Romero Tori

Educação sem Distância

Em abril de 2010 era lançada a primeira edição do livro “Educação sem Distância”. A começar pelo título, essa obra logo chamou atenção por seu conteúdo provocador e instigante. Fundamentados em conceitos, teorias e tecnologias, cada um de seus capítulos desconstrói e se aprofunda em uma diferente questão relacionada à mediação tecnológica no ensino e aprendizagem. Temas como educação presencial e a distância, hibridismo, real versus virtual, presença e telepresença, imersão, games e gamificação, realidade virtual e aumentada, são abordados, com integração e articulação de conhecimentos de diferentes áreas, de forma inovadora e significativa.

Sem tecnicismos nem pedantismo, mas com precisão e clareza, este livro traz conteúdos, análises, discussões, exemplos e projeções, que podem contribuir tanto com a formação quanto para a atualização profissional de educadores, pedagogos, designers educacionais, gestores, engenheiros, técnicos, produtores, empresários, agentes públicos e demais atores, interessados ou diretamente envolvidos com o uso de novas mídias e tecnologias no ensino e aprendizado, seja a distância, presencialmente ou de forma híbrida.

Desde o lançamento da primeira até a publicação desta segunda edição, muita coisa evoluiu na educação mediada por tecnologias interativas. Mas as bases dessa evolução, abordadas já naquela primeira edição, continuam válidas e cada vez mais presentes, tais como: convergência entre real e virtual, redução de distâncias por meio da interatividade, e uso crescente de mídias digitais em todas as modalidades.

Nesta segunda edição, revista e atualizada, novas tendências e perspectivas são trazidas e alguns dos paradigmas promissores da edição anterior agora se tornaram quase que obrigatoriedades. Mas a simples adoção de novas tecnologias não garante, e, se malfeita, pode até piorar, a qualidade da educação. A leitura atenta deste livro torna-se, portanto, ainda mais necessária por parte de quem pretende desenhar, desenvolver, implantar ou oferecer uma educação adequada à realidade da sociedade e da cultura contemporâneas, conectadas, sem barreiras, sem limites: uma educação sem distância.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$49,00

em até 3x de R$16,33 sem juros

à vista R$44,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

PARTE 1: A DISTÂNCIA QUE APROXIMA
1 EDUCAÇÃO: A DISTÂNCIA OU SEM DISTÂNCIA?
2 EDUCAÇÃO HÍBRIDA: HARMONIZANDO ATIVIDADES VIRTUAIS E PRESENCIAIS
3 MÍDIA E APRENDIZAGEM

PARTE 2: DISTÂNCIA E PRESENÇA NA MEDIDA CERTA
4 DESCONSTRUINDO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO
5 POTENCIAL DE PROXIMIDADE EM AÇÕES DE APRENDIZAGEM
6 AVALIANDO A INTERATIVIDADE E A FELICIDADE
7 ESTAR PRESENTE. A DISTÂNCIA

PARTE 3: A PRESENÇA DA TECNOLOGIA
8 OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ABERTOS
9 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO E APRENDIZAGEM
10 REALIDADE VIRTUAL (RV)
11 REALIDADE AUMENTADA (RA)
12 VIDEO CONFERÊNCIA (VC)
13 GAMES
14 AMBIENTES VIRTUAIS 3D
15 TECNOLOGIAS QUE EDUCAM

Informação adicional

Organizador (es)

Romero Tori

Edição

Editora

Artesanato Educacional

Ano de Publicação

2017

Nº de páginas

187

ISBN

9788564803084

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.