Flávia de Oliveira Champion Barreto, Maria Angela de Oliveira Champion Barreto

Educação Inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem

Visando auxiliar os profissionais envolvidos com a educação inclusiva, o livro discute a inclusão social e educacional, abordando aspectos históricos e a importância da constante busca pelo conhecimento acadêmico e científico. Conceitua dificuldades e distúrbios de aprendizagem e necessidades educacionais especiais, em conformidade com as Diretrizes Nacionais da Educação Básica. Apresenta recursos e estratégias facilitadoras da aprendizagem, de acordo com as necessidades de cada deficiência. Trata do uso das tecnologias nos âmbitos teórico e prático, de recursos de acessibilidade e da comunicação aumentativa e alternativa. Sugere aplicativos e softwares para facilitar ou promover a comunicação e a aprendizagem dos deficientes.
O conteúdo pode ser aplicado para o curso técnico em Multimeios Didáticos, Ludoteca, entre outros.

BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion; BARRETO, Flávia de Oliveira Champion. Educação Inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 1.ed. São Paulo: Érica 2014.

 

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$69,00

Em estoque

em até 3x de R$23,00 sem juros

à vista R$62,10 via depósito ou PIX

Descrição

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – Educação Especial ou Educação Especializada..
1.1 Uma breve história da educação especial no Brasil
1.1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo #º
1.2 Um retrato atual da educação inclusiva

CAPÍTULO 2 – Indicações para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Definição para as Necessidade Educacionais Especiais

2.1 Por que diferenciar dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e necessidades especiais?
2.2 Dificuldades de aprendizagem
2.3 Distúrbios de aprendizagem
2.3.1 Sobre dislexia
2.3.2 Sobre disortografia
2.3.3  Sobre disgrafia
2.3.4 Sobre discalculia
2.4 Necessidades especiais

CAPÍTULO 3 – Entendendo as Deficiências

3.1 Deficiência física
3.2 Deficiência sensorial
3.2.1 Deficiência auditiva
3.2.2 Deficiência  visual
3.3 Deficiência intelectual
3.4 Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD)
3.5 Altas habilidades e superdotação
3.6 Deficiência múltipla
3.7 Surdo-cegueira
3.7.1 Alfabeto datilológico
3.7.2 Tadoma
3.7.3 Sistema Melossi

CAPÍTULO 4 – Aprendizagem e Inclusão: Como Elas se Conectam?

4.1 O que é aprendizagem?
4.2 Aprendizagem e deficiência
4.3 Inclusão social

CAPÍTULO 5 – Tecnologias – Seus Tipos e Uso

5.1 O que é tecnologia?
5.2 Tecnologia Assistiva
5.2.1 Tipos e classificação
5.2.2 Categoria de Tecnologia Assistiva
5.2.3 Auxílio para a vida diária e vida prática
5.2.4 Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
5.2.5 Sistema de controle de ambiente
5.2.6 Projeto arquitetônicos para acessibilidade
5.2.7 Órteses e próteses
5.2.8 Adequação postural
5.2.9 Auxílios de mobilidade
5.2.10 Auxílios para qualificação da habilidade visual e recursos que ampliam a informação a pessoas com baixa visão ou cegas
5.2.11 Auxílio para pessoas como surdez ou com déficit auditivo

CAPÍTULO 6 – Tecnologia, Educação e Inclusão: Como é na Prática?

6.1 Deficiência visual
6.2 Deficiência auditiva
6.2.1 Aplicativo Hand Talk Tradutor para Libras
6.3 Deficiência motora
6.4 Dislexia e outros distúrbios de leitura e aprendizagem
6.5 Dificuldade de fala
6.6 Síndrome de Dow e outras deficiência  intelectuais

CAPÍTULO 7 – Considerações Finais

Informação adicional

Organizador (es)

Flávia de Oliveira Champion Barreto, Maria Angela de Oliveira Champion Barreto

Edição

Editora

Érica

Ano de Publicação

2014

Nº de páginas

120

ISBN

9788536508726

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.