Braian Veloso, Daniel Mill, Glauber Santiago, Marilde Santos

Escritos sobre Educação a Distância: perspectivas e dimensões teórico-práticas

Os textos que compõem este livro propõem ao leitor elementos para uma compreensão mais aprofundada e crítica da Educação a DIstância (EaD). São contribuições mais teórica ou mais experimentais, mais provocadoras ou mais propositivas, que visam lançar luzes sobre pontos ainda merecedores da nossa atenção. Nesse sentido, a abora apresenta 13 capítulos, com contribuições teórico-práticas de autores nacionais e estrangeiros no sentido de contribuir para expansão da EaD com melhor qualidade. Fica, portanto, o convite ao leitor para buscar, nas linhas e entrelinhas deste livro, certas reflexões tão necessárias em face do aumento exacerbado de matrículas em cursos a distância nos últimos anos.

MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber; SANTOS, Marilde; VELOSO, Braian (org.). Escritos sobre educação a distância: perspectivas e dimensões teórico-práticas. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

Em estoque

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

Apontamentos teórico-práticos sobre a modalidade de Educação a Distância: uma breve apresentação.

Parte 1. Docência no contexto da Educação a Distância: o trabalhador e o educador em perspectiva

1. Trabalho docente na Educação a Distância: teletrabalho ou sobretrabalho?.

2. Docência na Educação a Distância: um estudo sobre o trabalho docente nos cursos de Pedagogia públicos.

3. Rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência: contribuições de um espaço de diálogo on-line.

4. Formação de professores na Educação a Distância: desafios e possibilidades no estágio obrigatório.

5. Por uma ecologia da aprendizagem na era digital: abordagem CCS e inclusão como alicerces para a formação de professores.

6. Mídias na Educação: uma proposta flexível e em serviço para a formação de professores.

7. O potencial didático do audiovisual: o caso dos Mooc.

Parte 2. Dimensões da Educação a Distância: inovação, financiamento, avaliação e formação

8. Fabricar a inovação na educação superior a distância: diálogos e exercícios entre Portugal e Brasil para a construção de um modelo pedagógico virtual.

9. O Sistema Universidade Aberta do Brasil e os recursos destinados à educação pública a distância.

10. Um panorama dos processos de avaliação da Educação a Distância em uma universidade pública.

11. O estudante virtual e seu processo de aprendizagem.

12. Educação musical a distância no Brasil: um olhar voltado para os aspectos teórico-metodológicos.

13. A afetividade no ensino da música em ambientes digitais de aprendizagem.