Alex Sandro Gomes, Candy Laurendon, Grégory Munoz, Olivier AllainDidática Profissional: um guia para formadores
Analisar as situações de trabalho para melhor compreende-las para conceber os dispositivos de Formação, permitindo o desenvolvimento dos atores a quem se destinam estes dispositivos: esse é o Projeto da Didática Profissional. Este projeto transformou-se durante a sua evolução, passando da análise do trabalho industrial para a análise do trabalho de serviço, com e para os outros. Esta abordagem propõe conceitos e métodos que permitem aos formadores de conceber situações de aprendizagem pertinentes porque fundamentadas na análise das situações de trabalho.
Didática Profissional propõe uma abordagem educacional única e uma das poucas destinadas à formação de trabalhadores, Ela integra ensinamentos da teoria da conceitualização na ação de Gérard Vergnaud, o rigor analítico da ergonomia cognitiva, que transcende os conhecimentos prescritos do trabalho, bem como abordagens didáticas inspiradas da pedagogia das situações de Pierre Pastré. Já reconhecida na França no campo da formação profissional, a Didática Profissional ainda carecia de uma obra que a apresentasse comum foco metodológico, além de conceitual.
O objetivo deste livro é introduzir os formadores a estes conceitos e métodos para ajuda-los a conceber recursos formativos relacionados com as especificidades da atividade real. Publicado originalmente em francês, os autores propõem agora uma versão da obra em português e adaptada para a realidade brasileira, sensível ao nosso contexto. Ainda trazendo as ferramentas conceituais e metodológicas da Didática Profissional, desde a coleta de dados durante a análise do trabalho real, até a avaliação da assim, aprendizagem nas situações didáticas criadas em referência às atividades analisadas.
Professores, pedagogos, todos aqueles interessados na formação de trabalhadores e/ou de aprendentes/aprendizes, encontrarão aqui reflexões, métodos, exemplos de pesquisas e sugestões de atividades sob um enfoque ainda muito incomum, o da inteligência dos trabalhadores na resolução de situações práticas, ande agir é aprender.
ALLAIN, Olivier; LAURENDON, Candy; MUNHUZ, Grégory; GOMES, Alex Sandro. (Orgs.). Didática profissional: um guia para formadores. 1. ed. Recife: Pipa Comunicações, 2023.
FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL
R$110,00
Em estoque
em até 3x de R$36,67 sem juros
à vista R$99,00 via depósito ou PIX
Descrição
SUMÁRIO
Capítulo 1 – O que é e para que serve a Didática Profissional?
Capítulo 2 – Reflexões iniciais sobre a prescrição oficial da profissão a ser aprendida
Capítulo 3 – Escolha de uma situação “problema” com o coletivo de formadores e profissionais
Capítulo 4 – Coleta de dados sobre a atividade na situação escolhida
Capítulo 5 – Análise da atividade na situação escolhida
Capítulo 6 – Formalização de competências e recursos para dominar a situação escolhida
Capítulo 7 – Ensinar e aprender em Didática Profissional
Capítulo 8 – Construção e mediação (animação) da situação de formação com base na análise da atividade
Capítulo 9 – Avaliar na situação de formação
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.