Divino José da Silva, Pedro Angelo Pagni

Introdução à Filosofia da Educação: temas contemporâneos e história

Apresentamos, nesta coletânea, um conjunto de textos escritos por professores de filosofia da educação que ministram essa disciplina no ensino superior e por pesquisadores em formação nessa área que, há algum tempo, têm-se preocupado em pensar as especificidades da Filosofia da Educação e seu papel no âmbito dos cursos de formação de professores. O nosso objetivo é oferecer, aos professores que atuam com esta disciplina e aos seus alunos, um possível percurso em História da Filosofia, privilegiando pensadores que, para nós, são fundamentais para refletir sobre aquilo que é específico do campo Filosofia da Educação, bem como sobre o sentido do filosofar na Educação, desde os antigos gregos até a contemporaneidade. Para isso, os nexos entre Filosofia e Educação serão demonstrados a partir de diferentes perspectivas e de temas contemporâneos, como os relativos à formação humana, ao papel do mestre e à infância, ressaltando a importância da Filosofia como prática reflexiva para pensá-los na Educação. Pensar a Filosofia da Educação, nesses termos, comporta em si uma reivindicação que se traduz na preocupação segundo a qual, no ensino de Filosofia, quer seja no ensino médio quer no ensino superior, é importante não só ensinar Filosofia ou História da Filosofia, mas é preciso ensinar a filosofar sobre e na prática educativa. Assim, acreditamos que tal intento possa introduzir os alunos desses níveis de ensino e, particularmente, dos cursos de formação de professores no domínio das idéias filosóficas e lhes assegurar a apropriação de uma linguagem que seja capaz de auxiliá-los na construção de conceitos e argumentos, possibilitando-lhes a sistematização e a significação de uma prática educativa que transponha o imediatamente dado.

PAGNI, Pedro Angelo; SILVA, Divino José da. Introdução à filosofia da educação: temas contemporâneos e história. 1. ed. São Paulo: Avercamp. 2007.

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Descrição

Sumário

Apresentação
Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

PARTE 1 – Nascimento da Filosofia e Formação Humana: Recortes do Pensamento Filosófico Antigo

Capítulo 1 – A Educação na Filosofia de Sócrates
Divino José da Silva e Pedro Angelo Pagni

Sócrates entre os sofistas
A concepção de areté e de educação política socrática no interlúdio de sua morte
Referências
Exercícios

Capítulo 2 – O Desejo de Sabedoria e a Paidéia Justa em Platão
Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

Da herança socrática ao desejo de sabedoria platônico
O Estado justo e o homem virtuoso como ideais da Paidéia platônica
Os caminhos da reflexão filosófica e da constituição da Paidéia justa8
O programa educativo, a natureza da Filosofia e o verdadeiro mestre
Referências
Exercícios

Capítulo 3 – O Conhecimento e a Formação Humana no Pensamento de Aristóteles
Marcus Vinicius da Cunha

O conhecimento filosófico e outros conhecimentos
O mundo, onde as coisas se transformam
O homem no mundo da prática e a Paidéia aristoteleciana
O homem, ser que produz: poética e retórica
Os instrumentos do homem no mundo sem Deus
Aristóteles, ainda hoje
Referências
Exercícios

PARTE 2 – A Filosofia, o Papel do Mestre e a Educação Humana: Retrato do Pensamento Medieval e Renascentista

Capítulo 4 – Sobre o Papel do Mestre e do Ensino em Agostinho e Tomás de Aquino
Marcos Roberto Leite da Silva

Sobre o mestre e o uso das palavras em Agostinho
A importância do mestre no ensino e a concepção deste, segundo Santo Tomás
Os motivos do encontro
Referências
Exercícios

Capítulo 5 – Filosofia, Educação das Crianças e Papel do Preceptor em Montaigne
Divino José da Silva

Montaigne e seu tempo
No lugar da certeza, a dúvida
A Educação das crianças e o papel do preceptor em Montaigne
Referências
Exercícios

