Descrição
Sumário
Lista de Quadros
Introdução
PROJETO 1
Recordar É Viver! – O Resgate da Memória, Seguida de uma História Individual
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Geral
1.2.2 Específicos
1.3 DESENVOLVIMENTO
1.3.1 Introduzindo o tema memória
Atividade 1 – Coringa Comissário Gordon
Atividade 2 – Memória e Cidadania
Atividade 3 – Música “Eu”
Projetos Pedagógicos – práticas interdisciplinares
1.3.2 Pesquisa envolvendo documentos pessoais, nome e fotos:
levantamento de informações
Atividade 1 – Análise do nome (exemplos)
Atividade 2 – Análise de documentos pessoais
Atividade 3 – Análise das fotos
1.4 ESCREVER E EXPOR A HISTÓRIA INDIVIDUAL (ÁRVORE GENEALÓGICA)
1.5 CRONOGRAMA
PROJETO 2
Valorização da Vida – Prevenção ao Uso Abusivo e Indevido de Drogas
2.1 INTRODUÇÃO
2.2 OBJETIVOS
2.2.1 Geral
2.2.2 Específicos
2.3 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA
2.4 CINCO ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DOS ALUNOS
Orientação 1 – Organização de um banco de dados
Orientação 2 – Material fonográfico (músicas)
Orientação 3 – Filmes
Orientação 4 – Pesquisa para levantamento de informações: questionário
Orientação 5 – Sugestão de temas para o trabalho de pesquisa
a. Drogas e violência
b. Drogas e justiça
c. Drogas e mídia
d. Drogas e família
e. Pratique esporte, esporte não é droga
f. Drogas e miséria
g. Desemprego e tráfico de drogas
h. Drogas e sexualidade
i. Drogas, prevenção e repressão
2.4.1 Obtenção e processamento de informações – análise dos documentos
Atividade 1 – Documentos impressos
Atividade 2 – Documentos fonográficos
Músicas relacionadas ao tema
Tráfico
Crack e cocaína
Maconha
Tabaco
Álcool
Recuperação
Outras
Atividade 3 – Filmes
Filmes relacionados ao tema
2.5 FINALIZAÇÃO DO TRABALHO DE PESQUISA
2.6 AVALIAÇÃO
2.7 DEBATES
2.8 CRONOGRAMAS
2.8.1 Organização do banco de dados
Material impresso
Material fonográfico
Material audiovisual: filmes
2.8.2 Análise de documentos e processamento de informações
Material impresso
Músicas
Filmes
Finalização do trabalho (avaliação/debates)
2.9 ATIVIDADES ESPECÍFICAS COM OS MATERIAIS CITADOS
2.9.1 Publicidade – o importante é consumir
a. Objetivos
b. Desenvolvimento
Tarefas do educador
Trabalho com os jovens
Trabalho dos jovens
c. Considerações
d. Cronograma e avaliação
Projetos Pedagógicos – práticas interdisciplinares
e. Material para análise das propagandas
f. Sugestão de ficha para análise das propagandas
2.9.2 Narcotráfico
a. Objetivos
b. Desenvolvimento
c. Cronograma e avaliação
Filme
Música
Texto
d. Sugestões de aspectos a serem observados no filme
2.10 ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES
2.10.1 Sugestões para as Disciplinas
a. Educação Artística
b. Língua Portuguesa e Literatura
c. Língua Estrangeira (Inglês)
d. História
e. Geografia
f. Biologia
g. Psicologia
h. Física
i. Matemática
j. Educação Física
2.11 ORIENTAÇÃO AOS PAIS
a. Objetivos
b. Desenvolvimento
Primeiro encontro (Fatores de risco e proteção)
Segundo encontro (Filme e texto)
Terceiro encontro (Músicas e texto)
Quarto encontro (Textos)
Quinto encontro (Palestra)
Sexto encontro (Avaliação, encerramento, música)
c. Cronograma
d. Modelo de ficha de inscrição
PROJETO 3
Tribos Urbanas – Movimentos Culturais Juvenis e Pluralidade Cultural
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 O QUE É CULTURA?
Atividades
3.3 PROBLEMAS DA JUVENTUDE OU A SOCIEDADE PRODUZINDO UMA JUVENTUDE PROBLEMÁTICA?
Atividades
3.4 ÍNDIOS APACHES EM PARIS?
3.4.1 Mas por que ser um apache, ser um rebelde?
Atividades
3.5 REBELDES SEM CAUSAS?
Atividade
3.5.1 O rock’n’roll
Atividades
3.5.2 O rock’n’roll no Brasil
Atividades
3.6 DO ROCK’N’ROLL AO PUNK ROCK
Atividades
3.7 PUNK’S NOT DEAD
Atividades
3.7.1 O começo do fim do mundo
Atividade
3.7.2 Fanzines grande imprensa
Atividades
3.8 RITMO E POESIA
Atividade
3.9 OS MOVIMENTOS CULTURAIS JUVENIS E A ESCOLA
Atividades
3.10 REVENDO A HISTÓRIA
Atividades
3.11 FILMES RELACIONADOS AO TEMA
3.12 QUADRO TRIBOS URBANAS
Projetos Pedagógicos – práticas interdisciplinares
PROJETO 4
Fanzine
4.1 OBJETIVO
4.2 PROCEDIMENTOS
4.2.1 Preparar e divulgar
4.3 EXECUÇÃO
4.4 CRONOGRAMA
PROJETO 5
Grafite na Escola
5.1 INTRODUÇÃO
5.2 OBJETIVOS
5.3 JUSTIFICATIVAS
5.4 DESENVOLVIMENTO
5.5 CRONOGRAMA E REGULAMENTO
5.6 MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO
Referências
Projeto Recordar é viver!
Sobre histórias em quadrinhos
Sobre Educação
Projeto Valorização da Vida – Prevenção ao uso abusivo e indevido de drogas
Folhetos
Bibliografia sobre propaganda
Bibliografia sobre narcotráfico e criminalidade
Projetos Tribos urbanas, Fanzines e Grafite
Apêndice – Árvore Genealógica de Antonio Carlos de Oliveira
Avaliações
Não há avaliações ainda.