A Formação de Professores e seus Desafios Frente às Mudanças Sociais, Políticas e Tecnológicas

A qualificação e a formação continuada dos professores são aspectos essenciais para a valorização do profissional docente, tema que provoca debates sobre as políticas e práticas em educação. Nesta obra, um renomado grupo de pesquisadores, de variadas áreas do conhecimento, traça um panorama da formação de professores no Brasil e evidencia os desafios que nosso país precisa enfrentar, principalmente quanto às demandas reais e urgentes em relação à formação inicial de professores, ao processo de formação continuada e de avaliação de desempenho. Os autores discutem políticas públicas de formação e do trabalho docente, projetos educacionais e programas de formação de professores na educação infantil, nos ensinos fundamental, médio e superior e também na educação para jovens e adultos (EJA), sempre analisados no contexto dos desafios que a sociedade atual nos coloca: uma formação capaz de dar conta das exigências em relação às mudanças políticas e sociais, às inovações no processo de ensino e aprendizagem provocadas pela revolução tecnológica e às demandas quanto à saúde do profissional docente. Suas propostas são voltadas à qualidade na formação do professor, buscando sua saúde, bem-estar e desenvolvimento, em um convite à reflexão sobre os desafios de ser professor no século XXI.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós; VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do; MATTOS, Maria José Viana Marinho de. A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$106,00

Fora de estoque

Descrição

SUMÁRIO

Capítulo 1. Inovações no ensino e na formação continuada de professores: retrocessos, avanços e novas tendências
Capítulo 2. A performatividade na educação: as implicações das novas tecnologias políticas no trabalho do professor
Capítulo 3. Formação de professores e os processos avaliativos: os exames de larga escala
Capítulo 4. O estágio supervisionado na formação dos profissionais da educação
Capítulo 5. Notas sobre o campo disciplinar e de conhecimento da infância e a formação de professores para a educação infantil
Capítulo 6. Formação de professores alfabetizadores
Capítulo 7. Formação de professores que ensinam matemática: uma discussão sobre as estratégias de resolução utilizadas pelos alunos dos anos iniciais
Capítulo 8. Formação de professores para a educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades
Capítulo 9. A formação do gestor escolar: reflexões à luz do estágio curricular nos cursos de pedagogia
Capítulo 10. Bullying nas escolas: conhecer para intervir
Capítulo 11. Neurociências e gestão educacional: estratégias de enfrentamento do estresse docente e a formação profissional
Capítulo 12. Voz e gestos: expressividade do professor universitário
Capítulo 13. O envelhecimento dos trabalhadores, o envelhecimento do pessoal docente, a organização do trabalho e a gestão da idade
Capítulo 14. Escola básica e suas revoluções necessárias: desafios à formação docente
Capítulo 15. Formação de professores – tecnologia educacional

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Autor (es)

Cláudia da Mota Darós Parente, Luiza Elena L. Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos

Edição

Editora

Grupo A

Selo

Penso

Ano de Publicação

2015

Nº de páginas

256

ISBN

9788584290123

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.