Descrição
Sumário
Apresentação
Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva
PARTE 1 – Nascimento da Filosofia e Formação Humana: Recortes do Pensamento Filosófico Antigo
Capítulo 1 – A Educação na Filosofia de Sócrates
Divino José da Silva e Pedro Angelo Pagni
Sócrates entre os sofistas
A concepção de areté e de educação política socrática no interlúdio de sua morte
Referências
Exercícios
Capítulo 2 – O Desejo de Sabedoria e a Paidéia Justa em Platão
Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva
Da herança socrática ao desejo de sabedoria platônico
O Estado justo e o homem virtuoso como ideais da Paidéia platônica
Os caminhos da reflexão filosófica e da constituição da Paidéia justa8
O programa educativo, a natureza da Filosofia e o verdadeiro mestre
Referências
Exercícios
Capítulo 3 – O Conhecimento e a Formação Humana no Pensamento de Aristóteles
Marcus Vinicius da Cunha
O conhecimento filosófico e outros conhecimentos
O mundo, onde as coisas se transformam
O homem no mundo da prática e a Paidéia aristoteleciana
O homem, ser que produz: poética e retórica
Os instrumentos do homem no mundo sem Deus
Aristóteles, ainda hoje
Referências
Exercícios
PARTE 2 – A Filosofia, o Papel do Mestre e a Educação Humana: Retrato do Pensamento Medieval e Renascentista
Capítulo 4 – Sobre o Papel do Mestre e do Ensino em Agostinho e Tomás de Aquino
Marcos Roberto Leite da Silva
Sobre o mestre e o uso das palavras em Agostinho
A importância do mestre no ensino e a concepção deste, segundo Santo Tomás
Os motivos do encontro
Referências
Exercícios
Capítulo 5 – Filosofia, Educação das Crianças e Papel do Preceptor em Montaigne
Divino José da Silva
Montaigne e seu tempo
No lugar da certeza, a dúvida
A Educação das crianças e o papel do preceptor em Montaigne
Referências
Exercícios
PARTE 3 – Filosofia do Sujeito, Pedagogia e Educação da Infância na Modernidade
Capítulo 6 – Filosofia do Sujeito, Pedagogia da Razão e Educação da Infância em René Descartes
Rodrigo Pelloso Gelamo
O problema de Descartes
As regras do método
O uso do método: Meditações
A ordem das razões
Sujeito, educação da infância e implicações da pedagogia da razão
Referências
Exercícios
Capítulo 7 – Pedagogia, Educação da Infância e o Futuro do Homem: Por Que Ler Rousseau Hoje
Vera Teresa Valdemarin
Pedagogia e educação da infância no projeto para o futuro do homem
Por que ler Rousseau hoje
Referências
Exercícios
Capítulo 8 – Iluminismo, Pedagogia e Educação da Infância em Kant
Pedro Angelo Pagni
Iluminismo (Aufklärung) e formação cultural (Bildung)
A saída do homem da menoridade: liberdade e uso da razão
Cultura, civilização e ideal de Estado cosmopolita
A concepção kantiana de Educação (Erziehung)
A Filosofia e a pedagogia do Aufklärung
A educação da infância na pedagogia kantiana e seus limiares contemporâneos
Referências
Exercícios
PARTE 4 – Experiência, Comunicação e Infância na Filosofia da Educação
Capítulo 9 – Nietzsche, no Limiar da Educação Contemporânea: Crítica à Cultura, Formação do Gênio e Infância na Educação Filosófica
Rodrigo Pelloso Gelamo e Pedro Angelo Pagni
A Filosofia como crítica da modernidade e do presente
Nietzsche, crítico da cultura e da educação de seu tempo
A Bildung como autoformação e a crítica nietzschiana ao ensino
Nietzsche e a educação filosófica no ensino
As três metamorfoses e os três devires do pensamento
A infância de uma ética: a transvaloração dos valores ou o trabalho do esquecimento
Referências
Exercícios
Capítulo 10 – Filosofia da Educação e Educação Filosófica, segundo John Dewey
Pedro Angelo Pagni e Cláudio Roberto Brocanelli
Experiência, comunicação e democracia
Filosofia da Educação: singularidades em relação à Ciência da Educação e à Pedagogia Pensamento reflexivo e pedagogia da infância
Referências
Exercícios
Capítulo 11 – A Crítica da Cultura e os Desafios da Educação após Auschwitz: Uma Leitura a Partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt
Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva
A atualidade da Filosofia, a crítica ao Iluminismo (Aufklärung) e à cultura (Kultur)
Da crítica à Pedagogia aos desafios políticos da educação no presente
Experiência educativa, arte de educar e comunicação do diferenciado
Indicações para uma educação após Auschwitz
Referências
Exercícios
Capítulo 12 – Habermas: Racionalidade e Processos de Aprendizagem no Projeto da Modernidade
Ralph Ings Bannell
Racionalidade e modernidade
Razão, sociedade e história
A virada linguística
A racionalização da sociedade
A racionalidade comunicativa
Alcançando o entendimento mútuo e a coordenação da ação
Socialização e individuação: a formação do indivíduo
A co-construção da sociedade, da cultura e da pessoa
Habermas e a Educação
Referências
Exercícios
Capítulo 13 – Por uma Filosofia da Educação Deleuziana: Processo de Subjetivação e Experiência de Educação
Rodrigo Pelloso Gelamo
A tradição e Deleuze: um esboço do problema
O processo de subjetivação
Processo de subjetivação e experiência de formação
A infância da educação
Considerações finais
Referências
Exercícios
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