Alexandre Thomaz Vieira, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso

Gestão Educacional e Tecnologia Formação de Educadores

O livro tem como proposta central a formação dos gestores escolares, conceito entendido de forma bastante ampla, não se restringindo apenas à figura do diretor de uma unidade. A preocupação central dos autores foi trabalhar a gestão educacional a partir da prática desenvolvida em nossas escolas, de modo que os elementos teóricos das três áreas de conhecimento envolvidas — Educação,  Administração e Tecnologia — são apresentados sempre permeando estratos da realidade escolar.

As ideias básicas norteadoras da obra são:
. A formação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola.
. A gestão como um processo coletivo coordenado pelo diretor, que envolve sobretudo a participação da  comunidade e a liderança.
. A Escola como organização social em estreita relação com a sociedade, na qual busca elementos para sua constante atualização e revitalização.
. A importância da tecnologia para a gestão escolar não apenas como instrumento facilitador do trabalho burocrático, mas principalmente como instrumento de articulação do trabalho administrativo com o pedagógico.

A tese defendida pelos autores aponta para a necessidade de se proceder a mudanças profundas na formação dos gestores escolares, destacando a ampliação do conceito de gestão em que se evidencia a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Trata-se, portanto, de uma obra que procura responder às indagações e expectativas de diferentes grupos de educadores, começando pelos diretores de escola e seus colaboradores no trabalho de gestão e chegando até os estudantes da área de Educação em seus diferentes níveis, os formadores de educadores e todos os envolvidos na mudança da escola e da Educação em geral.

VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALONSO, Myrtes Alonso. (org.). Gestão educacional e tecnologia formação de educadores. 2. ed. São Paulo: Avercamp, 2017.

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Descrição

SUMÁRIO

Introdução

Capítulo I
A Gestão/Administração Educacional no Contexto da Atualidade
Myrtes Alonso

I.1 A Gestão Escolar  e os Desafios da Atualidade
I.2 Características da Escola Atual – Modelo Tradicional
I.3 O Novo Cenário Decorrente da Revolução Tecnológica
I.4 A Escola Renovada – Base Científicas
I.5 Funções Estruturais e Organizacionais dessa Nova Escola
I.6 Base Estruturais e Organizacionais dessa Nova Escola
I.7 O que Torna as escolas mais Eficazes? O que é uma Gestão Eficaz?
I.8 O que Dizem as Pesquisas Sobre Escolas Eficazes com Relação ao Papel do Diretor
I.9 Papel do Diretor na Escola Renovadora

Capítulo II
Organização e Gestão Escolar: Evolução dos Conceitos
Alexandre Thomaz Vieira

II.1 Introdução
II.2 Evolução do Conceito de Administração: Aplicação à Escola
II.3 As Diferentes Concepções de Organização
II.4 Organização Escolar e Gestão: Operacionalizando Alguns Conceitos
II.5 A Construção de Indicadores na Análise da Organização Escolar

Capítulo III
Alexandre Thomaz Vieira

III.1 Introdução
III.2 A Mudança na Relação do Homem com o Conhecimento
III.3 A Aprendizagem dos Alunos e das Escolas Sob a Influência da Concepção de Organização
III.4 Etapas do Processo de Evolução das Práticas Educacionais
III.5 O Professor e o Delicado Processo de Atualização das Práticas Profissionais
III.6 A melhoria das Escolas Significa a Melhoria das Pessoas: Comunidades de Aprendizagem Profissional

Capítulo IV
Alexandre Thomaz Vieira

IV.1 Introdução
IV.2 A Individualização do Atendimento ao Aluno
IV.3 A Complexidade das Informações e do Ambiente Externo
IV.4 O Impacto das Diferentes Configurações Organizacionais
IV.5 A Criação de um Nova Cultura de Conhecimento
IV.6 Sistemas de Informação e Conhecimento
IV.7 Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito: Como Lidar com Eles?
IV.8 Implementação

Capítulo V
Myrtes Alonso

V.1 Autonomia Escolar
V.2 A Participação na Escola
V.3 O Projeto Político-Pedagógico e a Autonomia da Escola

Capítulo VI
Myrtes Alonso

VI.1 O Trabalho Coletivo – Uma Responsabilidade da Direção
VI.2 A Liderança sob Novos Enfoques

Capítulo VII
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

VII.1 Tecnologias de Informação e Comunicação e Formação Contextualizada de Educadores
VII.2 Tecnologias de Informação e Comunicação e Gestão Escolar
VII.3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Formação de Educadores
VII.4 Gestão de Informações e Rede e Conhecimentos na Escola
VII.5 Formação de Gestores para a Inserção das Tecnologias na Escola
VII.6 Gestão Escolar com Tecnologias e Gestão de Tecnologias na Escola
VII.7 Considerações Finais

Capítulo VIII
Marcos T. Masetto

VIII.1 Concepção de Projeto
VIII.2 Projeto Educacional: sua Compreensão
VIII.3 Concepção de Gestão de Projetos
VIII.4 Gestão de Pessoas em Projetos Educacionais
VIII.5 Encerramento e Legado dos Projetos Educacionais

Capítulo IX
José Manoel Moran Costas

IX.1 Diferenciais das Instituições Inovadoras
IX.2 Tecnologias Digitais para Apoio à Gestão
IX.3 A Gestão da Mudanças na Educação
IX.4 Conclusão