Daniel Mill, Nara Maria Pimentel

Educação a distância: desafios contemporâneos

Este livro contribui para a compreensão dos quatro elementos básicos da educação em geral (gestão, docência, discência e materiais didáticos) e busca apoiar as ações de educadores, gestores e outros interessados em sistemas de EaD (educação a distância). Esta coletânea é composta de 16 textos que representam diferentes pontos de vista, com reflexões de vários autores sobre assuntos fundamentais para a modalidade de EaD. Apenas para fins didáticos e com vistas ao agrupamento dos textos, estruturamos os capítulos em três partes complementares e articuladas. Na primeira parte, agrupamos textos mais voltados para os processos educacionais em termos de ensino, aprendizagem e inovação. Na segunda parte, agrupamos textos tangentes aos processos educacionais com foco em gestão, estrutura e funcionamento do ensino-aprendizagem. Por fim, a terceira parte traz textos com análises mais amplas, em nível macro, enfocando discussões políticas educacionais governamentais e de institucionalização da modalidade de EaD. No início de cada parte, apresentamos os textos componentes da mesma, comentando-os resumidamente num capítulo introdutório. Esperamos que esta coletânea represente uma contribuição ímpar para os leitores, em especial os defensores ou trabalhadores da educação a distância.

MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria (org.). Educação a distância: desafios contemporâneos: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2010.

FRETE INCLUSO PARA TODO O BRASIL

R$42,00

Em estoque

em até 3x de R$14,00 sem juros

à vista R$37,80 via depósito ou PIX

Categorias: , Tag:

Descrição

SUMÁRIO

Parte I — Processos educacionais em Educação a Distância: ensino, aprendizagem e inovação
Capítulo 1. Ensino, aprendizagem e inovação em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
Capítulo 2. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância
Capítulo 3. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na Educação a Distância
Capítulo 4. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância
Capítulo 5. Inovações? Tecnológicas? na Educação
Capítulo 6. Currículo, avaliação e acompanhamento na Educação a Distância
Capítulo 7. Avaliação de material didático em Educação a Distância sob o olhar discente

Parte II — Processos educacionais em Educação a Distância: gestão, estrutura e funcionamento
Capítulo 8. Gestão, estrutura e funcionamento da Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
Capítulo 9. A gestão da Educação a Distância no Brasil..
Capítulo 10. Virtualidades e limitações do e-learning: o caso da Universidade Aberta (Portugal).
Capítulo 11. Material didático impresso na Educação a Distância: experiências e lições apre(e)ndidas
Capítulo 12. O acesso à educação e os Polos de Apoio Presencial: sujeitos em transformação
Capítulo 13. Gestão de Polos de Apoio Presencial para o sistema Universidade Aberta do Brasil..
Capítulo 14. Sistemas logísticos em Educação a Distância: uma visão crítica

Parte III — Processos educacionais em Educação a Distância: institucionalização e políticas públicas
Capítulo 15. Institucionalização e políticas públicas em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
Capítulo 16. Mídia-educação e Educação a Distância na formação de professores
Capítulo 17. A Educação Superior a Distância nas universidades públicas no Brasil: reflexões e práticas .
Capítulo 18. A institucionalização da Universidade Aberta de Portugal e as suas metamorfoses
Capítulo 19. Modelo de formación tutorial CPEIPVirtual.
Capítulo 20. Institucionalização da EaD nas IES públicas: uma perspectiva histórico-crítica e emancipadora

Material Complementar