Daniela Karine Ramos, João Mattar

Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas

Em tempos de necessidade de o pesquisador distinguir conhecimento científico de fake science, construir argumentos científicos sólidos e sustentá-los com evidências válidas, João Mattar e Daniela Ramos proporcionam em Metodologia da Pesquisa em Educação ferramentas e procedimentos de grande valor em um cenário em constante mudança. Os autores, pesquisadores com larga experiência em metodologia, conduzem os leitores em variadas abordagens de pesquisa, enfatizando o cenário de formação de professores. Exploram o ciclo da pesquisa mostrando diversos caminhos para análise de dados, cuidados éticos e respeito à integridade dos sujeitos da pesquisa, e textualização dos resultados para divulgação e inserção na literatura cientifica. Atualizado em relação à bibliografia nacional e internacional, a obra configura-se como uma referência para a metodologia de pesquisa ao oferecer um verdadeiro guia para os estudiosos da educação.

Luís Paulo Leopoldo Mercado
Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq

MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. 1. ed.  São Paulo: Edições 70, 2021.

 

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Descrição

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONTEXTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
2.1. Histórico, abordagens e desafios da pesquisa em educação no Brasil
2.2. Formação para a pesquisa nos cursos de formação de professores

3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1. Definição e características de uma revisão de literatura
3.2. Posição e função da revisão de literatura no ciclo da pesquisa
3.3. Tipos de revisão de literatura
3.3.1. Levantamento bibliográfico
3.3.2. Estudo bibliométrico
3.3.3. Revisão narrativa
3.3.4. Revisão de escopo
3.3.5. Revisão integrativa
3.3.6. Revisão sistemática
3.3.7. Meta-análise
3.3.8. Revisão de revisões
3.4. Etapas da revisão de literatura
3.4.1. Navegação
3.4.2. Planejamento
3.4.2.1. Protocolo
3.4.2.2. Objetivos e perguntas
3.4.2.3. Estratégias de busca
3.4.2.4. Critérios de seleção
3.4.2.5. Orientações para a extração dos dados
3.4.2.6. Metodologia para a análise dos dados
3.4.3. Execução
3.4.3.1. Busca
3.4.3.2. Seleção pela leitura dos títulos, resumos e palavras-chave
3.4.3.3. Seleção pela leitura dos textos completos
3.4.3.4. Extração
3.4.3.5. Análise e síntese
3.4.3.6. Redação
3.5. Referencial teórico

4. PLANEJAMENTO DA PESQUISA
4.1. Relações entre variáveis
4.2. Etapas do planejamento da pesquisa
4.2.1. Brainstorm
4.2.2. Tema
4.2.3. Problema
4.2.4. Justificativa
4.2.5. Objetivos
4.2.6. Questões e hipóteses
4.2.6.1. Questões
4.2.6.2. Hipóteses
4.2.7. Metodologia, coleta de dados, análise de dados e redação
4.3. Amostragem
4.3.1. Amostragem probabilística
4.3.1.1. Amostra aleatória simples
4.3.1.2. Amostra sistemática
4.3.1.3. Amostra estratificada
4.3.1.4. Amostra por conglomerado
4.3.2. Amostragem não probabilística
4.3.2.1. Amostra por conveniência
4.3.2.2. Amostra intencional
4.3.2.3. Amostra por cotas
4.3.2.4. Amostra bola de neve
4.3.2.5. Amostra por saturação
4.3.2.6. Amostra de voluntários
4.3.3. Outros tipos de amostragem
4.3.4. Tamanho da amostra
4.4. Validade e confiabilidade
4.4.1. Validade
4.4.1.1. Validade interna e externa
4.4.1.2. Validade de um instrumento
4.4.2. Confiabilidade
4.5. Ética
4.5.1 Sistema CEP/CONEP e Plataforma Brasil

