Descrição
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
1 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E INTERVENÇÕES DE ENFRENTAMENTO PÓS-PANDEMIA
1.1 Reprodução e Reinvenção Pós-Pandemia
1.2 Efeitos Sobre a Aprendizagem
1.3 Efeitos sobre as Emoções
1.4 Enfrentamento das Consequências
1.5 Considerações Finais
Referências
2 FUNDAMENTOS DE PSICOPEDAGOGIA
2.1 Introdução
2.2 Fundamentação Histórica da Psicopedagogia
2.2.1 Surgimento da Psicopedagogia – Europa
2.2.2 Psicopedagogia na Argentina
2.2.3 Psicopedagogia no Brasil
2.2.4 Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp
2.3 Fundamentação Teórica da Psicopedagogia
2.4 Documentos Normativos da Área no Brasil
2.4.1 Código de Ética do Psicopedagogo
2.4.2 Diretrizes da Formação de Psicopedagogos no Brasil
2.4.3 Projeto de Lei da Câmara – PLC nº 1.675/2023
2.4.4 Resolução CNE/CES 001/2018
2.5 Campos de Atuação com Ênfase na Psicopedagogia Institucional
2.5.1 Psicopedagogia clínica
2.5.2 Psicopedagogia Institucional
2.6 Considerações Finais
Referências
3 NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM: ARTICULAÇÕES COM A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
3.1 Introdução à Neuropsicologia
3.2 Neurociências e Educação
3.3 Domínios Cognitivos
3.3.1 Atenção
3.3.2 Memória
3.3.3 Habilidades Socioemocionais
3.3.4 Funções Executivas
3.4 Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos do Neurodesenvolvimento
3.4.1 Deficiência Intelectual
3.4.2 Transtornos específicos de aprendizagem
Referências
4 POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
4.1 Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
4.2 Atendimento Psicopedagógico com Crianças com TDAH
4.3 Transtorno Do Espectro Autista (TEA)
4.4 Atendimento Psicopedagógico dom Crianças Com TEA
Referências
5 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO PROCESSOS: PONDERAÇÕES ACERCA DE CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
5.1 Iniciando o Bordado
5.2 A Alfabetização e o Letramento
5.3 A Criança e as Fases de Desenvolvimento Relativo à Escrita, conforme Luria e Ferreiro
5.4 Sistema Alfabético de Escrita
5.5 Métodos de Alfabetização
5.6 O Texto na Alfabetização
5.7 Aspectos Desencadeadores de Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita na Alfabetização: caminhos a serem construídos
5.8 Arrematando o Bordado
Referências
6 NUMERACIA E DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO
6.1 Numeracia(s), Numeramento(s), Literacia(s) Matemática(s) e Outros
6.2 Raciocínio Lógico e Implicações na Educação Matemática
6.3 Pavimentando o Caminho para o Numeramento: a importância da resolução de problemas para o desenvolvimento do raciocínio lógico
6.4 A Abordagem Psicopedagógica com Jogos na Problematização em Educação Matemática
Referências
7 PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
7.1 Psicopedagogia Institucional: possibilidades de atuação
7.2 Avaliação e Diagnóstico Institucional
7.3 Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica Institucional
7.4 Sistematização do Diagnóstico e Devolutiva para a Instituição
7.5 Intervenção Psicopedagógica Institucional
7.6 Considerações Finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.