Descrição
Sumário
Introdução
Verdadeiro Educador (Maria S.C. de Sá Leite)
Capítulo I – Ética e Moral: Conceitos e Categorias
1.1 Conceituação de Ética e Moral
1.2 Fundamentos Estéticos, Políticos e Éticos (Protágoras – Platão)
1.3 Categorias de Ética
Leitura – A Ética
Cássio M. Fonseca
Capítulo II – Os Profissionais da Educação
Leitura – Carta de Um Direto de Escola aos Professores
Haim G. Ginott
Capítulo III – Frases que Denotam Preconceitos Pedagógicos Não Apropriados para o Exercício Ético e Moral do Magistério
Leitura – Eu Lecionei a Todos Eles
N. John Weite
Capítulo IV – Comportamento Ético e Moral do Profissional da Educação
IV.1 Dez Princípios da Ética no Trabalho
IV.2 Tipologia de Professores
IV.3 Alguns Aspectos Físicos, Éticos e Morais a Serem Considerados
Leitura – Amor: a Única Força Criativa
Eric Butterworth
Capítulo V – O Professor Competente
V.1 Considerações Preliminares
V.2 Perfil do Professor Competente
V.2.1 Área do currículo
V.2.2 Área pedagógica
V.2.3 Área de gestão de sala de aula e relacionamento interpessoal
V.2.4 Área escolar
V.3 Didática e a Competência do Professor
Leitura – O Professor de Nossos Filhos
Cláudio de Moura Castro
Capítulo VI – Código de Deveres Éticos dos Profissionais da Educação: Uma Proposta para Reflexão
Leitura – Ensinar Exige Estética e Ética
Paulo Freire
Referências
Anexo – A Postura Ética e Moral nos Cursos ou Programas de Pós-Graduação
Profa. Dra. Rogéria Toler da Silva Noronha
A.1 A Problemática Sob o Prisma dos Pós-Graduandos
A.2 As Angústias que Aparecem Durante a Elaboração do Trabalho
A.3 O Tempo de Preparo para a Defesa
A.4 A Postura Física e Ética Perante os Membros da Banca Examinadora
A.5 Onde Buscar as Soluções?
A.6 Sensação do Dever Cumprido
A.7 Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.