Ana Maria Di Grado Hessel, Marcio Gonçalves, Marcos Aurélio Marques

Resenhas sobre aprendizagem na cultura digital contemporânea: seminários online de DTPA/TIDD

A ideia de criar este e-book surgiu na ocasião em que desenvolvemos a disciplina DTPA –  Desenvolvimento das Teorias e Práticas da Aprendizagem, no TIDD – Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência de Design Digital da PUC São Paulo.

No primeiro semestre de 2021, o isolamento imposto por conta da pandemia da Covid19 estava se iniciando. Nossas aulas presenciais passaram a ser remotas, na plataforma Teams da Microsoft. Apesar das mudanças implementadas para adaptação à nova modalidade a distância, o plano de ensino da disciplina se manteve. Os primeiros temas tratados nas aulas abordaram as abordagens
empiristas e racionalistas da aprendizagem. Seguimos estudando o construtivismo, a biologia do conhecer de Maturana e Varela e o pensamento complexo de Morin.

A discussão destes assuntos foi muito relevante para a compreensão do panorama das teorias vigentes no cenário educacional. Mas as nossas expectativas, desde o início das aulas, ambicionavam ir além desse conhecimento.

Havíamos agendado alguns seminários para estudar algumas publicações recentes sobre as teorias de aprendizagem na cultura contemporânea. Os livros de autores tais como Resnick, Prensky, Carey e Robinson, entre outros, foram selecionados e a turma dividiu-se em grupos para resumir as obras e apresentá-las por meio de seminário. Estes foram realizados nas aulas online, na forma de apresentação dos conceitos centrais, seguidas de debates das ideias principais do livro escolhido para a ocasião.

O resultado deste trabalho foi um sucesso, a ponto de convidarmos os alunos, mestrandos e doutorandos a reunirem suas narrativas neste e-book.

HESSEL, Ana Maria Di Grado; GONÇALVES, Marcio; MARQUES, Marcos Aurélio (org.). Resenhas sobre aprendizagem na cultura digital contemporânea: seminários online de DTPA/TIDD. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021.

R$0,00

Categorias: ,

Descrição

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

2.LIFELONG KINDERGARTEN: APRENDIZAGEM CRIATIVA AO LONGO DA VIDA
Caren Sapienza

3.BREVE ANÁLISE DO PENSAMENTO DE MARC PRENSKY E O APRENDIZADO POR MEIO DOS GAMES
Alexandro Bento Piza da Silva
Caio Kraide Gaeta
Luis Felipe Di Grado Hessel

4. VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS: APLICAÇÕES PRÁTICAS SOBRE COMO APRENDEMOS
Alexandre Moreira Santos
Claudia Ap. Gonçalves Brum
Josiane A. B. Urraro
Sidnei Novais M. Filho

5. 21 CENTURY SKILLS: LEARNING FOR LIFE IN OUR TIMES
Luiza Pereira Dartora
Gustavo Correia de Aquino Custódio

6. MAKER-CENTERED LEARNING: EMPOWERING YOUNG PEOPLE TO SHAPE THEIR WORLDS
Daiana dos Reis Zorzin

7.ESCOLAS CRIATIVAS: A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO
Carla Luczyk Torres Lara
Alexsandro Cosmo de Mesquita

8. RESENHA DO LIVRO: A ROBÓTICA PARA USO EDUCACIONAL
Ana Maria Di Grado Hessel
Cristiane Samária Gomes da Silva
Maria Otilia
José M. Mathias

Informação adicional

Organizador (es)

Ana Maria Di Grado Hessel, Marcio Gonçalves, Marcos Aurélio Marques

Autor (es)

Alexandre Moreira Santos, Alexandro Bento Piza da Silva, Alexsandro Cosmo de Mesquita, Ana Maria Di Grado Hessel, Caio Kraide Gaeta, Caren Sapienza, Carla Luczyk Torres Lara, Claudia Ap. Gonçalves Brum, Cristiane Samária Gomes da Silva, Daiana Dos Reis Zorzin, Gustavo Correia de Aquino Custódio, Josiane A. B. Urraro, Luis Felipe Di Grado Hessel, Luiza Pereira Dartora, Maria Otilia José M. Mathias, Sidnei Novais M. Filho

Edição

Ano de Publicação

2021

Nº de páginas

79

Editora

Artesanato Educacional

ISBN

9786586977059

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.