Elizabete Ramalho Procópio

Tecnologias e Formação de Professores

A formação de professores por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) suscita discussões sobre suas possibilidades e desafios no contexto educacional brasileiro. Para sabermos se professores formados por meio das TIC tendem a usar mais as tecnologias como um recurso pedagógico, a presente pesquisa foi realizada com alunos-professores formados no curso de Pedagogia pelo polo de Educação a Distância. Assim, nesta obra são discutidas a emergência do espaço virtual e a formação de professores nesse contexto, bem como a cultura das novas gerações e as novas maneiras de compreensão dessas crianças e jovens.

Evidenciam-se também as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar pelos professores formados por meio da EaD e as possíveis dificuldades encontradas nas diferentes escolas pesquisadas. Aqui fica o convite para o leitor analisar as páginas que se seguem e refletir sobre um caminho que se firma como uma possibilidade para a formação de professores no Brasil.

RAMALHO, Elizabete. Tecnologias e formação de professores: Implicações da Educação a Distância. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO  1 – ESCOLA, NOVAS GERAÇÕES E TECNOLOGIAS
1.1 Algumas considerações sobre o conceito de modernidade
1.2 Novas gerações e tecnologias
1.3 A cultura das novas gerações

CAPÍTULO  2 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2.1 A formação de graduação a distância em Pedagogia e o polo de Cataguases

CAPÍTULO  3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.1 O curso de graduação e distância em Pedagogia e polo de Cataguases
3.2 Os sujeitos da pesquisa
3.3 O desenvolvimento da pesquisa

CAPÍTULO  4 – O PROFESSOR FORMADO EM EAD E SUA PRÁTICA
4.1 Os questionários
4.2 As entrevistas
4.3 Fatores prejudiciais à integração das TIC no ambiente escolar
4.4 A utilização das TIC na escola em situações de desafios
4.5 Reflexões dos alunos em EAD sobre sua formação
4.6 Considerações finais sobre as análises