5. METODOLOGIAS E TIPOS DE PESQUISA
5.1. Natureza
5.2. Objetivos
5.3. Tempo
5.4. Fontes
5.4.1. Pesquisa documental
5.4.1.1. Pesquisa histórica
5.4.1.2. Pesquisa bibliográfica
5.4.2. Pesquisa de campo
5.4.3. Laboratório
5.4.4. Internet
5.5. Abordagem
5.5.1. Qualitativa
5.5.2. Quantitativa
5.5.3. Mista
5.6. Procedimentos
5.6.1. Pesquisa narrativa (ou história de vida)
5.6.2. Pesquisa fenomenológica
5.6.3. Etnografia
5.6.4. Estudo de caso
5.6.5. Pesquisa-ação
5.6.6. Grounded theory
5.6.7. Survey ou levantamento de campo
5.6.8. Pesquisa experimental e quase-experimental
5.6.8.1. Pesquisa experimental
5.6.8.2. Ensaio clínico randomizado
5.6.8.3. Pesquisa pré-experimental
5.6.8.4. Pesquisa quase-experimental
5.6.9. Ex-post-facto
5.6.10. Outras

6. COLETA DE DADOS
6.1. Mensuração de variáveis
6.2. Observação
6.2.1. Tipos de observação
6.2.2. Métodos e técnicas de observação
6.2.3. Dialética observação/participação
6.3. Questionário
6.3.1. Planejamento e construção do questionário
6.3.2. Questões
6.3.2.1. Questões fechadas
6.3.2.2. Questões abertas
6.3.2.3. Escalas
6.3.2.4. Layout das questões
6.3.2.5. Ordem das questões
6.3.3. Validação do questionário
6.3.4. Aplicação do questionário
6.4. Testes
6.5. Entrevista
6.6. Grupo focal
6.7. Documentos

7. RESULTADOS, ANÁLISE, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO
7.1. Análise de dados em pesquisas qualitativas
7.1.1. Codificação e categorização
7.1.2. Análise de conteúdo
7.1.3. Análise do discurso
7.1.4. Validade e confiabilidade em pesquisas qualitativas
7.2. Análise de dados em pesquisas quantitativas
7.2.1. Preparação dos dados para a análise
7.2.2. Estatística descritiva
7.2.2.1. Medidas de tendência central e distribuição: média, mediana e moda
7.2.2.2. Medidas de variabilidade e dispersão: desvio padrão, variância, quartil e intervalo interquartil
7.2.2.3. Distribuição de frequência
7.2.2.4. Tabelas
7.2.2.5. Gráficos
7.2.2.6. Distribuição normal e não normal
7.2.2.7. Análise univariada, bivariada e multivariada
7.2.3. Estatística inferencial
7.2.3.1. Hipóteses unilaterais e bilaterais
7.2.3.2. Erro amostral
7.2.3.3. Intervalo de confiança
7.2.3.4. Nível de significância
7.2.3.5. Erros tipo I e II
7.2.3.6. Dados paramétricos e não paramétricos
7.2.3.7. Tamanho do efeito
7.2.3.8. Graus de liberdade
7.2.3.9. Testes estatísticos
7.2.4. Análise de correlação
7.2.4.1. Correlação de Pearson
7.2.4.2. Rho de Spearman
7.2.4.3. V de Cramer
7.2.5. Análise de regressão
7.2.5.1. Regressão linear simples
7.2.5.2. Regressão múltipla
7.3. Discussão e interpretação dos resultados
7.3.6. Contexto
7.3.7. Revisão de literatura
7.3.8. Referencial teórico
7.3.9. Objetivos, hipóteses e questões
7.3.10. Pesquisador
7.3.11. Métodos mistos

8. REDAÇÃO
8.1. Estrutura de artigos e trabalhos acadêmicos
8.1.1. Título
8.1.2. Resumo
8.1.3. Listas e sumário
8.1.4. Introdução
8.1.5. Desenvolvimento
8.1.5.1. Metodologia
8.1.5.2. Resultados
8.1.5.3. Discussão
8.1.6. Conclusão
8.1.7. Referências e citações
8.1.7.1. Elementos principais das referências
8.1.7.2. Tipos de referência
8.1.7.3. Regras gerais para apresentação e ordenação das referências
8.1.7.4. Citações
8.1.8. Formatação
8.2. Falando por imagens
8.3. Breves questões de língua e estilo
8.4. Apresentação do trabalho

9. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

SOBRE OS AUTORES

Informação adicional

Dimensões 17 × 24 cm
Organizador (es)

Daniela Karine Ramos, João Mattar

Edição

Editora

Edições 70

Ano de Publicação

2021

Nº de páginas

470

ISBN

9786586618440

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