Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti

Metodologias Inov-ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa

A expressão “metodologias inov-ativas” foi cunhada pelas autoras para designar um guarda-chuva de conceitos e estratégias que abrangem abordagens inovadoras baseadas na gestão do tempo e na economia da atenção, no design instrucional centrado no ser humano e na capacidade computacional de análise e simulação.

Provenientes de áreas tão distintas como a pedagogia, andragogia, a psicologia cognitiva, a ciência da administração e as ciências da computação, essas metodologias se ajustam como uma luva às demandas contemporâneas por uma educação inovadora.

As autoras propõem-se a tratar do tema de maneira prática, usando linguagem dialógica e permeada de recursos visuais e exemplos, mantendo sempre o lastro teórico necessário para posicionar essas metodologias dentro de um espectro mais amplo que o mero consumo de técnicas isoladas. O objetivo é oferecer aos leitores uma fundamentação clara, articulada a um conjunto de estratégias aplicáveis ao contexto real de escolas, instituições de ensino superior e universidades corporativas.

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$82,00

Fora de estoque

Descrição

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 Metodologias ativas

  ESTUDO DE CASO Aprendizagem baseada em problemas e projeto na Univesp 1.1 Competências do século XXI e metodologias ativas 1.2 Abordagens teóricas que fundamenta a adoção de metodologias ativa 1.2.1 Cognitivismo 1.2.1.1 Aprendizagem significativa 1.2.2 (Socio)construtivismo 1.2.2.1 Teoria da Atividade (TA) 1.2.2.2 Aprendizagem experiencial 1.2.3  Conectivismo 1.3 Articulações conceituais e princípios da metodologias ativas 1.4 Abordagens ativas 1.4.1 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)   FAÇA FÁCIL Caso empático 1.4.2 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) 1.4.3 Movimento maker 1.4.4 Instrução por pares   FAÇA FÁCIL Coaching reverso 1.4.5 Alunos como designrs 1.4.6 Design thinking   FAÇA FÁCIL TD express Fechamento Referências

2 Metodologias ágeis

  ESTUDO DE CADO Projeto OpenLearn, da UK Open University 2.1 A mentalidade ágil na aprendizagem 2.2 Explosão informacional e economia da atenção 2.3 As novas gerações 2.4 Aprendizagem profunda e de superfície 2.5 Microaprendizagem   FAÇA FÁCIL Minute paper   FAÇA FÁCIL Pecha Kucha 2.6 M-learning e u-learning 2.7 Just-in-time learning   FAÇA FÁCIL Discurso de elevador (Elevator pitch) Fechamento Referências

3 Metodologias imersivas

  ESTUDO DE CASO Realidade aumentada nos livros didáticos das editoras Moderna/Richmond, FTD e Saraiva/SOMOS Educação 3.1 Ambientes virtuais imersivos 3.1.1 Realidade virtual (VR) 3.1.2 Realidade aumentada (RA) 3.1.3 Realidade e virtualidade 3.1.4 Simulações de computador 3.1.5 Jogos 3.1.6 Gamificação   FAÇA FÁCIL Gamificação estrutural   FAÇA FÁCIL Gamificação de conteúdo 3.2 Aprendizagem imersiva   FAÇA FÁCIL Roleplaying (jogo de papéis) 3.2.1 Avaliação da aprendizagem imersiva Fechamento Referências

4 Metodologias analíticas

  ESTUDO DE CASO Analítica da aprendizagem na Khan Academy 4.1 Explosão de dados   FAÇA FÁCIL Diagnóstico coletivo 4.2 Mineração de dados educacionais (Educational Data Mining – EDM) 4.3 Learning Analytics (Analítica da aprendizagem 4.4 Analítica Acadêmica ou Institucional (Academic/Institutional Analytics – AA/IA) 4.5 Ciência dos dados educacionais   FAÇA FÁCIL Extrato de participações 4.6 Visualização de dados informações 4.7 Aprendizagem adaptativa   FAÇA FÁCIL Trilha de aprendizagem 4.8 Inteligência Artificial (IA) 4.9 Computação cognitiva 4.10 Machine Learning (ML) Fechamento Referências

Informação adicional

Organizador (es)

Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti

Ano de Publicação

2018

Edição

Editora

Saraiva Educação

ISBN

9788553131358

Nº de páginas

272

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.