Descrição
Sumário
1 REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AMBIENTES DE EAD
Silvia Branco Vidal Bustamante
Introdução
Identificando Projetos Significativos
Analisando os Documentos
Considerações sobre os Projetos Analisados
Referências
2 O “ESTAR JUNTO VIRTUAL” COMO UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SUA GÊNESE E APLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES REFLEXIVOS
José Armando Valente
Introdução
A Espiral de Aprendizagem que Acontece na Relação Aprendiz-Computador
O Surgimento da Abordagem do “Estar Junto Virtual” de Educação a Distância
Rede Telemática para Formação de Educadores
Curso de Formação de Professores de Educação Especial
Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso das Novas Tecnologias
Curso de Aperfeiçoamento “Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento”
Conclusão
Referências
3 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: FUNDAMENTOS REFLEXIVOS PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Maria Elisabette Brisola Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Introdução
Formação Reflexiva do Educador
Formação On-line e o Contexto Real
Recontextualizando o “Estar Junto Virtual”
Conclusão
Referências
4 METARREFLEXÃO E A CONSTRUÇÃO DA (TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE: ESTUDO NO ÂMBITO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Rosane Aragón de Nevado, Marie Jane Soares Carvalho e Crediné Silva de Menezes
Introdução
Metarreflexão e a Formação de Si como Professor
Metamorfoses no Currículo e na Prática Pedagógica
A Análise das Metamorfoses
Os Memoriais em Análise
Conclusão
Referências
5 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DEBATE
SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NO CONTEXTO DE EMANCIPAÇÃO
Erica Machado
Introdução
Tendências na Discussão sobre a Formação de Professores
Prática Reflexiva no Campo da Formação Docente e Emancipação Social
A Formação de Professores na Educação a Distância
Conclusão
Referências
6 O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO DO PROFESSOR REFLEXIVO: UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE EAD
Stella Cecília Duarte Segenreich
Introdução
Contextualização da Experiência: a Capacitação Continuada e em Serviço
A “Construção” da Disciplina Pesquisa e a Construção do Saber Docente
O Ciclo Ação-Reflexão-Ação dos Participantes: Eixo Condutor da Nova Proposta
Conclusão: Avaliação dos Resultados e Perspectivas de Continuidade do Processo
Referências
7 FORMANDO PROFISSIONAIS REFLEXIVOS NA SALA DE AULA DO SÉCULO XXI
Lígia Silva Leite
Educação a Distância: Cursos de Pós-Graduação e Tecnologia
O Curso de Doutorado em Tecnologia Instrucional e Educação a Distância
Orientação Virtual
A Interação no Processo de Construção de Conhecimento
Conclusão: Enfim, Formamos o Profissional Reflexivo Mediante Orientação Virtual na Sala de Aula do Século XXI?
Referências
8 EDUCAÇÃO BIMODAL: HABITANTES, VISITANTES OU TRANSEUNTES?
Suely Scherer
Os Educadores em Ambientes Presenciais e Virtuais
Aprendizagem e Comunicação em Webfólios Individuais
O Educador e os Fóruns de Discussão
O Educador nos Ambientes Presenciais
Conclusão
Referências
9 DESIGN DE SISTEMAS E O PROFISSIONAL REFLEXIVO: UM MODELO SEMIOPARTICIPATIVO
Maria Cecília Calani Baranauskas
Introdução
Design de Sistemas Interativos: Paradigmas Subjacentes e um Pouco de História
Raízes do Design e Práticas Reflexivas
Instanciando o Modelo de Design
Conclusão
Referências
10 O PAPEL DA REFLEXÃO E DOS MEDIADORES NA CAPACITAÇÃO DE APRENDIZESCOLABORADORES: UM DOS SUPORTES ANDRAGÓGICOS DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Tania Tavares Silva, Suzanete Zahed Coelho e José Armando Valente
Introdução
O Que É a Fundap?
Por Que Construir as Redes Vivas de Aprendizes-Colaboradores? Situação-Problema
Descrição de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem à Luz da Experiência da Fundap
Os Suportes Pedagógicos Que Amparam a Comunidade Virtual de Aprendizagem à Luz da Experiência da Fundap/Egap
Questões Importantes a Considerar
Conclusão
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.