Descrição
SUMÁRIO
Capítulo 1 – A modalidade tecnológica na vida atual
-
- A influência dos mobiles no cotidiano das pessoas
- As experiencias tecnológicas no mundo de hoje
Capítulo 2 – O mundo virtual e a nova cidadania
-
- Divisões entre o real e o virtual
- O novo cidadão
- Usos de tecnologia
- Mudanças de paradigmas na educação
Capítulo 3 – Conflitos entre mobilidade tecnológica e planejamento didático
-
- Juventude e tecnologia
- O uso que os jovens fazem da tecnologia: uma pesquisa internacional
- Conflitos no cotidiano escolar
Capítulo 4 – Estado, escola e mobilidade tecnológica
- Leis estaduais dos celulares e dos dispositivos móveis
- Os reflexos nos projetos políticos pedagógicos e nos regimentos escolares
- Flexibilidade e diálogo
Capítulo 5 – Planejando a nova educação
- Reflexões sobre o consumo e a produção cultural infantil
- OS novos papéis da escola e dos professores
- A urgência de novos princípios para o planejamento didático
Capítulo 6 – Conceitos básicos para orientar os planejamentos didáticos
- Contextualização das tecnologias da informação e da comunicação móveis e sem fio (TIMs)
- Variedade de dispositivos móveis
- E-learning, m-learning e u-learning
- Questões de ordem epistemológica e pedagógica
Capítulo 7 – Construindo um planejamento didático
- A importância do planejamento para a ação didática
- Etapas de um planejamento didático que envolva as TIMs
- Benefícios e limitações do m-learning e do u-learning
Capítulo 8 – Tecnologias disponíveis para o planejamento didático
- Principais tecnologias digitais
- Computação móvel
- Tecnologias de localização e perfis de usuários
- Computação ubíqua
Capítulo 9 – Metodologias de m-learning e u-learning
- Cotextos de aprendizagem
- Metodologias problematizadoras
- Exemplos de práticas pedagógicas
Capítulo 10 – Mediação e interação pedagógica relacional
- Concepções e epistemológicas
- Acompanhamento e avaliação
Capítulo 11 – Um modelo pedagógico para m-learning e u-learning
- Experiência educacional com m-learning e u-learning
- Possibilidades e limites
Capítulo 12 – Derivações e complementações do planejamento didático usando as TIMs
- Planos de ensino
- Planos de aula
- Projetos educacionais
- Jogos na educação
Capítulo 13 – As bases de dados e as informações para planejar
- Como ensinar por meio das bases de dados?
- Bases de busca na internet
- Bibliotecas virtuais
Capítulo 14 – Reflexões sobre didática e ensino docente
- Os novos tempos e as atividades docentes
- Formação docente
- Formação docente em EAD
Capítulo 15 – Comunicações e interação
- Por que dominar a conhecer as formas de comunicação e interação por meio de TIMs?
- Variedades e finalidades das comunicações e interações
Capítulo 16 – Comunicação de conteúdos
- Criação de documentos eletrônicos
- Variedade conceptiva de conteúdos e documentos
- Um caso prático: construção de infográfico
Avaliações
Não há avaliações ainda.