Descrição
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Conceito de design
O pensamento de design na educação
CAPÍTULO 1 – O QUE É DESIGN THINKING?
1.1 Significado da expressão design thinking
1.2 Origem da expressão design thinking
1.3 Principais perspectivas relativas ao processo de design thinking
CAPÍTULO 2 – PARA QUE SERVE O DESIGN THINKING?
2.1 Aplicação do design thinking
2.2 Design thinking como abordagem de inovação
2.3 Design thinking como metodologia para solução de problemas
2.4 Design thinking como estratégia de ensino-aprendizagem
2.5 Design thinking em diferentes contextos educacionais
CAPÍTULO 3 – O QUE FAZ O DESIGN THINKING
3.1 O design thinking lider de projeto
3.2 Design thinking – as pessoas diretamente envolvidas no dt
3.3 Stakeholders – as partes interessadas
3.4 Prestadores de serviço
CAPÍTULO 4 – COMO UTILIZA O DESIGN THINKING?
4.1 Breve retomada dos conceitos apresentados
4.2 Antes de começar
4.3 Compreender o problema
4.4 Projetar soluções
4.5 Prototipar
4.6 Implementar a melhor opção
CAPÍTULO 5 – APLICANDO AS ESTRATÉGIAS DE DESIGN THINKING
5.1 Algumas considerações importantes
5.2 Fichas de estratégias de DT para consulta
1. Definição do desafio estratégico
2. Organização de conhecimentos prévios
3. Pesquisa exploratória
4. Plano de coleta de dados
5. Imersão
6. Entrevista empática
7. Autodocumenatção
8. Análise dos dados coletados
9. Composição de perfil de participante (persona)
10. Mapa de empatia
11. Refinando o problema
12. Perguntas do tipo “como podemos…?
13. Brainstorming
14. Escolha das melhores idéias
15. Projeto participativo
16. Prototipagem rápida
17. Prototipagem empática
18. Prototipagem colaborativa
19. Rodada com especialistas
20. Teste de protótipo
21. Matriz de feedback
22. Plano de implementação
23. Análise de viabilidade
24. Plano do projeto-piloto
25. Plano de aprendizagem
APÊNDICE
Uma palavra sobre a relação entre design thinking (DT) design instrucional (DI)
GLOSSÁRIO
REFERÊNCIAS
INDECE REMISSIVO
Índice de autores, pessoas e instituições
Avaliações
Não há avaliações ainda.