Daniela Melaré Vieira Barros

Estilos de Aprendizagem e o Uso das Tecnologias

Muito se tem dito sobre as potencialidades da utilização educativa das novas tecnologias, designadamente por poderem permitir ir ao encontro de necessidades e características específicas dos estudantes que a elas recorrem, cada vez com maior preponderância. Mas importa saber mais sobre como explorar adequadamente este potencial. A investigação sobre estilos de aprendizagem tem permitido identificar as abordagens ao conhecimento que melhor se adaptam a estes diferentes estilos, apresentando especial pertinência em contextos de aprendizagem online. Considerar estes diferentes estilos e as diferentes abordagens ao conhecimento que se requerem por parte de professores e formadores constitui, para diversos autores, a chave do sucesso nestes espaços virtuais de aprendizagem, sobre os quais muito há a investigar. O texto que Daniela Melaré Vieira Barros aqui nos apresenta constitui, pois, um contributo especialmente relevante neste âmbito. Nele se cruzam perspectivas e contributos de diferentes áreas do saber, permitindo clarificar conceitos, sistematizar conhecimento produzido neste domínio e promover uma reflexão fundamentada, importante para todos aqueles que se interessam por aprofundar conhecimentos em pedagogia do e-learning, tendo em vista desenvolver a versatilidade e qualidade destes novos contextos de aprendizagem.

MELARÉ, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$45,00

Em estoque

em até 3x de R$15,00 sem juros

à vista R$40,50 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – ENSINO E APRENDIZAGEM: ESTILOS E TENDÊNCIAS NA CONVERGÊNCIA COM AS TECNOLOGIAS
– Ensino e aprendizagem: estilos e tendências
– Aprendizagem, seus fatores e a influência da tecnologia
– O construtivismo: definições e características

CAPÍTULO 2 – A TEORIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM (abordagem espanhola) E O USO DAS TECNOLOGIAS
– Estilos de aprendizagem e estilos cognitivos
– Teorias, instrumentos e modelos dos estilos de aprendizagem
– Estilos de aprendizagem, o processamento da informação e o uso das tecnologias

CAPÍTULO 3 – OS ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
– O virtual e o espaço virtual
– Características do virtual
– Linguagem audiovisual interativa digital
– Reflexão sobre os elementos e características da linguagem audiovisual interativa digital
– O processo de ensino e aprendizagem no espaço virtual
– O teste de estilos de uso do espaço virtual
– Perfil e competências do usuário do virtual: diretrizes e características para a aprendizagem
– Estilos de uso do espaço virtual