Daniela Karine Ramos

Psicopedagogia Institucional: fundamentos e práticas na pós-pandemia

O retorno às aulas presenciais após a pandemia impôs vários desafios aos processos de ensino e aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem se intensificaram para muitas crianças e adolescentes, requerendo a adoção de estratégias que pudessem garantir melhores condições de aprendizagem.

Nesse cenário, destaca-se o papel das intervenções psicopedagógicas no contexto escolar para lidar com os impactos sobre as dimensões cognitivas, sociais e emocionais fundamentais à aprendizagem. Essas intervenções pautam-se no levantamento das queixas, na formulação das demandas, no planejamento das ações, na execução e no monitoramento da intervenção.

Nesse contexto, este livro reúne capítulos que abordam aspectos teóricos e práticos relacionados à intervenção psicopedagógica. Referenciais e conceitos são revisitados para contribuir com a formação e atuação dos profissionais no âmbito escolar. Certamente, muitos conceitos se mantêm e continuam sustentando as práticas psicopedagógicas pós-pandemia, mas é preciso um olhar atento aos efeitos e desafios que perduram, mesmo após alguns anos do final da pandemia.

RAMOS, Daniela Karine (org.). Psicopedagogia institucional: fundamentos e práticas na pós-pandemia. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2024.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 

1 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E INTERVENÇÕES DE ENFRENTAMENTO PÓS-PANDEMIA 
1.1 Reprodução e Reinvenção Pós-Pandemia
1.2 Efeitos Sobre a Aprendizagem
1.3 Efeitos sobre as Emoções
1.4 Enfrentamento das Consequências
1.5 Considerações Finais
Referências

2 FUNDAMENTOS DE PSICOPEDAGOGIA 
2.1 Introdução
2.2 Fundamentação Histórica da Psicopedagogia
2.2.1 Surgimento da Psicopedagogia – Europa
2.2.2 Psicopedagogia na Argentina
2.2.3 Psicopedagogia no Brasil
2.2.4 Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp
2.3 Fundamentação Teórica da Psicopedagogia
2.4 Documentos Normativos da Área no Brasil
2.4.1 Código de Ética do Psicopedagogo
2.4.2 Diretrizes da Formação de Psicopedagogos no Brasil
2.4.3 Projeto de Lei da Câmara – PLC nº 1.675/2023
2.4.4 Resolução CNE/CES 001/2018
2.5 Campos de Atuação com Ênfase na Psicopedagogia Institucional
2.5.1 Psicopedagogia clínica
2.5.2 Psicopedagogia Institucional
2.6 Considerações Finais
Referências

3 NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM: ARTICULAÇÕES COM A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM 
3.1 Introdução à Neuropsicologia
3.2 Neurociências e Educação
3.3 Domínios Cognitivos
3.3.1 Atenção
3.3.2 Memória
3.3.3 Habilidades Socioemocionais
3.3.4 Funções Executivas
3.4 Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos do Neurodesenvolvimento
3.4.1 Deficiência Intelectual
3.4.2 Transtornos específicos de aprendizagem
Referências

4 POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 
4.1 Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
4.2 Atendimento Psicopedagógico com Crianças com TDAH
4.3 Transtorno Do Espectro Autista (TEA)
4.4 Atendimento Psicopedagógico dom Crianças Com TEA
Referências

5 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO PROCESSOS: PONDERAÇÕES ACERCA DE CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 
5.1 Iniciando o Bordado
5.2 A Alfabetização e o Letramento
5.3 A Criança e as Fases de Desenvolvimento Relativo à Escrita, conforme Luria e Ferreiro
5.4 Sistema Alfabético de Escrita
5.5 Métodos de Alfabetização
5.6 O Texto na Alfabetização
5.7 Aspectos Desencadeadores de Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita na Alfabetização: caminhos a serem construídos
5.8 Arrematando o Bordado
Referências

6 NUMERACIA E DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO 
6.1 Numeracia(s), Numeramento(s), Literacia(s) Matemática(s) e Outros
6.2 Raciocínio Lógico e Implicações na Educação Matemática
6.3 Pavimentando o Caminho para o Numeramento: a importância da resolução de problemas para o desenvolvimento do raciocínio lógico
6.4 A Abordagem Psicopedagógica com Jogos na Problematização em Educação Matemática
Referências

7 PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR 
7.1 Psicopedagogia Institucional: possibilidades de atuação
7.2 Avaliação e Diagnóstico Institucional
7.3 Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica Institucional
7.4 Sistematização do Diagnóstico e Devolutiva para a Instituição
7.5 Intervenção Psicopedagógica Institucional
7.6 Considerações Finais
Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Daniela Karine Ramos

Autor (es)

Ana Cláudia de Souza, Camila Barbosa Riccardi León, Chrissie Ferreira de Carvalho, Daniela Karine Ramos, Everaldo Silveira, Fabiana Giovani, Luana Zimmer Sarzi, Regina Célia Grando, Roselaine Pontes de Almeida

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2024

Nº de páginas

177

ISBN

9786586977295

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.