Maria Joana de Brito D'Elboux Couto

Psicanálise e Educação: a sedução e a tarefa de educar

Freud, no fim de sua vida, sob o impacto da guerra e do nazismo, escrevia que a educação e a cultura não conseguiram impedir a barbárie. Mas, a experiência cotidiana permite-nos afirmar que sem a educação e a cultura a barbárie se faz mais presente. É o que estamos vivendo desde dimensões internacionais até o âmbito familiar, desde a guerra, em grande e pequena escala, até os suicídios, a droga, a melancolia, a violência.

A não-repressão, a ilusória satisfação de todos os “desejos”, a ausência de limites, a evasão da Lei, a cultura da superfície e da mediocridade, a caricatura do humano – muitas vezes justificadas por uma leitura deformada da Psicanálise –, contrariam a própria ética psicanalítica e as palavras de Freud, 1933: “a educação tem de escolher o seu caminho entre o Cila da não-interferência e o Caribde da frustração. Será, portanto, uma questão de decidir quanto proibir, em que horas e por que meios”.

Corre-se o risco de confundir a Lei e o limite com a repressão arbitrária. Mas a Psicanálise diz que Lei e a frustração protegem e estruturam o sujeito e são, portanto, expressões de amotr e de cuidado. A relação educativa, em que hajalimites, é uma relação que po9de se tornar perversa. O desfio para o Educador é encontrar uma caminho entre o desejo e a Lei – possibilidade e limite que podem abrir ao educador as condições do humano, do viver com os outros, do respeito, da dignidade.

Este livro aponta um caminho para a árdua tarefa de educar no hoje da História. Aponta a possibilidade de se chegar, através da crueza e da limitação do estar em sala de aula, à beleza e às possibilidades inerentes à Lei a à Vida. Pelos caminhos da sedução e do desejo é possível abrir espaço para a sedução do conhecimento, da Cultura e da Lei.

COUTO, Maria Joana de Brito D’Elboux. Psicanálise e educação: a sedução e a tarefa de educar. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2003.

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Descrição

Sumário

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 – A Psicanálise e seu Campo Gestante: A Educação de Freud e seus Professores
1. 1 A Psicanálise – em rápidas pinceladas
1. 2 A educação de Freud: do Gymnasium à Universidade
1. 3 Os professores de Freud: paradigmas da sedução na relação educativa

CAPÍTULO 2 – Da Experiência da Sedução à sua Construção Teórica
2. 1 Em busca dos componentes etiológicos da histeria
2. 2 Da primeira teoria da sedução à fantasia
2. 3 Tocando o chão da realidade

CAPÍTULO 3 – O Território da Sedução Primeira e sua Ultrapassagem
3. 1 A tragédia de Édipo – paradigma do drama familiar
3. 2 De Pasárgada ao Terceiro incluído
3. 3 A ultrapassagem para a Lei e para a Cultura

CAPÍTULO 4 – Repetição e Diferença da Sedução na Relação Educativa
4. 1 Em busca da parte perdida de si mesmo
4. 2 Transferência – fenômeno geral e inevitável
4. 3 Drama latente num aparente palco manifesto

CAPÍTULO 5 – A Sedução na Relação Educativa sob o Olhar de Educadores e Psicanalistas
5. 1 Perigo na educação sob o viés da sedução primeira
5. 2 O risco da posição antiedípica em educação
5. 3 A sedução na tarefa educativa – estratégia controlável?
5. 4 A sedução no campo educativo sob o olhar de seus agentes

CAPÍTULO 6 – A Sedução e a Tarefa de Educar – O Terceiro no Bojo do Inevitável
6. 1 A sedução inevitável na tarefa de educar
6. 2 O indispensável Terceiro
6. 3 Algumas considerações finais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Maria Joana de Brito D'Elboux Couto

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2003

Nº de páginas

130

ISBN

9788589311023

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