Darcy Raiça

Tecnologias para a educação inclusiva

Este livro apresenta um panorama de grandes desafios enfrentados por educadores na atualidade: a inclusão escolar e social e o uso de tecnologias. Educar, neste terceiro milênio, envolve assumir os desafios de estimular os alunos no desenvolvimento de competências pertinentes ao contexto global. Dentre as múltiplas competências exigidas, podemos destacar as habilidades de convivência e a capacidade de explorar e transformar os conhecimentos socialmente construídos, colocando-os em prática.

As novas tecnologias descortinam um universo de conhecimentos que circulam na sociedade, ampliando a diversidade de experiências e interações, facilitando assim o processo de inclusão. No entanto, para que isso ocorra, cada vez mais se torna importante a formação de profissionais flexíveis, imbuídos do desejo de se manterem atualizados acerca dos mecanismos culturais e tecnológicos contemporâneos. E sem deixar de valorizar a diversidade, a postura ética e humanística da relação pedagógica.

O livro sistematiza estudos inovadores de professores e pesquisadores voltados às emergentes questões da Inclusão e da Tecnologia da Informação e Comunicação. Visa a oferecer subsídios teóricos e práticos aos estudantes e profissionais do campo da educação, da tecnologia e áreas afins. Destina-se, sobretudo, àqueles que de alguma forma estão envolvidos com a educação e a inclusão social, e que buscam na tecnologia um apoio para a concretização e o sucesso de suas intervenções. Portanto, esta obra pode ser considerada um referencial aos gestores e coordenadores de instituições educacionais e sociais, aos formadores de professores, aos docentes que atuam em diversos níveis educacionais e aos alunos de licenciatura e cursos de especialização.

RAIÇA, Darcy (org.) Tecnologias para a educação inclusiva. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2008.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$58,00

Em estoque

em até 3x de R$19,33 sem juros

à vista R$52,20 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

1 Tecnologia e Educação Inclusiva
Darcy Raiça
Educação e Inclusão
Caminhos da Tecnologia
Educação e Tecnologia
O Uso da Tecnologia na Educação Inclusiva
Referências Bibliográficas

2 As Muitas Inclusões Necessárias na Educação
José Manuel Moran
Educação: Inclusão como Direito e Menos como Negócio
Inclusão Digital na Educação
Inclusão da Sociedade na Educação
Inclusão de Bons Professores
Inclusão Afetiva na Relação Pedagógica
Inclusão de Currículos mais Flexíveis
Inclusão de Bons Gestores
Tecnologias para a Inclusão dos Deficientes
Conclusão
Referências Bibliográficas

3 Os Princípios da Informática na Educação e o Papel do Professor: uma Abordagem Inclusiva
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Um Pouco da História
O Papel do Professor no Contexto da Informática na Educação
Referências Bibliográficas

4 Os Diferentes Letramentos como Expansão da Inclusão Digital: Explorando os Potenciais Educacionais das Tecnologias da Informação e Comunicação
José Armando Valente
Introdução
As Diferentes Funções que as TIC Desempenham como Meio Educacional
Os Diferentes Letramentos
O Uso das TIC na Educação
O Curso de Aperfeiçoamento “Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento”
Conclusão
Referências Bibliográficas

5 Realidades Permeáveis e a Inclusão na Cultura Digital: do Cinema ao ARG
Vicente Gosciola
Realidades Permeáveis
Realidades Permeáveis de Comunicação e Educação
Do Cinema ao ARG: Possibilidades de Aplicação da Realidade Permeável em Comunicação e Educação
O Futuro para as Realidades Permeáveis Diante dos Desafios Educacionai
Referências Bibliográficas

6 Ambiente de Robótica Pedagógica para Inclusão de Pessoas com Deficiência
João Vilhete Viegas d’Abreu e Maria de Fátima Garcia
Introdução
Autonomia
Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos para Pessoas com Deficiência
Conclusão
Referências Bibliográficas

7 Inclusão Digital de Jovens e Adultos Não Alfabetizados: um Compromisso Histórico, um Dever Ético
Mônica Gardelli Franco
Alfabetização: um Compromisso Histórico
A Globalização da Inclusão ou Exclusão?
Por Que Inclusão Digital de Adultos Não Alfabetizados?
O Que Paulo Freire nos Diria sobre a Inclusão Digital de Adultos Não Alfabetizados?
Algumas Experiências de Uso das Tecnologias na Alfabetização de Jovens e Adultos
Conclusão
Referências Bibliográficas

8 A Tecnologia como Instrumento para a Inserção de Jovens ao Mundo do Trabalho e sua Integração Social
Odete Sidericoudes
Contextualização
Programa para o Futuro
Metodologia de Trabalho
Projetos de Trabalho como Estratégia Pedagógica
Processo de Formação do Docente
Conclusão
Referências Bibliográficas

9 Alfabetização Digital dos Deficientes Visuais: um Relato de Experiência
Roberto Sussumu Wataya
O Deficiente Visual e o Direito à Educação
Projeto @lfabetização Digit@l do Deficiente Visual
A Experiência
Referências Bibliográficas

10 Internet e Problemas na Aprendizagem
Cláudia Prioste
Interfaces da Rede na Hipermodernidade
Aprendizagem e Inibição Intelectual
Caso: Rafael
Conclusão
Referências Bibliográficas

11 O Fio da Meada: Tecendo Oportunidades
Angela Salgado de A. Sandim e Maria Rosilene Sabino Dinato
Convivência e Confiança por meio da Mediação: uma Meta de Possível Alcance
A Inclusão como Parte de um Tecido em Construção… O Professor Mediador na Educação Inclusiva
O Perfil do Professor Mediador no Contexto da Educação Inclusiva
Professor Mediador: o Tear Necessário para o Tecido Surgir
Estender os Fios e Ampliar o Tecido
Conclusão
Referências Bibliográficas

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Darcy Raiça

Autor (es)

Angela Salgado de A. Sandim, Cláudia Prioste, João Vilhete Viegas d’Abreu, José Armando Valente, José Manuel Moran, Maria de Fátima Garcia, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Rosilene Sabino Dinato, Mônica Gardelli Franco, Odete Sidericoudes, Roberto Sussumu Wataya, Vicente Gosciola

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2008

Nº de páginas

184

ISBN

9788589311489

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.