Mathias Gonzalez

Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância

Este é um manual para iniciantes. Deixo de lado o academicismo, a linguagem rebuscada, os construtos teóricos, e vou direto ao ponto: Tutoria em Educação a Distância (EAD).

Este trabalho, resultado de muitos anos de observação e prática de tutoria em EAD, apresenta os caminhos trilhados por profissionais que lidam com a delicada tarefa de orientar, motivar e avaliar seus alunos remotamente. Não é uma “receita de bolo” nem uma fórmula pronta para a solução de todos os problemas existentes na tutoria em EAD via Internet. Porém, com certeza, servirá de ponto de partida para aqueles que desejarem se aprofundar no tema com uma base de conhecimento adequada.

É da natureza humana a evolução constante, e essa evolução se processa por etapas. Engatinhar para depois andar e correr. Saltar para depois voar.
A caminhada torna-se mais fácil quando temos em que ou quem nos apoiar. Por isso, os pais, os mestres, os amigos, os livros são sempre tão valiosos.

Precisamos às vezes aprender a desaprender, para incorporarmos novos conceitos e novas aprendizagens. Segundo o filósofo grego Epíteto, é impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.

Desse modo, este pequeno manual não pretende esgotar um assunto que tem estado em contínua evolução e mudança.

Ficarei feliz se este livro for útil àqueles que desejam saber como determinadas instituições e professores estão realizando tutoria em EAD e quais as principais ferramentas utilizadas nessa atividade.

Gonzalez, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. 2. Ed. São Paulo: Avercamp, 2015.

R$40,00

Em estoque

em até 3x de R$13,33 sem juros

à vista R$36,00 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

Sumário

GLOSSÁRIO

Capítulo 1. CONHECENDO AS POLÍTICAS DE EAD NO BRASIL
1.1. VISÃO DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA EAD NO BRASIL

Capítulo 2. PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EAD
2.1. EAD NO MUNDO
2.2. EAD NO BRASIL
2.2.1. Alguns problemas observados com a EAD no Brasil

Capítulo 3. GESTÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE CURSOS EM EAD
3.1. COORDENADOR DE APRENDIZAGEM(PROFESSOR)
3.2. PROFESSOR- TUTOR
3.3. ORIENTADOR DE AMBIENTE
3.4. APRESENTAÇÃO DO CURSO
3.5. TIPOS DE CURSO A DISTÂNCIA
3.6. OS RECURSOS DE UM AMBIENTE EM EAD

Capítulo 4. TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO EM EAD
4.1. DESCUBRA O QUE MOTIVA SEUS ALUNOS
4.2. ORIENTE SEUS ALUNOS A SE ORGANIZAREM PARA ESTUDAR
4.3. REPASSE ALGUMAS TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO A SEUS ALUNOS
4.3.1. Técnica da fatia de pizza
4.3.2. Técnica dos três patinhos
4.3.3. Técnica das mensagens subliminares
4.3.4. Técnica da autor recompensa
4.3.5. Técnica da hierarquia de valores

Capítulo 5. DOMINANDO AS FERRAMENTAS NA TUTORIA: E- MAIL, CHAT, TELEFONE, FAX, CORRESPONDÊNCIA, TELE E VIDEOCONFERÊNCIA ETC.
5.1. PRÉ- REQUISITOS TECNOLÓGICOS PARA REALIZAR TUTORIA EM EAD
5.2. MATERIAL IMPRESSO
5.3. CORREIO ELETRÔNICO (E- MAIL)
5.4. LISTA DE DISCUSSÃO
5.5. NEWSGROUPS
5.6. FILE TRANSFER PROTOCOL (FTP)
5.7. WORD WIDE WEB (WWW)
5.8. VÍDEO/ÁUDIO SOB DEMANDA
5.9. BATE- PAPO SÍNCRONO (INTERNET RELAY CHAT – IRC)
5.10. VIDEOCONFERÊNCIA
5.11. TELECONFERÊNCIA
5.12. TELECONFERÊNCIA INTERATIVA
5.13. TV A CABO
5.14. RECURSOS DE ÁUDIO/VÍDEO
5.15. DVD
5.16. AUDIOCONFERÊNCIA
5.17. CD- ROM
5.18. WHITEBOARD
5.19. RÁDIO E TV WEB

Capítulo 6. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
6.1. DEZ ATITUDES POSITIVAS EM AVALIAÇÃO
6.2. COMO SE FAZ O ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO EM CURSOS A DISTÂNCIA
6.3. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE AVALIAÇÃO

Capítulo 7. TEORIA E PRÁTICA TUTORIAL EM EAD
7.1. MODELOS DE ESTRUTURAÇÃO DE CURSOS EM EAD
7.1.1. Diferenças entre um texto convencional e o hipertexto
7.2. MODELOS DE CURSOS EM EAD
7.2.1. Modelo 1: sala de aula a distância
7.2.2. Modelo 2: aprendizagem independente
7.2.3. Modelo 3: aprendizagem independente + aula

Capítulo 8. A ARTE DA SEDUÇÃO PEDAGÓGICA NA TUTORIA EM EAD
8.1. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA PELO REFORÇO POSITIVO
8.2. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA TUTORIA

REFERÊNCIAS

Informação adicional

Dimensões 14 × 21 cm
Organizador (es)

Mathias Gonzalez

Edição

Ano de Publicação

2015

Editora

Avercamp

Nº de páginas

96

ISBN

9788589311748

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.