Felipe Chibás Ortiz, Fernando de Almeida Santos

Gestão da Educação a Distância: comunicação, desafios e estratégias

Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, principalmente, manter com elevada qualidade e satisfação para alunos, professores e demais participantes do processo é algo que deve ser renovado constantemente.

Exige-se, hoje, conhecimento atualizado, novo, em tempo real, proveniente de todas as partes do mundo, e que as pessoas, equipes e organizações sejam capazes de construir e utilizar esse conhecimento empregando as novas tecnologias da comunicação. Portanto, é fundamental a eficiente gestão do EAD para a formação de novos profissionais.

Este livro possui os seguintes diferenciais:

  • Apresenta de forma prática, atualizada e com linguagem acessível como desenvolver e implantar o EAD nas condições atuais.
  • Pode ser de interesse para professores, coordenadores de cursos e diretivos de instituições de ensino, assim como para alunos.
  • Aborda temáticas novas, como a de gerenciar a criatividade virtual e a utilização de games, a formatação das equipes de ensino e os aspectos econômicos e financeiros da gestão EAD.
  • Apresenta exemplos e estudos de caso atuais de diferentes países.
  • É composto por abordagens de renomados autores nacionais e estrangeiros, pesquisadores, mestres, doutores, consultores e profissionais.
  • Possibilita conhecer experiência e opiniões de professores de diferentes instituições e localidades.
  • Tem uma abordagem transdisciplinar e multicultural, com diferentes olhares.

Aplicação

Livro-texto para disciplinas de Pedagogia, Comunicação, Didática, Psicologia e áreas afins e leitura complementar para Filosofia, Sociologia, Gestão Ambiental, Administração, Marketing, Sustentabilidade e Planejamento Estratégico. Os conceitos e as práticas citadas são factíveis para aplicação em instituições de ensino fundamental, médio ou superior, projetos comunitários, empresas, hospitais, organizações não governamentais, indústrias, comércios, lojas virtuais, agências de marketing de conteúdo e startups.

SANTOS, Fernando de Almeida; ORTIZ, Felipe Chibás (org.). Gestão da educação a distância: comunicação, desafios e estratégias. São Paulo: Atlas, 2015.
FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$110,00

Fora de estoque

Descrição

SUMÁRIO

PARTE I – BASES DA GESTÃO DE PROJETOS EM EAD: CONSTRUINDO NOVOS PARADIGMAS, INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

1 – O Uso das Tecnologias na Educação, Antes e Depois da Internet
(Victor Aquino Gomes Correa)

2 – Gestão Criativa em Ecossistemas de Educação a Distância (EAD)
(Felipe Chibás Ortiz)

3 – Organizações Educativas Físicas e Virtuais a Partir da Perspectiva da Mudança Inovadora
(Saturnino de la Torre e Felipe Chibás Ortiz)

4 – O Currículo e as Tecnologias: Desafios para a Formação de Professores
(Neide de Aquino Noffs e Maria Angela Barbato Carneiro)

5 – Tendências da Educação a Distância ou Tendências da Educação?
(Fernando de Almeida Santos)

PARTE II – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO EAD: DESAFIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES

1 – Por uma Nova E-Ducação: Experiências Formativas com Tecnologias e Recursos para a Educomunicação
(Ignacio Aguaded, Pablo Maraver López e Ángel Mojarro Aliaño)

2 – Educação a Distância (EAD) Estimuladora de Criatividade: Reflexões e Experiências
(Gerardo Borroto Carmona)

3 – O Ensino a Distância e a Profissionalização em Turismo: uma Relação a Ser Aprimorada
(Debora Cordeiro Braga)

4 – A Mudança de Cenário do ABC Paulista após a Formação Profissional nos Cursos Superiores de Tecnologia Parcialmente a Distância: Uma Pesquisa
(Mônica Maria Martins de Souza)

5 – Gestão Cooperativa com Equipes de EAD
(Janes Fidélis Tomelin e Luiz Alberto de Farias)

6 – O Ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Cidadãos Seniores em Portugal
(Ana Isabel Veloso, Sónia Ferreira, Célia Maria Martins Soares e Liliana Filipa Vale Costa)

7 – Gestão de Programas Educomunicativos e de Pesquisa em Educação Virtual. Os Casos da Universidade de “La Frontera” (Chile) e da Universidade de Guadalajara (México)
(Carlos Del Valle e Israel Tonatiuh Lay Arellano)

8 – MOOCs. Para Onde Caminha o Processo de Aprendizagem e o Uso de Recursos Informáticos
(Alessandro Marco Rosini, Angelo Palmisano e Orlando Roque da Silva)

9 – Empoderamento do Prossumidor Mediante os Videogames
(Mari Carmen Caldeiro Pedreira e Ignacio Aguaded)

PARTE III – ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA GESTÃO EAD

1 – Custos para Implantação de Cursos a Distância no Ensino Superior
(Jeferson Pistori)

2 – Educação a Distância: Análise de Aspectos Sociais, Econômicos e Financeiros de Projetos de EAD em Instituição

Informação adicional

Peso 0,590 kg
Dimensões 24 × 17 cm
Edição

Ano de Publicação

2015

Editora

Atlas

Nº de páginas

304

Organizador (es)

Felipe Chibás Ortiz, Fernando de Almeida Santos

ISBN

9788522497935

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.