Mônica Cristina Garbin, Gabriely Cabestré Amorim, Naiara Chierici da Rocha

Formação e Inclusão no Ensino Superior: experiências e perspectivas

A inclusão no ensino superior vai muito além de assegurar vagas para grupos minoritários ou pessoas com deficiência. Trata-se de estabelecer uma cultura que valorize a diversidade em todas as suas formas, seja ela étnica, racial, de gênero, socioeconômica, de orientação sexual ou de habilidades físicas e cognitivas. A inclusão é um compromisso com a diferença, que busca eliminar barreiras físicas e sociais que impedem o acesso de todos à educação superior.

Nesse contexto, é fundamental que as instituições de ensino desenvolvam políticas e ações concretas que fomentem a formação de uma comunidade acadêmica inclusiva. Isso implica em oferecer recursos e suportes adequados para que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades de aprendizado. Isso pode incluir ensino que contemple a especificidade de cada sujeito, salas de aula acessíveis, materiais didáticos em formatos acessíveis e apoio psicopedagógico, entre outros serviços e recursos.

Além disso, a permanência dos estudantes no ensino superior também deve ser assegurada. Isso implica em combater a evasão escolar por meio de estratégias que garantam o apoio emocional e acadêmico aos estudantes, especialmente àqueles que enfrentam dificuldades específicas. A criação de programas de apoio pedagógico, a oferta de bolsas de estudo e a promoção de ambientes inclusivos e acolhedores são medidas importantes nesse sentido.

Quando as instituições de ensino superior se comprometem com a inclusão, não estão apenas beneficiando os estudantes, mas também preparando profissionais mais conscientes e preparados para atuar em uma sociedade diversa. Esses futuros profissionais estarão mais aptos a lidar com a diversidade no ambiente de trabalho e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Quando as instituições de ensino superior assumem o compromisso de promover a inclusão, elas desempenham um papel fundamental na formação inicial docente. Ao preparar futuros professores para atuar em diversos contextos educacionais, inclusive em classes hospitalares, estão contribuindo para a construção de uma base sólida de competências pedagógicas e sociais.

ROCHA. Naiara Chierici da; AMORIM. Gabriely Cabestré; GARBIN. Mônica Cristina (orgs.) Formação e inclusão no ensino superior: experiências e perspectivas. 1 ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2023.

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Descrição

Sumário

SUPORTE EDUCACIONAL, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO NÚCLEO E ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA UFRRJ
Márcia Denise Pletsch, Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Janaina da Silva Nogueira e Julinete Vieira da Fonseca

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA REMOTA PARA INCLUSÃO E
DIVERSIDADE
Nádia Rubio Pirillo e Agnaldo Arroio

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE UM CURSO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Angelita Vieira de Morais e Eder Pires de Camargo

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DESAFIOS, AVANÇOS E O CONTEXTO DA UNIVESP
Naiara Chierici da Rocha, Gabriely Cabestré Amorim e Mônica Cristina Garbin

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INCLUSIVA: EQUIDADE NO PROCESSO DE ENSINO A APRENDIZAGEM
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Klaus Schlünzen Junior e Cícera A. Lima Malheiro

ACESSIBILIDADE EM PLATAFORMAS DIGITAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA BRASILEIRA
DE SINAIS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
João Luiz Souza Pereira, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e Janiele de Souza Santos Uchelli

DE COMO APRENDER A SER PROFESSOR NA UNIVERSIDADE: FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE E
A INCLUSÃO NA SALA DE AULA
Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego, Rosario Genta Lugli e Vivian Batista da Silva

AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA UNIVESP PARA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM APOIO DO QUESTIONÁRIO HEUA
Marleny Luque Carbajal, Cristina Victoria González Gualito, Celia Maria Haas, Viviane da Silva Carvalho, Luciana Sayuri Tahira, Isabela Cintra Moherdaui, Maísa Martins Faleiros, e Ana Lucia Pinto de Camargo Meneghel

CLASSES HOSPITALARES, UMA APROXIMAÇÃO AO CURRÍCULO E ÀS EXPERIÊNCIAS
Luisa de Mendonça Passos e Daniela Melaré Vieira Barros

Informação adicional

Organizador (es)

Mônica Cristina Garbin, Gabriely Cabestré Amorim, Naiara Chierici da Rocha

Autor (es)

Celia Maria Haas, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Klaus Schlünzen Junior, Mônica Cristina Garbin, Agnaldo Arroio, Ana Lucia Pinto de Camargo Meneghel, Angelita Vieira de Morais, Cícera A. Lima Malheiro, Cristina Victoria González Gualito, Daniela Melaré Vieira Barros, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Eder Pires de Camargo, Fabiana Aparecida, Gabriely Cabestré Amorim, Isabela Cintra Moherdaui, Janaina da Silva Nogueira, Janiele de Souza Santos Uchelli, João Luiz Souza Pereira, Julinete Vieira da Fonseca, Luciana Sayuri Tahira, Luisa de Mendonça Passos, Maísa Martins Faleiros, Márcia Denise Pletsch, Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Marleny Luque Carbajal, Menegazzo Cordeiro, Nádia Rubio Pirillo, Naiara Chierici da Rocha, Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego, Rosario Genta Lugli, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Vivian Batista da Silva, Viviane da Silva Carvalho

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2023

Nº de páginas

262

ISBN

9786586977257

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