Descrição
Sumário
Introdução
A minha trajetória e a construção da minha identidade docente segundo a perspectiva de desenvolvimento integral
Capítulo 1
A didática e a educação holística
1.1 A didática
1.2 A educação holística
1.3 A didática holística
Capítulo 2
Construindo a identidade docente dentro dos princípios da educação integral
2.1 Os cinco sentidos e a educação integral
2.2 Uma proposta de educação integral e holística de desenvolvimento humano
Capítulo 3
Aula: espaço e tempo para aprender
3.1 O espaço
3.1.1 O espaço da escola e o espaço para a aula
3.1.2 Distribuição espacial das carteiras
3.2 O tempo
3.2.1 O tempo na escola, o tempo da aula
3.2.2 O ritmo de cada um
Capítulo 4
Os diferentes modos de aprender e um planejamento mais eficaz
4.1 As inteligências múltiplas
4.2 O planejando e a aprendizagem integral
4.3 Procedimentos de ensino e recursos didáticos
Capítulo 5
A expressividade do professor em sala de aula
5.1 A visão do corpo
5.2 O corpo na escola
5.3 O professor e os reflexos de sua educação fragmentada
5.4 A fluência
5.5 O espaço
5.6 O peso
5.7 O tempo
5.8 A visão de Laban sobre a educação e suas contribuições para a didática holística
5.9 A relação dos fatores de movimento na expressividade do professor
Capítulo 6. Avaliar as aprendizagens
Referências bibliográficas
Avaliações
Não há avaliações ainda.