Ana Elisa Pillon, Fernando Luiz Freitas Filho, Mehran MisaghiEducação a distância: sob a ótica da satisfação dos alunos
A Educação a Distância (EaD) vem crescendo na grande maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) e junto vem a preocupação, por parte dos gestores educacionais, de oferecer ensino de qualidade e um controle sobre a evasão escolar que, segundo censos oficiais, atinge patamares preocupantes. Como forma de evitar a evasão, é importante que as IES conheçam os fatores que causam satisfação ao aluno, uma vez que esse conhecimento possibilitará o aprimoramento constante dos processos educacionais. Em se tratando de processos educacionais, é sabido que a EaD é composta por diferentes etapas que são norteadas pelos Referenciais de Qualidade do MEC. O atendimento adequado à legislação e às necessidades do seu corpo discente são pressupostos importantes para que as instituições adotem a gestão de processos. Essa gestão permitirá a visão sistêmica do processo, auxiliando a IES a perceber suas lacunas e otimizar sua cadeia de atividades, buscando fatores que de fato gerem valor e satisfação ao aluno.
A avaliação institucional e a pesquisa com os alunos são ferramentas que podem fazer parte da gestão educacional, uma vez que se mostram eficazes na avaliação da efetividade dos processos educacionais e promoção das melhorias necessárias com o intuito de proporcionar uma educação de qualidade e que satisfaça seu aluno.
Dessa forma, a obra intitulada Educação a Distância sob a ótica da satisfação dos alunos, por meio de dados literários, da avaliação institucional e da pesquisa com os estudantes, tem como objetivo apresentar os fatores de satisfação de alunos de uma IES que atua na modalidade a distância, nos cursos de graduação.
A leitura deste material possibilitará ao leitor não apenas identificar o principal fator de satisfação dos discentes, como também os demais fatores que possuem influência sobre a permanência do estudante na instituição. O material apresenta, ainda, outros aspectos de importante análise para a gestão da EaD, que podem ser utilizados pela IES em estudo ou por qualquer outra instituição que atua ou pensa em atuar nessa área em franca expansão. Conhecer o motivo de satisfação do cliente, bem como ter por ideal aprimorar a qualidade do serviço oferecido, deve ser a meta a ser alcançada por qualquer instituição que deseje uma boa qualidade de ensino, um alto índice de satisfação e uma baixa evasão escolar.
Kátia Cristina Reimer Siedschlag
Mestra em Engenharia de Produção
Coordenadora do Núcleo de Tutoria EaD
UniSociesc
MISAGHI, Mehran; FILHO, Fernando Luiz Freitas; PILLON, Ana Elisa. Educação a distância: sob a ótica da satisfação dos alunos. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2017.
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Descrição
SUMÁRIO
1. A GESTÃO DE PROCESSOS
1.1 O MAPA DE PROCESSOS
2. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2.1 MODELO DE ATUAÇÃO EM EAD
2.2 AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE AED
2.3 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2.4 A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS
3. A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS NA EAD – OBJETIVOS DE ANÁLISE
3.1 ENTREVISTAS COM COLABORADORES DO SETOR DE EAD
3.2 O MAPA DE PROCESSOS DA GRADUAÇÃO EM AED
3.3 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REALIZADA
3.4 PESQUISA ONLINE REALIZADA DOM ALUNOS DA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
4. CONHECENDO OS FATORES DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM EAD
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
5.1 RECOMENDAÇÕES PARA AS IES QUE ATUAM COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
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