Descrição
SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio
Introdução.
O que é transformação digital?
Transformação digital na educação
Frameworks para transformação digital
Digital Transformation: A Roadmap for Billion-Dollar Organizations (MIT & Capgemini, 2011)
Higher Education Digital Capability Framework (HolonIQ, 2020)
Framework for Digital Transformation in Higher Education (Jisc, 2023)
O framework desenvolvido para este livro
Considerações finais
PARTE I- AS CINCO DIMENSÕES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO
Capítulo I: A Dimensão Estratégica: O Ponto de Partida da Transformação Digital
O que esperar deste capítulo
1.1 A iniciativa de transformação digital.
1.2 O Comitê de Transformação Digital
1.3 A necessidade de transformação digital e o estado atual da organização
1.4 Uma visão para a iniciativa de transformação digital
1.5 Objetivos estratégicos e prioridades
1.6 Alocação de recursos
1.7 Gerenciamento de riscos
1.8 Monitoramento do progresso
1.9 Uma cultura pronta para a mudança
Considerações finais
Capítulo 2 A Dimensão Humana: A Força Motriz por trás da Mudança e da Inovação
O que esperar deste capítulo
2.1 A importância das pessoas no contexto da transformação digital
2.2 Fomento a uma cultura de inovação e prontidão digital
2.2.1 Comprometimento da liderança
2.2.2 Desenvolvimento profissional continuo
2.2.3 Incentivo à colaboração e ao compartilhamento de conhecimentos
2.2.4 Reconhecimento e recompensa à inovação
2.2.5 Mentalidade de crescimento
2.3 Equidade e inclusão digital no contexto de uma iniciativa de transformação digital
2.3.1 Divisão digital
2.3.2 Acessibilidade.
2.3.3 Responsividade cultural
Considerações finais
Capítulo 3: A Dimensão Organizacional: A Arquitetura da Transformação Digital e Inovação
O que esperar deste capítulo
3.1 O sistema educacional e seus subsistemas
3.2 Estrutura organizacional e transformação digital
3.2.1 Tipos de estrutura organizacional adequados para a transformação digital
3.3 Como construir uma estrutura organizacional escalável e ágil
3.3.1 Alinhamento de objetivos organizacionais e objetivos estratégicos
3.3.2 Avaliação da estrutura organizacional atual
3.3.3 Design de uma estrutura organizacional escalável e ágil
3.3.4 Definição de politicas, processos e procedimentos eficazes
3.3.5 Implicações da transformação digital para os Recursos Humanos
3.3.6 Gestão do corpo docente no contexto da transformação digital Considerações finais
Capítulo 4: A Dimensão de Ensino-Aprendizagem: A Pedra Angular da Transformação Digital na Educação
O que esperar deste capítulo
4.1 Fatores impulsionadores da transformação digital na educação
4.2 Inovação nas práticas de ensino-aprendizagem
4.2.1 Aprendizagem híbrida e sala de aula invertida
4.2.2 Aprendizagem personalizada e adaptativa
4.2.3 Aprendizagem colaborativa e baseada em problemas e projetos
4.2.4 Aprendizagem baseada em competências
4 2.5 Aprendizagem baseada em jogos e gamificação
4.2.6 Microaprendizagem e aprendizagem móvel
4.2.7 Aprendizagem imersiva
4.3 Implicações das abordagens inovadoras para os subsistemas institucionais
4.4 Avaliação da efetividade de praticas inovadoras de ensino-aprendizagem
Considerações finais
Capítulo 5: A Dimensão Tecnológica: O Fator Acelerador da Transformação na Educação
O que esperar deste capítulo
5.1 O papel da tecnologia na transformação digital da educação
5.2 Primeira onda de tecnologias educacionais
5.2.1 Learning Management Systems (LMSs)
5.2.2 Learning Experience Platforms (LXPs)
5.2 3 Ferramentas de suporte à aprendizagem social
5.2.4 Ferramentas de gamificação
5.2.5 Ferramentas de autoria
5.3 Segunda onda de tecnologias educacionais
5.3.1 Big Data Analytics e computação em nuvem
5.3.2 Ferramentas impulsionadas por IA- Parte 1
5.3.3 Ferramentas impulsionadas por IA- Parte 2.
5.3.4 Realidade virtual, realidade aumentada e metaverso
5.3.5 Dispositivos IoT
5.3.6 Blockchain
5.3.7 Tecnologia 5G
5.4 Questões de privacidade e segurança
5.4.1 Privacidade de dados
5.4.2 Segurança
Considerações finais
PARTE II – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA PRÁTICA
Capítulo 6: Transformação Digital na PUCPR
6.1 Novo modelo de gestão da PUCPR
6.2 Estratégia de transformação digital
6.2.1 Proposta pedagógica e o papel da tecnologia
6.2.2 Graduação 4D
6.2.3 Desafios futuros
6.3 Comentários sobre e case PUCPR
Capitulo 7: Transformação digital no INDES/BID
7.1 Contexto
7.2 Visto geral da jornada de transformação digital
7.2.1 Tecnologia educacional
7.2.2 Conteúdo aberto e acesso aberto
7.2.3 Qualidade
7.2.4 Acessibilidade digital
7.2.5 Avaliação de impacto da aprendizagem
7.2.6 Reconhecimento
7.2.7 Inteligência artificial generativa
7.3 Comentários sobre o caso INDES/BID
Visões e lições aprendidas
Índice remissivo
Avaliações
Não há avaliações ainda.