Maria Luisa Sprovieri Ribeiro, Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Educação Especial: do querer ao fazer

Esta obra visa trazer ao público algumas questões presentes nas discussões atuais sobre a Educação Especial, tendo como eixo norteador a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no contexto da Educação Escolar.

Destina-se a professores especializados bem como aos que atuam na Educação Básica e se interessam pelas perspectivas pedagógicas oferecidas pela inclusão do aluno no cotidiano das salas de aula e da escola como um todo.

Espera-se contribuir para reflexões além dos temas abordados, por parte dos professores e equipes pedagógicas, pontuando especificidades ligadas ao trabalho escolar desenvolvido com e para pessoas com necessidades educativas especiais. Para tanto, consideram-se a diversidade e a heterogeneidade como desafios às práticas atuais e o convívio com a singularidade dos alunos como oportunidade de enriquecimento da formação profissional das equipes envolvidas.

RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri; BAUMEL, JRoseli Cecília Rocha de Carvalho (org.). Educação especial: do querer ao fazer. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2003.

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Descrição

Sumário

Apresentação

Capítulo I – Contextos de Aprendizagem e Integração/Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Armindo J. Rodrigues

I.1 Educação e Diversidade
I.2 A Organização e Gestão dos Contextos de Aprendizagem
I.2.1 A organização e gestão da classe
I.2.2 A condução do processo ensino-aprendizagem
I.3 Contextos de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais
Referências Bibliográficas

Capítulo II – Formação de Professores: Algumas Reflexões
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

II.1 Bases Conceituais
II.2 Perspectivas de Ordem Prática
II.3 Possíveis Articulações
Referências Bibliográficas

Capítulo III – Perspectivas da Escola Inclusiva: Algumas Reflexões 
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro

III.1 Introdução
III.2 Fundamentos e Breve Histórico
III.3 O Momento Atual
III.4 O Século XXI – A Escola que se Projeta
Referências Bibliográficas

Capítulo IV – A Análise de Necessidades na Formação Contínua de Professores: Um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Maria Odete Emygdio da Silva

IV.1 Introdução
IV.2 Enquadramento Metodológico
IV.3 Necessidades de Formação: Que Propostas?
IV.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo V – O Trabalho Pedagógico no Ambiente Hospitalar: Um Espaço em Construção
Kátia R. M. Caiado

V.1 A Classe Hospitalar no Brasil
V.2 Sobre o Alunado das Classes Hospitalares
V.3 Conversando com Professoras da Classe Hospitalar
V.4 Refletindo sobre a Formação do Professor da Classe Hospitalar
Referências Bibliográficas

Capítulo VI – A Universidade e o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: Reflexões e Proposições
Laura Ceretta Moreira

VI.1 Buscando Caminhos
Referências Bibliográficas

Capítulo VII – Materiais e Recursos de Ensino para Deficientes Visuais
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel e Adriano Monteiro de Castro

VII.1 Introdução
VII.2 Dimensões Conceituais – O Significado dos Materiais
na Educação Especial
VII.3 Possíveis Categorizações de Materiais e Recursos
VII.4 Direções na Realidade da Educação Escolar
Referências Bibliográficas

Capítulo VIII – As Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Referências Bibliográficas

Capítulo IX – Aspectos de Intervenção na Área da Educação Física Escolar e a Política Inclusiva
Maria Elisa Caputo Ferreira

IX.1 Educação e Educação Física Escolar
IX.2 A Política Inclusiva
IX.3 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Anexo 1 – Parecer CNE/CEB no 17, de 3 de julho de 2001
Anexo 2 – Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001