Agnaldo de Oliveira

Educação a distância e tecnologia digital

Educação a Distância e tecnologia digital: interação, atitude e aprendizagem tem como enfoque principal a formação continuada de professores de matemática na modalidade EaD. Ele é o resultado de um trabalho no qual um grupo de estudo sobre aprendizagem dessa disciplina pôde discutir o uso de softwares e applets aliados ao ensino. A obra analisa possibilidades de aprendizagem em uma ação de formação continuada de docentes em ambientes virtuais. A investigação foi desenvolvida a partir dos registros escritos realizados pelos professores em formação no ambiente virtual de aprendizagem, e evidenciou que as possibilidades de uma ação de formação continuada a distância estão relacionadas ao modelo pedagógico de EaD adotado.

A modalidade de EaD é uma alternativa importante para a educação, mas precisa ser pensada em um modelo do ‘estar junto virtual’, com professor formador e professor em formação habitando o espaço da formação, o ambiente de aprendizagem da ação de formação (OLIVEIRA, 2012, p. 82).

OLIVEIRA, Agnaldo de. Educação a distância e tecnologia digital: interação, atitude e aprendizagem. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

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Descrição

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAI: INTERAÇÃO, ATITUDES E APRENDIZAGEM
1.1 EaD e o estar junto virtual: habilitando ambientes virtuais
1.2 Desenvolvimento profissional do professor de matemática: habilitando o espaço de formação a distância

2 – CAMINHO METODOLÓGICO DA PESQUISA
2.1 A metodologia de pesquisa em categorias de análise
2.2 O grupo investigado: professores em formação
2.3 A proposta da ação de formação
2.4 O ambiente virtual de aprendizagem

3 – UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EAD: POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM EM AVA
3.1 Aprendizagem de conceito matemático
3.2 Aprendizagem da interação entre sujeito
3.3 Papel do formador: o “estar junto”, “habitante” da ação de formação