADORES
AUTORES DOS CURSOS
Avaliações
Não há avaliações ainda.