Evellyn Ládya Franco Pontes

Cultura Digital na Formação Inicial de Pedagogos

O intenso uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas distintas esferas de atividades e, principalmente, nas práticas sociais contemporâneas afeta substancialmente nossos processos de pensar, fazer, aprender, produzir e compartilhar informações, provocando profundas transformações na cultura, na evolução da ciência, na expressão do pensamento e das emoções, nas relações interpessoais, na atribuição de significados e na percepção que temos da realidade, que a cada dia se torna mais hiperconectada e ubíqua.

O impacto dessas mudanças na sociedade e na educação é de tal envergadura, que interfere nas práticas escolares e formativas, exigindo novos estudos sobre a formação de professores e, em especial, daqueles que lidam com as crianças na fase inicial de escolarização, como é o caso dos pedagogos. Este livro reveste-se de fundamental importância ao tomar como foco de estudos as experiências sociais e acadêmicas na cultura digital de estudantes do curso de Pedagogia, em busca de reconhecer suas concepções sobre como essa cultura vem sendo criada no cotidiano dos espaços de educação.

Evellyn Ládya Franco Pontes, uma jovem autora, consegue instigar o leitor com maestria pelos meandros da formação inicial do pedagogo, arregimenta teorias, analisa dados concretos de um contexto formativo, tece críticas e faz propostas para uma formação condizente com a cultura digital.
A leitura dessa obra poderá inspirar novas ideias para a construção da cultura digital no contexto da formação inicial de pedagogos e, de modo mais amplo, na formação de professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino.

PONTES, Evellyn Ládya Franco. Cultura digital na formação inicial de pedagogos. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
1.1 Motivações e Trajetória
1.2 Contexto da Pesquisa
1.3 Problematização
1.4 Objetivos
1.5 Estrutura do Livro

2 FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA E NA CULTURA DIGITAL
2.1 O Digital: uma cultura em construção
2.1.1 Cultura da Internet
2.1.2 Cultura digital na educação
2.1.3 Cultura digital e currículo: web currículo
2.2 Formação Inicial dos Professores no Contexto Contemporâneo
2.3 O Professor na Cultura Digital

3 CONCEPÇÕES, TRAJETÓRIA E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
3.1 Abordagem da Pesquisa
3.2 Coleta de Dados
3.3 Revisão de Literatura: Contexto dos Programas de Pós-graduação em
Educação nas Investigações sobre Tecnologias na Formação de Professores
3.3.1 Definição dos protocolos de busca da Revisão de Literatura
3.3.2 Levantamento nos bancos de dados
3.3.3 Pré-análise dos dados obtidos
3.4 Questionário de Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa (Q1)
3.5 Questionário sobre as Concepções dos Alunos a Respeito do Uso Pedagógico das TDIC (Q2)
3.6 Entrevista Coletiva

4 ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS
4.1 Análise da Revisão de Literatura
4.2 Análise do Questionário (Q1) de Caracterização dos Sujeitos da Pesquisa
4.3 Análise do Questionário sobre as Concepções dos Alunos a Respeito do Uso Pedagógico das TDIC (Q2)
4.3.1 Bloco 1 — Benefícios das TDIC para a aprendizagem
4.3.1.1 Utilidade das tecnologias para o trabalho pedagógico
4.3.1.2 Tecnologia como facilitadora do trabalho pedagógico
4.3.1.3 Contribuição das TDIC para a aprendizagem
4.3.1.4 Utilização das tecnologias na prática pedagógica
4.3.1.5 Percepção sobre o desempenho na utilização das TDIC em situações educativas
4.3.1.6 Aprendizagem a distância
4.3.2 Bloco 2 — Influência social para o uso das TDIC na prática pedagógica
4.3.2.1 Uso das tecnologias pelos professores do curso
4.3.2.2 Percepção sobre o incentivo do curso quanto ao uso das tecnologias digitais para fins pedagógicos
4.3.2.3 Influência externa do mercado profissional quanto à apropriação tecnológica no trabalho pedagógico com aporte das TDIC
4.3.3 Bloco 3 — Formação para o uso das TDIC em ações educativas
4.3.3.1 Autoavaliação dos conhecimentos sobre a utilização das tecnologias digitais em situações educativas
4.3.3.2 Insegurança sobre desenvolver um trabalho pedagógico com aporte das tecnologias digitais 4.3.3.3 Intenção de usar a tecnologia na educação depois de formado
4.4 Análise da Entrevista Coletiva
4.4.1 Cultura digital na vida
4.4.1.1 Relações cotidianas com as tecnologias digitais
4.4.1.2 Novos paradigmas em construção
4.4.1.3 Produção na cultura digital
4.4.2 Formação na cultura digital
4.4.2.1 Formação para o uso das tecnologias digitais
4.4.2.2 Tecnologias digitais no curso e o estudo a distância
4.4.3 Práticas pedagógicas na cultura digital
4.4.3.1 Papel do pedagogo na cultura digital
4.4.3.2 Currículo e tecnologias digitais

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Informação adicional

Organizador (es)

Evellyn Ládya Franco Pontes

Ano de Publicação

2018

Edição

Editora

Artesanato Educacional

ISBN

9788564803121

Nº de páginas

204

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.