PARTE 3 – Filosofia do Sujeito, Pedagogia e Educação da Infância na Modernidade

Capítulo 6 – Filosofia do Sujeito, Pedagogia da Razão e Educação da Infância em René Descartes
Rodrigo Pelloso Gelamo

O problema de Descartes
As regras do método
O uso do método: Meditações
A ordem das razões
Sujeito, educação da infância e implicações da pedagogia da razão
Referências
Exercícios

Capítulo 7 – Pedagogia, Educação da Infância e o Futuro do Homem: Por Que Ler Rousseau Hoje
Vera Teresa Valdemarin

Pedagogia e educação da infância no projeto para o futuro do homem
Por que ler Rousseau hoje
Referências
Exercícios

Capítulo 8 – Iluminismo, Pedagogia e Educação da Infância em Kant
Pedro Angelo Pagni

Iluminismo (Aufklärung) e formação cultural (Bildung)
A saída do homem da menoridade: liberdade e uso da razão
Cultura, civilização e ideal de Estado cosmopolita
A concepção kantiana de Educação (Erziehung)
A Filosofia e a pedagogia do Aufklärung
A educação da infância na pedagogia kantiana e seus limiares contemporâneos
Referências
Exercícios

PARTE 4 – Experiência, Comunicação e Infância na Filosofia da Educação

Capítulo 9 – Nietzsche, no Limiar da Educação Contemporânea: Crítica à Cultura, Formação do Gênio e Infância na Educação Filosófica
Rodrigo Pelloso Gelamo e Pedro Angelo Pagni

A Filosofia como crítica da modernidade e do presente
Nietzsche, crítico da cultura e da educação de seu tempo
A Bildung como autoformação e a crítica nietzschiana ao ensino
Nietzsche e a educação filosófica no ensino

As três metamorfoses e os três devires do pensamento
A infância de uma ética: a transvaloração dos valores ou o trabalho do esquecimento
Referências
Exercícios

Capítulo 10 – Filosofia da Educação e Educação Filosófica, segundo John Dewey
Pedro Angelo Pagni e Cláudio Roberto Brocanelli

Experiência, comunicação e democracia
Filosofia da Educação: singularidades em relação à Ciência da Educação e à Pedagogia Pensamento reflexivo e pedagogia da infância
Referências
Exercícios

Capítulo 11 – A Crítica da Cultura e os Desafios da Educação após Auschwitz: Uma Leitura a Partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt
Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva

A atualidade da Filosofia, a crítica ao Iluminismo (Aufklärung) e à cultura (Kultur)

Da crítica à Pedagogia aos desafios políticos da educação no presente
Experiência educativa, arte de educar e comunicação do diferenciado
Indicações para uma educação após Auschwitz
Referências
Exercícios

Capítulo 12 – Habermas: Racionalidade e Processos de Aprendizagem no Projeto da Modernidade
Ralph Ings Bannell

Racionalidade e modernidade
Razão, sociedade e história
A virada linguística
A racionalização da sociedade
A racionalidade comunicativa
Alcançando o entendimento mútuo e a coordenação da ação

Socialização e individuação: a formação do indivíduo
A co-construção da sociedade, da cultura e da pessoa

Habermas e a Educação
Referências
Exercícios

Capítulo 13 – Por uma Filosofia da Educação Deleuziana: Processo de Subjetivação e Experiência de Educação
Rodrigo Pelloso Gelamo

A tradição e Deleuze: um esboço do problema
O processo de subjetivação
Processo de subjetivação e experiência de formação
A infância da educação
Considerações finais
Referências
Exercícios

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Divino José da Silva, Pedro Angelo Pagni

Autor (es)

Cláudio Roberto Brocanelli, Divino José da Silva, Marcos Roberto Leite da Silva, Marcus Vinicius da Cunha, Pedro Angelo Pagni, Ralph Ings Bannell, Rodrigo Pelloso Gelamo, Vera Teresa Valdemarin

Edição

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2007

Nº de páginas

320

ISBN

9788589311434

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