Elsa Guimarães Oliveira

Educação a Distância na Transição Paradigmática

A Educação a Distância (EAD) é, atualmente, um campo em evidente expansão no Brasil, como forma de atender à crescente e diversificada demanda por educação, sobretudo na formação continuada de professores. Se, um dia, essa modalidade educacional foivista com desconfiança, hoje, o desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação impulsiona seu crescimento.

Contudo, a introdução de sofisticados recursos tecnológicos em velhas práticas educacionais não representa, por si só, uma inovação pedagógica. Assim, os critérios para analisar as propostas de EAD não devem estar voltados para a mediação tecnológica, mas para a concepção didático-pedagógica subjacente ao suporte tecnológico e à sua utilização.

Nessa perspectiva, esse livro tem como propósito buscar, nos paradigmas emergentes que delineiam as mudanças da contemporaneidade, diretrizes para analisar e orientar propostas alternativas de EAD. A autora investiga, aqui, a relação entre as rupturas e os avanços no uso da tecnologia, representada pela Internet, e os da pedagogia, na construção do conhecimento.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a Distância na Transição Paradigmática. São Paulo: Papirus 2012.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$47,90

Em estoque

em até 3x de R$15,97 sem juros

à vista R$43,11 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

1. UMA REDE TEÓRICO-METODOLÓGICA DOS NOVOS TEMPOS, ESPAÇOS E PARADIGMAS
Os privilégios e os desafios dos novos tempos e espaços
Transição de paradigmas: Do conservador ao emergente
Educação a Distância (EAD) e Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) na transição paradigmática EAD na formação continuada de professores

2. AS MALHAS DA TRAMA DO “3º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA” DA UnB.
Puxando os fios da memória da trama
Enfatizando a voz dos interlocutores/atores
Procurando estabelecer uma teia de relações
Compreendendo o emaranhado dos fios da rede do 3º Curso
Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR): Síntese da proposta pedagógica

3. PONTOS E “NÓS” DA TRAMA ANALISADA
Analisando a mediação pedagógica
Reconfigurando a rede: A Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR)

CONCLUSÃO: UMA TESSITURA EMERGENTE PARA (E NA) EAD
A rede no 3º Curso: Tecendo considerações
Pontos altos/avanços
Pontos baixos, “nós”/obstáculos e desafios
Entrelaçando pontos altos do 3º Curso na formação continuada de professores
Malhas ausentes na rede da vida

Informação adicional

Peso 0,185 kg
Dimensões 21 × 14 cm
Organizador (es)

Elsa Guimarães Oliveira

Edição

Editora

Papirus

Ano de Publicação

2012

Nº de páginas

144

ISBN

9788530806996

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.