Clóvis Roberto dos Santos

Ética, Moral e Competência dos Profissionais da Educação

Trata-se de um livro paradidático no qual, inicialmente, questiona-se o porquê da não existência de um componente curricular sobre a ética nos cursos de formação de profissionais da educação e, mesmo, de um código para o exercício da profissão, pois que, no magistério, a ética e a moral são assuntos que devem ser tratados com muita seriedade. O tema é trabalhado a partir dos modernos conceitos de ética e de moral, mas do ponto de vista humano, racional e não-confessional, para verificar sua aplicação aos profissionais da educação. A competência do professor é tratada não apenas como um dever de ofício, mas como uma exigência ética e moral na sua atuação. São analisados frases e preconceitos antiéticos, antipedagógicos e até imorais não muito apropriados para o magistério, assim como princípios para um trabalho docente de qualidade e a tipologia dos professores segundo sua didática. O livro aborda, ao final, a postura ética e moral nos cursos ou programas de pós-graduação, principalmente na relação do orientador com o orientando e da banca examinadora com o mestrando/doutorando.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. Ética, Moral e Competência dos Profissionais da Educação. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2004.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$45,00

Em estoque

em até 3x de R$15,00 sem juros

à vista R$40,50 via depósito ou PIX

Categorias: ,

Descrição

Sumário

Introdução
Verdadeiro Educador (Maria S.C. de Sá Leite)

Capítulo I – Ética e Moral: Conceitos e Categorias
1.1 Conceituação de Ética e Moral
1.2 Fundamentos Estéticos, Políticos e Éticos (Protágoras – Platão)
1.3 Categorias de Ética

Leitura – A Ética
Cássio M. Fonseca

Capítulo II – Os Profissionais da Educação

Leitura – Carta de Um Direto de Escola aos Professores
Haim G. Ginott

Capítulo III – Frases que Denotam Preconceitos Pedagógicos Não Apropriados para o Exercício Ético e Moral do Magistério
Leitura – Eu Lecionei a Todos Eles
N. John Weite

Capítulo IV – Comportamento Ético e Moral do Profissional da Educação
IV.1 Dez Princípios da Ética no Trabalho
IV.2 Tipologia de Professores
IV.3 Alguns Aspectos Físicos, Éticos e Morais a Serem Considerados

Leitura – Amor: a Única Força Criativa
Eric Butterworth

Capítulo V – O Professor Competente
V.1 Considerações Preliminares
V.2 Perfil do Professor Competente
V.2.1 Área do currículo
V.2.2 Área pedagógica
V.2.3 Área de gestão de sala de aula e relacionamento interpessoal
V.2.4 Área escolar
V.3 Didática e a Competência do Professor

Leitura – O Professor de Nossos Filhos
Cláudio de Moura Castro

Capítulo VI – Código de Deveres Éticos dos Profissionais da Educação: Uma Proposta para Reflexão

Leitura – Ensinar Exige Estética e Ética
Paulo Freire

Referências

Anexo – A Postura Ética e Moral nos Cursos ou Programas de Pós-Graduação
Profa. Dra. Rogéria Toler da Silva Noronha

A.1 A Problemática Sob o Prisma dos Pós-Graduandos
A.2 As Angústias que Aparecem Durante a Elaboração do Trabalho
A.3 O Tempo de Preparo para a Defesa
A.4 A Postura Física e Ética Perante os Membros da Banca Examinadora
A.5 Onde Buscar as Soluções?
A.6 Sensação do Dever Cumprido
A.7 Referências

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Organizador (es)

Clóvis Roberto dos Santos

Editora

Avercamp

Ano de Publicação

2004

Nº de páginas

120

ISBN

9788589311168

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.