Descrição
SUMÁRIO
Apresentação
1. O sentido da gamificação
2. Precursores pré-digitais da gamificação
Gamificando práticas religiosas
Gamificando a música e a dança
Gamificando as artes mágicas
Gamificando o estilo de vida no “Século do Jogar”
Gamificando a aprendizagem
Gamificando o ato de matar
3. Gamificação, motivação e a essência do jogo
Por que gostamos de jogos? Por que jogamos?
O “motorzinho” de todo jogo
Perigos da motivação extrínseca
O fenômeno da superjustificação
Recompensas extrínsecas e behaviorismo
Possibilidades para o uso das recompensas extrínsecas
4. A emergência da gamificação na cultura do jogo
Onipresença da lógica dos games
A emergência da gamificação
Definições e expectativas acerca da gamificação
Críticas à gamificação
Ambiente de oportunidades
5. Narrativa e gamificação, ou com quantos pontos se faz uma boa história?
Narrativas, games e gamificação
Metodologia
Análise e discussão dos dados
Narrativa na literatura da gamificação
6. Apontamentos sobre novos rumos estéticos para as sociedades gamificadas
Caráter geral do jogo
Breves conclusões
7. Brain digital games e funções executivas: delineando interfaces entre os games e a estimulação neuropsicológica
Brain digital games: um panorama da revisão de literatura internacional e nacional
Estimulando as funções executivas por meio dos brain digital games
Gamebook Guardiões da Floresta
Método de investigação e resultados
Minigames e funções executivas
É o GGF um brain digital game?
8. Fundamentos da gamificação na geração e na mediação do conhecimento
Conceitos sobre gamificação
Aprendizagem e gamificação
Gamificação para a motivação e o engajamento
Narrativa explorada na gamificação
Elementos dos jogos na gamificação
Exploração das mecânicas dos jogos na gamificação
9. Gamificação e o processo de concepção de bens de consumo
O design
Design enquanto processo
Design enquanto pensamento
Design Thinking Canvas
Resultados
Conclusões e desdobramentos
10. Iconomia: violência e valor nos jogos de produção dos ícones
Crise e teoria crítica do capital em jogo
Gamificação de espaços públicos e reinvenção da política
Jogo como operação da linguagem: ambiguidade, negação e abertura
11. Gamificação em educação: revisão de literatura
Introdução
Gamificação
Gamificação em educação
Revisões de literatura
Modelos teóricos
12. Design educacional em jogo
Regras do jogo
Contando os pontos e mapeando os caminhos escolhidos
13. Design e educação a distância: ensaio crítico sobre o processo de gamificação
Gamificação: conceituação em construção e debate
Gamificação, motivação e educação
Gamificação na educação a distância
14. Gamificação e educação: estudo de caso
15. O hiato entre o game e a gamificação
Natureza da gamificação
Fatores inimitáveis dos games
Dupla imersão
Finalidade sem fim
Narrativa em ato
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