Descrição
Sumário
INTRODUÇÃO
1 CONTEXTO E PRESSUPOSTOS
1.1 Uma experiência pessoal
1.2 Igualdade e diversidade
1.3 Integração e inclusão
2 DEFININDO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
3 NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: DISTINÇÕES E INCIDÊNCIAS
3.1 Deficiências e incapacidades
3.2 Alterações no movimento, locomoção e paralisia cerebral
4 SURDEZ: A(S) LINGUAGEM(NS) COMO SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO MENTAL
Priscila Augusta Lima e Therezinha Vieira
4.1 Definições de surdez
4.2 Etiologia da surdez
4.3 Surdez, cognição e linguagem(ns)
4.4 A educação escolar e as pessoas surdas
4.5 As diferentes linguagens entre surdos e ouvintes em família
4.6 As pessoas surdas na escola comum
4.7 A língua portuguesa escrita e a representação da língua de sinais
5 DEFICIÊNCIA VISUAL: DESENVOLVENDO DIFERENTES POSSIBILIDADES PERCEPTIVAS
5.1 Etiologia e tipos de deficiências visuais
5.2 A construção do espaço: compensando a percepção visual
5.3 Possibilidades perceptivas e representação mental
5.4 A percepção tátil e auditiva e a mobilidade
5.5 Escolarização: explorando recursos e mediações relevantes
5.6 O sistema Braile
6 INTELIGÊNCIA, DEFICIÊNCIA MENTAL E ALTAS HABILIDADES
7 POBREZA E DEFICIÊNCIA: MITOS E REALIDADES
7.1 Eliminando a deficiência artificial
8 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISADORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
9 ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA PESQUISA E NO TRABALHO COM AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
9.1 A pesquisa: uma ciência sensível
9.2 O trabalho: aprendendo com pessoas especiais
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO 1 — Filmes e sinopses sobre a temática das necessidades especiais
ANEXO 2 — Roteiro para entrevista semi-estruturada
ANEXO 3 — Capítulo V da LDBEN — Lei n. 9394 de 1996
ANEXO 4 — Lei n. 10.436 de 2002 (Lei de Libras)
ANEXO 5 — Relação de leis pertinentes ao campo da Educação Inclusiva
ANEXO 6 — Sugestão de sites especializados na temática
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