Descrição
Sumário
1 Tecnologia e Educação Inclusiva
Darcy Raiça
Educação e Inclusão
Caminhos da Tecnologia
Educação e Tecnologia
O Uso da Tecnologia na Educação Inclusiva
Referências Bibliográficas
2 As Muitas Inclusões Necessárias na Educação
José Manuel Moran
Educação: Inclusão como Direito e Menos como Negócio
Inclusão Digital na Educação
Inclusão da Sociedade na Educação
Inclusão de Bons Professores
Inclusão Afetiva na Relação Pedagógica
Inclusão de Currículos mais Flexíveis
Inclusão de Bons Gestores
Tecnologias para a Inclusão dos Deficientes
Conclusão
Referências Bibliográficas
3 Os Princípios da Informática na Educação e o Papel do Professor: uma Abordagem Inclusiva
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Um Pouco da História
O Papel do Professor no Contexto da Informática na Educação
Referências Bibliográficas
4 Os Diferentes Letramentos como Expansão da Inclusão Digital: Explorando os Potenciais Educacionais das Tecnologias da Informação e Comunicação
José Armando Valente
Introdução
As Diferentes Funções que as TIC Desempenham como Meio Educacional
Os Diferentes Letramentos
O Uso das TIC na Educação
O Curso de Aperfeiçoamento “Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento”
Conclusão
Referências Bibliográficas
5 Realidades Permeáveis e a Inclusão na Cultura Digital: do Cinema ao ARG
Vicente Gosciola
Realidades Permeáveis
Realidades Permeáveis de Comunicação e Educação
Do Cinema ao ARG: Possibilidades de Aplicação da Realidade Permeável em Comunicação e Educação
O Futuro para as Realidades Permeáveis Diante dos Desafios Educacionai
Referências Bibliográficas
6 Ambiente de Robótica Pedagógica para Inclusão de Pessoas com Deficiência
João Vilhete Viegas d’Abreu e Maria de Fátima Garcia
Introdução
Autonomia
Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos para Pessoas com Deficiência
Conclusão
Referências Bibliográficas
7 Inclusão Digital de Jovens e Adultos Não Alfabetizados: um Compromisso Histórico, um Dever Ético
Mônica Gardelli Franco
Alfabetização: um Compromisso Histórico
A Globalização da Inclusão ou Exclusão?
Por Que Inclusão Digital de Adultos Não Alfabetizados?
O Que Paulo Freire nos Diria sobre a Inclusão Digital de Adultos Não Alfabetizados?
Algumas Experiências de Uso das Tecnologias na Alfabetização de Jovens e Adultos
Conclusão
Referências Bibliográficas
8 A Tecnologia como Instrumento para a Inserção de Jovens ao Mundo do Trabalho e sua Integração Social
Odete Sidericoudes
Contextualização
Programa para o Futuro
Metodologia de Trabalho
Projetos de Trabalho como Estratégia Pedagógica
Processo de Formação do Docente
Conclusão
Referências Bibliográficas
9 Alfabetização Digital dos Deficientes Visuais: um Relato de Experiência
Roberto Sussumu Wataya
O Deficiente Visual e o Direito à Educação
Projeto @lfabetização Digit@l do Deficiente Visual
A Experiência
Referências Bibliográficas
10 Internet e Problemas na Aprendizagem
Cláudia Prioste
Interfaces da Rede na Hipermodernidade
Aprendizagem e Inibição Intelectual
Caso: Rafael
Conclusão
Referências Bibliográficas
11 O Fio da Meada: Tecendo Oportunidades
Angela Salgado de A. Sandim e Maria Rosilene Sabino Dinato
Convivência e Confiança por meio da Mediação: uma Meta de Possível Alcance
A Inclusão como Parte de um Tecido em Construção… O Professor Mediador na Educação Inclusiva
O Perfil do Professor Mediador no Contexto da Educação Inclusiva
Professor Mediador: o Tear Necessário para o Tecido Surgir
Estender os Fios e Ampliar o Tecido
Conclusão
Referências Bibliográficas
Avaliações
Não há avaliações ainda.