Celia Maria Haas, Mônica Cristina Garbin, Gabriely Cabestré Amorim, Márcia Regina Osaki, Roberto Massi de Oliveira

Desafios de uma Educação Digital de Qualidade: práticas experimentadas

Este livro é fruto do Programa “Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância” ofertado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo – a UNIVESP – uma instituição de educação superior pública, criada pela Lei nº 14.836, de 20 de julho de 2012 que visa a formação de novos profissionais para atuação em cursos na modalidade a distância.

Tal programa tem origem em um convênio entre a UNIVESP e as três universidades estaduais paulistas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Neste contexto, foram oferecidas bolsas de mestrado e doutorado para pesquisadores estudantes de pós-graduação das referidas universidades, para o desenvolvimento de atividades de Educação a Distância na UNIVESP.

A presente coletânea tem como tema central a Educação Digital e seus desafios para a oferta de uma formação de qualidade e busca a continuidade da obra anteriormente organizada Tecnologias na Educação: Ensino, Aprendizagem e Políticas” (2021), publicizando o trabalho desenvolvido por estudantes do referido curso de especialização.

A Educação Digital é uma prática educacional inovadora que propõe o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias e metodologias de ensino, ampliando e reconfigurando a aprendizagem e a ação docente. A UNIVESP tem em seu Modelo Pedagógico o compromisso com uma educação dinâmica, interdisciplinar e inovadora, por meio do uso da tecnologia e, portanto, configura-se em um local apropriado para a produção de reflexões e conhecimentos relacionados à prática da Educação Digital.

Considerando que os trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso de formação partem da vivência dos pesquisadores na Educação Digital e, em sua maioria, fundamentam-se na proposição de novas perspectivas e caminhos para sua oferta, reforça-se a importância de sua divulgação.

Espera-se que as pesquisas, discussões e reflexões realizadas pelos autores e pelas autoras dos capítulos presentes nesta obra contribuam para a ampliação e a consolidação da Educação Digital como uma área de conhecimento a ser estudada, bem como permita o acesso à profissionais e instituições se aproximarem dos conhecimentos produzidos na Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Os Organizadores

Desafios de uma educação digital de qualidade: práticas experimentadas (orgs). GARBIN, Mônica Cristina; OSAKI , Márcia Regina; OLIVEIRA, Roberto Massi de; AMORIM, Gabriely Cabestré; HAAS, Celia Maria. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2024.

R$0,00

Descrição

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

WEBCONFERÊNCIA EM FOCO: INTERAÇÃO ENTRE FACILITADORES E ALUNOS NO CONTEXTO DA UNIVESP
Thiago Henrique Sampaio
Elaine Cristina Ferreira de Oliveira
Jaqueline Nascimento da Silva
Camila Incau
Mônica Cristina Garbin

A IMPORTÂNCIA DO FACILITADOR NA ATENUAÇÃO DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL DO ALUNO DE GRADUAÇÃO EAD
Mariane Catelli
Paula Belei
Renato Dias
Aladir Gomes
Hugo Soares
Luzia Maya Kikuchi

MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS PADRÕES DE APROVEITAMENTO DOS ALUNOS EM UMA DISCIPLINA EAD BASEADA NA APRENDIZAGEM POR PROJETOS
Daniel Cesar Braz
Elaine Silva Rocha Sobreira
Vinícius França de Sene
Talismara Guilherme Molina
Alexander Ariyoshi Zerwas
Marcelo Modolo

MÉTRICAS TEMPORAIS E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS EM DESENHO INSTRUCIONAL: UMA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DISCENTE
Lais Kohan
Denis César Mosconi Pereira
Ulisses Lakatos de Mello
Priscila Aparecida de Moraes
Luis Fernando Rodriguez Jimenez
Glauce Barbosa Verão

INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LITERATURA E UM ESTUDO DE CASO
Alana Onitsko Ferreira
Aline Cristina Totina Felippe
Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro
Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli
Thais Pereira da Silva
Gabriely Cabestré Amorim

EXERCÍCIOS DE APOIO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REAs) UTILIZADOS PELA UNIVESP: UMA AVALIAÇÃO DISCENTE
Ubirajara de None Caputo
Gabriela Brasci Berro
Larissa Bizon Stella Vannucci Lemos
Fabiana Tais dos Santos Silva
Mônica Cristina Garbin

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Marco Volpini Micheli
Eduardo Silva Ramos
Guilherme Eduardo
Lucas Knappe
Fernanda da Silva Chagas
Pedro Berutti Marques
Carlos José Caetano Bacha

ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E LETRAMENTO MIDIÁTICO: UM ESTUDO A PARTIR DOS FACILITADORES DA UNIVESP
Rafael Gutierres Castanha
Bianca Savegnago de Mira
Gian Carlo Decarli
Wilson Roberto Veronez Júnior
Danilo Dolci
Agnaldo Arroio

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO INTEGRADOR PARA AFORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVESP
Ketiuce Ferreira Silva
Andréa Calderan
Andreza Olivieri Lopes Carmignolli
Carlos Eduardo da Silva
Mônica Cristina Garbin

VERIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO PRÉVIO: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVESP
Analu Garcia Borges
Camila Juliane Lima
Pedro Vinícius Melo dos Santos
Pollynne Ferreira de Santana
Cléver Ricardo Guareis de Farias

SUTURANDO DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELAS LENTES DO MULTICULTURALISMO
Beatriz Lopes Porto Verzolla
Bianca Rafaela Boni
Igor Micheletto Martins
Regiane Aparecida Cruz Pereira
Thais Paschoal Postingue
Gabriely Cabestré Amorim

SIMULAÇÕES 3D DA PLATAFORMA PHET NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR E SUAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DERIVADAS
Joacilia Mazzini Marques de Souza
Rafael Trivella Pacheco da Silva
Luciana Aparecida Teixeira Piorini
Monique Carolina Lima Santos
Pollyana da Silva Ematne de Barros
Édison Trombeta de Oliveira

RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA PROMOÇÃO DAAUTORREGULAÇÃO DA PRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ADISTÂNCIA
Eduardo Araújo de Ávila
Michelle Cristine da Silva Toti
André Luís Castilho Pitol
Eduardo Alves Rodrigues

O USO DE PODCASTS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DE LICENCIATURA DA UNIVESP
Victor Luan Caciatore de Souza
Roberta Souto Carlos
Clara Moreira Molinari
Luana Maria Gava
Mauricio Ferreira de Brito
Umberto de Souza Cunha Neto
Vinicius Luis Arcangelo Silva
Mônica Cristina Garbin

O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Danielle Divardin
Fernando Cezar Corrêa Esposito
Gisele Frederio
Verônica Ribeiro Lima
Denise de La Corte Bacci

MOTIVAÇÃO NO ENSINO E ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS APLICÁVEIS AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Aline Marcondes Miglioli
Anderson Elias Furtado
Édison Trombeta de Oliveira
Fidel Ernesto Diaz Andino
José Angel Medel
Leonardo Rodrigues Porto
Paola Cristina Ribeiro

Informação adicional

Organizador (es)

Celia Maria Haas, Mônica Cristina Garbin, Gabriely Cabestré Amorim, Márcia Regina Osaki, Roberto Massi de Oliveira

Autor (es)

Glauce Barbosa Verão, Mônica Cristina Garbin, Agnaldo Arroio, Aladir Gomes, Alana Onitsko Ferreira, Alexander Ariyoshi Zerwas, Aline Cristina Totina Felippe, Aline Marcondes Miglioli, Analu Garcia Borges, Anderson Elias Furtado, André Luís Castilho Pitol, Andréa Calderan, Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Beatriz Lopes Porto Verzolla, Bianca Rafaela Boni, Bianca Savegnago de Mira, Camila Incau, Camila Juliane Lima, Carlos Eduardo da Silva, Carlos José Caetano Bacha, Clara Moreira Molinari, Cléver Ricardo Guareis de Farias, Daniel Cesar Braz, Danielle Divardin, Danilo Dolci, Denis César Mosconi Pereira, Denise de La Corte Bacci, Édison Trombeta de Oliveira, Eduardo Alves Rodrigues, Eduardo Araújo de Ávila, Eduardo Silva Ramos, Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, Elaine Silva Rocha Sobreira, Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro, Fabiana Tais dos Santos Silva, Fernanda da Silva Chagas, Fernando Cezar Corrêa Esposito, Fidel Ernesto Diaz Andino, Gabriela Brasci Berro, Gabriely Cabestré Amorim, Gian Carlo Decarli, Gisele Frederio, Guilherme Eduardo, Hugo Soares, Igor Micheletto Martins, Jaqueline Nascimento da Silva, Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Joacilia Mazzini Marques de Souza, José Angel Medel, Ketiuce Ferreira Silva, Lais Kohan, Larissa Bizon Stella Vannucci Lemos, Leonardo Rodrigues Porto, Luana Maria Gava, Lucas Knappe, Luciana Aparecida Teixeira Piorini, Luis Fernando Rodriguez Jimenez, Luzia Maya Kikuchi, Marcelo Modolo, Marco Volpini Micheli, Mariane Catelli, Mauricio Ferreira de Brito, Michelle Cristine da Silva Toti, Monique Carolina Lima Santos, Paola Cristina Ribeiro, Paula Belei, Pedro Berutti Marques, Pedro Vinícius Melo dos Santos, Pollyana da Silva Ematne de Barros, Pollynne Ferreira de Santana, Priscila Aparecida de Moraes, Rafael Gutierres Castanha, Rafael Trivella Pacheco da Silva, Regiane Aparecida Cruz Pereira, Renato Dias, Roberta Souto Carlos, Talismara Guilherme Molina, Thais Paschoal Postingue, Thais Pereira da Silva, Thiago Henrique Sampaio, Ubirajara de None Caputo, Ulisses Lakatos de Mello, Umberto de Souza Cunha Neto, Verônica Ribeiro Lima, Victor Luan Caciatore de Souza, Vinícius França de Sene, Vinicius Luis Arcangelo Silva, Wilson Roberto Veronez Júnior

Edição

Ano de Publicação

2024

Nº de páginas

376

ISBN

9786586977264

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.