Winfried Nöth, Lucia Santaella

Estratégias Semióticas da Publicidade

Quando se consomem muito mais significados e valores do que produtos, este livro busca detectar as estratégias utilizadas pela comunicação de produtos e nos produtos de comunicação e compreender as variadas camadas de influências emocionais e culturais que agem sobre o consumidor.

A semiótica, ciência dos signos, sinais e símbolos, está habilitada a explicitar as múltiplas camadas de sentido que são absorvidas pelo consumidor de modo intuitivo e, muitas vezes, sob o nível consciente. Colocados em prática, os conceitos semióticos nos auxiliam na compreensão de que, na comunicação publicitária, marcas, logos, embalagens e suas mensagens verbais e não verbais, veiculadas pelas mais diversas mídias, são textos culturais ricos, que, em palavras, imagens e sons, contam histórias prenhes de significados.

Essa explicitação é possível porque os signos falam.

O livro discute como, por quais meios e para quais fins os signos publicitários falam.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

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Descrição

SUMÁRIO

Parte I. Percepção e Cognição
1. A performance perceptiva na publicidade
2. Publicidade: a mensagem emoldurada

Parte II. Semiótica da Mercadoria
3. Marketing como questão semiótica
4. A natureza sígnica das mercadorias
5. A linguagem das mercadorias

Parte III. Estratégias Semióticas
6. Panorama da semiótica da publicidade
7. Mensagem publicitária: sugestão, sedução, persuasão
8. Estratégias indiciais e icônicas de informação e sugestão
9. Signos e valor semiótico agregado

Parte IV. Leituras Semióticas
10. A semiótica no mix da pesquisa em publicidade
11. Marlboro: a idealização do familiar
12. Vivo: paralelos entre o logo e o nome
13. Os efeitos comunicativos de um logo
14. A imagem que fala

Parte V. Poética e Estética
15. Publicidade, poesia e arte: estética e linguagem do mercado
16. A publicidade e as artes: intermidialidade parasitária, paragonal e líquida