Alex Sandro Gomes, Candy Laurendon, Grégory Munoz, Olivier Allain

Didática Profissional: um guia para formadores

Analisar as situações de trabalho para melhor compreende-las para conceber os dispositivos de  Formação, permitindo o desenvolvimento dos atores a quem se destinam estes dispositivos: esse é o Projeto da Didática Profissional. Este projeto transformou-se durante a sua evolução, passando da análise do trabalho industrial para a análise do trabalho de serviço, com e para os outros. Esta abordagem propõe conceitos e métodos que permitem aos formadores de conceber situações de aprendizagem pertinentes porque fundamentadas na análise das situações de trabalho.

Didática Profissional propõe uma abordagem educacional única e uma das poucas destinadas à formação de trabalhadores, Ela integra ensinamentos da teoria da conceitualização na ação de Gérard Vergnaud, o rigor analítico da ergonomia cognitiva, que transcende os conhecimentos prescritos do trabalho, bem como abordagens didáticas inspiradas da pedagogia das situações de Pierre Pastré. Já reconhecida na França no campo da formação profissional, a Didática Profissional ainda carecia de uma obra que a apresentasse comum foco metodológico, além de conceitual.

O objetivo deste livro é introduzir os formadores a estes conceitos e métodos para ajuda-los a conceber recursos formativos relacionados com as especificidades da atividade real. Publicado originalmente em francês, os autores propõem agora uma versão da obra em português e adaptada para a realidade brasileira, sensível ao nosso contexto. Ainda trazendo as ferramentas conceituais e metodológicas da Didática Profissional, desde a coleta de dados durante a análise do trabalho real, até a avaliação da assim, aprendizagem nas situações didáticas criadas em referência às atividades analisadas.

Professores, pedagogos, todos aqueles interessados na formação de trabalhadores e/ou de aprendentes/aprendizes, encontrarão aqui reflexões, métodos, exemplos de pesquisas e sugestões de atividades sob um enfoque ainda muito incomum, o da inteligência dos trabalhadores na resolução de situações práticas, ande agir é aprender.

ALLAIN, Olivier; LAURENDON, Candy; MUNHUZ, Grégory; GOMES, Alex Sandro. (Orgs.). Didática profissional: um guia para formadores. 1. ed. Recife: Pipa Comunicações, 2023.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

 

 

R$110,00

Em estoque

em até 3x de R$36,67 sem juros

à vista R$99,00 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1 – O que é e para que serve a Didática Profissional?

Capítulo 2 – Reflexões iniciais sobre a prescrição oficial da profissão a ser aprendida

Capítulo 3 – Escolha de uma situação “problema” com o coletivo de formadores e profissionais

Capítulo 4 – Coleta de dados sobre a atividade na situação escolhida

Capítulo 5 – Análise da atividade na situação escolhida

Capítulo 6 – Formalização de competências e recursos para dominar a situação escolhida

Capítulo 7 – Ensinar e aprender em Didática Profissional

Capítulo 8 – Construção e mediação (animação) da situação de formação com base na análise da atividade

Capítulo 9 – Avaliar na situação de formação

Informação adicional

Organizador (es)

Alex Sandro Gomes, Candy Laurendon, Grégory Munoz, Olivier Allain

Edição

Editora

Pipa

Ano de Publicação

2023

Nº de páginas

372

ISBN

9786587033600

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.